Downton Abbey | O guarda-roupa do último episódio
No derradeiro episódio de Downton Abbey, o estilo e glamour, a que esta série tem habituado a sua audiência, marcaram a sua presença, culminando numa belíssima celebração da Passagem de Ano.
O especial de Natal da sexta temporada de Downton Abbey marcou o suposto final da série edificada por Julian Fellowes. Nesta derradeira hora o foco esteve, como seria de esperar, na época festiva que marca o final do ano, retratando o Natal e uma gloriosa Passagem de Ano da família Crawley e seus numerosos criados. Os figurinos que vestiram o vasto elenco neste capitulo final foram da responsabilidade da figurinista Anna Robbins.
No mundo dos servos da família aristocrática, não existiram grandes desenvolvimentos em termos de vestuário, sendo que as vestes de maternidade de Anna foram talvez os únicos figurinos a se estrearem neste último episódio para estas personagens de downstairs. Mas não foi no guarda-roupa que ocorreu o grande momento estilístico do episódio mas sim no penteado de uma das personagens femininas.
Depois de ter passado anos como uma retraída ajudante de cozinha, Daisy finalmente se começou a afirmar esta temporada e neste último episódio a sua transformação atinge o seu apogeu visual. Com a ajuda de Anna, Daisy recebe um novo corte de cabelo, bem distante do tradicionalismo comedido que antes a caracterizava, a personagem de Sophie McShera exibe-se com um penteado típico dos anos 20, revelando como o estilo e glamour não são uma exclusividade dos senhores aristocratas da época.
No mundo dos andares superiores da hierarquia social, este episódio trouxe-nos apenas uma nova personagem de relevância, a mãe do noivo de Lady Edith. Uma mulher de valores conservadores, o seu guarda-roupa reflete a sua personalidade, marcando-a como uma figura um tanto ou quanto fora de moda. A cintura subida de um dos seus vestidos mais requintados, por exemplo, seria um elemento muito mais adequado ao estilo que reinava aquando da primeira temporada da série.
Lê Também: Downton Abbey | As modas da última temporada
É claro que mais nenhuma personagem é tão démodé como a imperiosa Violet Crawley interpretada pela inigualável Maggie Smith. A mais cómica figura de Downton Abbey usou maioritariamente figurinos já vistos noutros episódios, com o seu figurino final, vestido aquando das celebrações nupciais de Edith e da festa de Passagem de Ano dos Crawley, demonstra alguma da maravilhosa exuberância, requinte e gloriosa riqueza que tanto têm caracterizado o estilo desta Condessa envelhecida.
Essas já referidas celebrações dão à fiel audiência de Downton Abbey uma final oportunidade de se regozijarem com o glamour da aristocracia inglesa que tanto tem marcado presença na série. Devido ao facto das festas começarem no casamento de tarde de Lady Edith, estas roupas não apresentam o tipo de sofisticação mais apropriada a jantares e ocasiões noturnas, mas os figurinos do elenco demonstram uma deliciosa luxuosidade de materiais e soberbos adornos. Até Lady Rose marca presença, apresentando um estilo bastante mais maduro do que a jovialidade de temporadas passadas, mas continuando a exibir exemplos das últimas modas da época.
Entre os figurinos da família para essas festividades, Mary destaca-se ao usar um magnífico vestido repleto de pormenores metálicos num motivo geométrico que lembra a elegância da Art Déco dos anos 20. Durante o resto do episódio, a personagem de Michelle Dockery, veste uma panóplia de roupas curiosamente modestas, onde o branco nupcial domina, com alguns toques de preto e a presença festiva de vermelhos e metálicos. Essa relativa modéstia é compreensível, tendo em conta que não é Mary a verdadeira estrela deste episódio.
No final, Julian Fellowes concedeu a Lady Edith o foco da última hora de Downton Abbey e os figurinos apenas exacerbam a sua importância narrativa. Longe estão os vestidos desenxabidos e pouco elegantes das primeiras temporadas, substituídos por glamourosos exemplos do estilo da década de 20. Coberta em cores fortes que contrastam com os fatos das personagens que a rodeiam, Edith é o centro visual, emocional e narrativo deste episódio.
Consulta Ainda: Downton Abbey | Casamentos, Corridas e Spoilers
De destacar está, obviamente, o vestido de noiva usado por Edith aquando do seu casamento com Bertie Pelham. Em comparação com o vestido que Mary usou no episódio anterior, esta peça é decididamente mais leve e elegante, salientando a beleza, juventude e modernidade da última filha dos Crawley a subir ao altar com sucesso. O vestido de traços típicos da época e caracterizado pelo uso de renda, poderá parecer um pouco inapropriado para um casamento a decorrer no inverno inglês, mas tais concessões racionais não têm lugar neste final de conto-de-fadas que, depois de todas as suas infelicidades ao longo dos anos, Lady Edith mereceu.
E assim terminou o derradeiro episódio de uma das mais populares séries televisivas dos últimos anos, com finais felizes concedidos a praticamente todas as suas personagens e a beleza da reprodução de época a pontuar toda a narrativa com uma deliciosa elegância.