© 2021 Warner Bros. Entertainment Inc. All Rights Reserved.

Duna | Ouve a ambiciosa banda sonora de Hans Zimmer

Hans Zimmer continua a mostrar o porquê de ser considerado um dos melhores compositores do cinema. Ouve aqui a banda-sonora de Dune. 

Hans Zimmer, conceituado compositor de bandas-sonoras como “O Rei Leão”, com a qual ganhou o Óscar em 1995, volta a comprovar o porquê de ser considerado por muitos como um dos melhores compositores da atualidade. Desta vez, Hans Zimmer é o responsável pela banda-sonora de “Duna”, o épico espacial de Denis Villeneuve, que promete ser um dos grandes eventos musicais do ano.

Amante do romance de Frank Herbert, a banda sonora de “Duna” de Hans Zimmer permite-nos experienciar uma obra realmente transcendental, que embora por vários vezes desconfortável  transporta-nos para um mundo muito distante. Existem sons na banda-sonora de Dune que nunca ouvimos antes na carreira de Zimmer, embora pareçam bastante familiares e até guardem algumas associações com outra banda-sonora intergaláctica: “Interstellar”, do filme de 2015 realizado por Christopher Nolan.

Hans Zimmer fala sobre os sons de Duna

Segundo o próprio Zimmer, houve uma vontade de eternizar sons, mas através de novos instrumentos ou simplesmente através de formas diferentes de tocar esses instrumentos. Aquilo que sentimos que faz uma faixa combinar com outra são as vozes, porque é a voz a base de todas as culturas, e portanto temos vozes femininas que parecem desenvolver a sua própria linguagem. Na realidade, não podemos esquecer que esta é antes de tudo uma história de crescimento, do jovem Paul (Timothée Chalamet), que todos consideram um Messias.

Aparentemente, o universo de “Duna” é grande o suficiente para inspirar duas banda-sonoras originais por parte de Hans Zimmer. Existe a original presente na versão cinematográfica de “Duna” e depois existe uma banda-sonora separada e adicional inspirada no livro do making-of que será publicado a 22 de outubro, para acompanhar a estreia do filme nas salas comerciais nos EUA.  O livro intitula-se ‘The Art and Soul of Dune”, foi redigido pela produtora executiva do filme Tanya Lapointe e estará à venda em edições normais e limitadas.

A edição simples “The Art and Soul of Dune” ronda os 50 euros, mas a edição limitada custará perto dos 600 euros, sendo uma edição limitada a 700 cópias. A edição especial traz 80 páginas de arte exclusivas do filme, e cada cópia é autografada por Tanya Lapointe, pelo realizador Denis Villeneuve, pelo diretor de fotografia Greig Fraser e pelos atores Timothée Chalamet e Josh Brolin. Depois existe também uma espécie de versões alargadas das principais músicas de “Dune”, publicadas no álbum “The Dune Sketchbook“. Portanto, caso não saibas o que ouvir enquanto trabalhas, ou enquanto praticas desporto, temos a certeza que a banda-sonora de “Duna”, de Hans Zimmer é a melhor companhia.

Abaixo poderás ouvir a banda-sonora original de “Dune” e o álbum especial “The Dune Sketchbook”. A banda-sonora “The Art and Soul of Dune” ficará disponível a 22 de outubro e também poderá ser ouvida neste artigo.

Dune – Banda Sonora Original do Filme

The Dune Sketchbook, de Hans Zimmer

Não percas a estreia de “Duna” nas salas de cinema amanhã, dia 21 de outubro. Os bilhetes já se encontram à venda no cinema mais próximo de ti.

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1235 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *