Doc Fortnight, de Nova Iorque, apresenta obra portuguesa

Doc Fortnight, no MoMA de Nova Iorque, terá lugar entre 21 e 28 de fevereiro e no programa recentemente anunciado é possível encontrar uma obra portuguesa

O Doc Fortnight, um festival de cinema americano, organizado pelo MoMA (Museu de Arte Moderna) de Nova Iorque, apresenta todos os anos uma série de longas-metragens e curtas que se enquadram no género de documentários. Este ano, a 18ª edição irá decorrer de 21 a 28 de fevereiro e conta com um programa composto por obras de todo o mundo, perfazendo um total de 18 longas-metragens e 15 curtas.

No programa anunciado pelo museu, é importante destacar que um dos títulos presentes é uma obra portuguesa, de produção totalmente independente e que já esteve presente no circuito de festivais de Portugal.

Lê Também:
DocLisboa ’18 | Vencedores, Novidades e Balanço Final

Com apresentações feitas ao público português no Doclisboa e no festival Caminhos do Cinema Português, “24 Memórias por Segundo” é o primeiro trabalho do realizador português Carlos Miranda. Este ano, 2019, será a única curta-metragem portuguesa a estrear-se no festival nova-iorquino. O documentário procura retratar o trabalho realizado no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento (ANIM), um dos departamentos da Cinemateca Portuguesa, responsável por conservar património cinematográfico nacional e internacional.

A curta-metragem será apresentada em português, com legendas em inglês, e tem uma duração de 21 minutos. Carlos Miranda, designer gráfico de produção, ficou igualmente responsável pela montagem e fotografia da curta.

Um documentário que preza essencialmente a história do cinema, Carlos Miranda considera que este documentário

“Procura retribuir algo à memória do Cinema, evocando a fragilidade de imagens e objetos que são indissociáveis do imaginário coletivo e individual”.

TRAILER | 24 MEMÓRIAS POR SEGUNDO

Curioso em ver a curta-metragem?   

Marta Kong Nunes

Arquitecta (com um c!) de formação. Coordenadora de profissão. Fanática de cinema e séries por pura paixão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *