Downton Abbey | O guarda-roupa do último episódio

 

No derradeiro episódio de Downton Abbey, o estilo e glamour, a que esta série tem habituado a sua audiência, marcaram a sua presença, culminando numa belíssima celebração da Passagem de Ano.

O especial de Natal da sexta temporada de Downton Abbey marcou o suposto final da série edificada por Julian Fellowes. Nesta derradeira hora o foco esteve, como seria de esperar, na época festiva que marca o final do ano, retratando o Natal e uma gloriosa Passagem de Ano da família Crawley e seus numerosos criados. Os figurinos que vestiram o vasto elenco neste capitulo final foram da responsabilidade da figurinista Anna Robbins.

Downton Abbey

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No mundo dos servos da família aristocrática, não existiram grandes desenvolvimentos em termos de vestuário, sendo que as vestes de maternidade de Anna foram talvez os únicos figurinos a se estrearem neste último episódio para estas personagens de downstairs. Mas não foi no guarda-roupa que ocorreu o grande momento estilístico do episódio mas sim no penteado de uma das personagens femininas.

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Depois de ter passado anos como uma retraída ajudante de cozinha, Daisy finalmente se começou a afirmar esta temporada e neste último episódio a sua transformação atinge o seu apogeu visual. Com a ajuda de Anna, Daisy recebe um novo corte de cabelo, bem distante do tradicionalismo comedido que antes a caracterizava, a personagem de Sophie McShera exibe-se com um penteado típico dos anos 20, revelando como o estilo e glamour não são uma exclusividade dos senhores aristocratas da época.

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No mundo dos andares superiores da hierarquia social, este episódio trouxe-nos apenas uma nova personagem de relevância, a mãe do noivo de Lady Edith. Uma mulher de valores conservadores, o seu guarda-roupa reflete a sua personalidade, marcando-a como uma figura um tanto ou quanto fora de moda. A cintura subida de um dos seus vestidos mais requintados, por exemplo, seria um elemento muito mais adequado ao estilo que reinava aquando da primeira temporada da série.

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É claro que mais nenhuma personagem é tão démodé como a imperiosa Violet Crawley interpretada pela inigualável Maggie Smith. A mais cómica figura de Downton Abbey usou maioritariamente figurinos já vistos noutros episódios, com o seu figurino final, vestido aquando das celebrações nupciais de Edith e da festa de Passagem de Ano dos Crawley, demonstra alguma da maravilhosa exuberância, requinte e gloriosa riqueza que tanto têm caracterizado o estilo desta Condessa envelhecida.

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Essas já referidas celebrações dão à fiel audiência de Downton Abbey uma final oportunidade de se regozijarem com o glamour da aristocracia inglesa que tanto tem marcado presença na série. Devido ao facto das festas começarem no casamento de tarde de Lady Edith, estas roupas não apresentam o tipo de sofisticação mais apropriada a jantares e ocasiões noturnas, mas os figurinos do elenco demonstram uma deliciosa luxuosidade de materiais e soberbos adornos. Até Lady Rose marca presença, apresentando um estilo bastante mais maduro do que a jovialidade de temporadas passadas, mas continuando a exibir exemplos das últimas modas da época.

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Entre os figurinos da família para essas festividades, Mary destaca-se ao usar um magnífico vestido repleto de pormenores metálicos num motivo geométrico que lembra a elegância da Art Déco dos anos 20. Durante o resto do episódio, a personagem de Michelle Dockery, veste uma panóplia de roupas curiosamente modestas, onde o branco nupcial domina, com alguns toques de preto e a presença festiva de vermelhos e metálicos. Essa relativa modéstia é compreensível, tendo em conta que não é Mary a verdadeira estrela deste episódio.

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No final, Julian Fellowes concedeu a Lady Edith o foco da última hora de Downton Abbey e os figurinos apenas exacerbam a sua importância narrativa. Longe estão os vestidos desenxabidos e pouco elegantes das primeiras temporadas, substituídos por glamourosos exemplos do estilo da década de 20. Coberta em cores fortes que contrastam com os fatos das personagens que a rodeiam, Edith é o centro visual, emocional e narrativo deste episódio.

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De destacar está, obviamente, o vestido de noiva usado por Edith aquando do seu casamento com Bertie Pelham. Em comparação com o vestido que Mary usou no episódio anterior, esta peça é decididamente mais leve e elegante, salientando a beleza, juventude e modernidade da última filha dos Crawley a subir ao altar com sucesso. O vestido de traços típicos da época e caracterizado pelo uso de renda, poderá parecer um pouco inapropriado para um casamento a decorrer no inverno inglês, mas tais concessões racionais não têm lugar neste final de conto-de-fadas que, depois de todas as suas infelicidades ao longo dos anos, Lady Edith mereceu.

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E assim terminou o derradeiro episódio de uma das mais populares séries televisivas dos últimos anos, com finais felizes concedidos a praticamente todas as suas personagens e a beleza da reprodução de época a pontuar toda a narrativa com uma deliciosa elegância.

 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

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