A Costureirinha

Caminhos do Cinema Português promove a 9ª Edição do curso Cinemalogia

Os Caminhos dos Cinema Português apresentam uma nova edição do curso de cinema “Cinemalogia” com diversos especialistas

O curso de cinema “Cinemalogia” é uma iniciativa promovida pelos Caminhos do Cinema Português e pela Universidade Aberta, contando este ano a sua nona edição. As inscrições estão sempre abertas permanentemente, dado que se encontram abertas até à realização de cada módulo. A inscrição pode ser realizada de forma global, no curso todo, de modo global ou modular, no site do festival. Uma campanha de angariação de alunos com descontos até 50% face ao preço comercial do curso decorreu até dia 10 de Novembro, terminando no mesmo dia.

Lê Também:
Bohemian Rhapsody, em análise

Trata-se de um evento de promoção e valorização cinematográfica, que conta uma abordagem teórica, mas, sobretudo, prática. O curso tenta acompanhar as inovações tecnológicas e cinematográficas que têm pautado os filmes e a sua realização, no plano nacional e internacional. Aprofunda as áreas fulcrais para o desenvolvimento de uma produção de cinema: imagem e som, em todas as etapas de produção; direção de arte; direção de atores; planeamento de rodagem e a distribuição do filme.

Além do ensino teórico-prático, a organização foca-se numa abordagem científica, com certificação pedagógica da Universidade Aberta, com a colaboração de ilustres especialistas de grande reputação no Cinema Português tais como: António MoraisPaulo CastilhoSílvia GrabowskiEduardo NunesEmídio BuchinhoIsabel SilvaJoão BacelarJoão BrazLuís AnteroLuís Pedro MadeiraMarcantónio Del CarloNuno Gonçalves ou Paulo Montes.

O objetivo principal, no ano letivo 2018/2019, é o mesmo das edições anteriores: a produção de uma obra fílmica com qualidade que permita ser replicada e possa fazer parte de outros festivais ou eventos cinematográficos de relevo, como é o caso de “Costureirinha” que foi exibido dia 1 de novembro no festival ‘Vista Curta’, bem como será no festival Ymotion a 7 do mesmo mês. Além disso, os projetos produzidas no contexto do curso têm vindo a conseguir participar no circuito de festivais internacionais (Kansas (EUA), Padova (IT), Vigo (ES)…) e nacionais (Avanca, Figueira da Foz, Trofa, Viseu…).

Caminhos do Cinema Português

plano modular conta com 468 horas – 31 módulos – na totalidade e conjuga novos desafios com áreas já abordadas noutras edições. Será possível aos formandos desenvolver competências nas áreas de: reportagem de eventos cinematográficos, interpretação para cinema, análise de narrativas olhando para os contextos de produção ou ainda a elaboração de planos de comunicação.

O novo curso deste ano foi construído com base na evolução e reforço em torno das etapas basilares para a aprendizagem, desenvolvimento, produção e distribuição de uma curta-metragem.

O plano modular, tal como os respetivos preços, podem ser encontrados aqui.

Caminhos do Cinema Português

Quais serão os projetos que poderão alcançar sucesso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *