EFA | Prémios do Cinema Europeu 2020: os nomeados

Foram anunciados há pouco em ‘streaming’ em Sevilha os nomeados aos Prémios do Cinema Europeu 2020. Há duas curtas-metragens portuguesas entre os nomeados: ‘Past Perfect’, de Jorge Jácome e a animação ‘Tio Tomás’, A Contabilidade dos Dias’, de Regina Pessoa.

A European Film Academy e a EFA Productions, anunciou há pouco num evento virtual apresentado no âmbito do Festival de Cinema Europeu de Sevilha as nomeações para o 33º European Film Awards (Prémios do Cinema Europeu 2020). Mike Downey, Presidente do Conselho da EFA, que estava em Sevilha, anunciou os prémios em conjunto e também virtualmente desde Berlim, a directora Marion Döring. Segundo Downey estas nomeações tiveram algumas alterações este ano já que têm como objectivo ‘ampliar a plataforma e a visibilidade de mais filmes europeus num momento tão difícil para o cinema e os artistas europeus’. Assim o Conselho dos EFA decidiu aumentar excepcionalmente o número de nomeações nas categorias de longa-metragem e na categoria documentário de cinco para seis.

VÊ A LISTA DE TODOS OS NOMEADOS AOS EFA’20

Na categoria de Melhor Filme Europeu estão efectivamente e dentro do difícil contexto alguns dos melhores filmes europeus três deles com quatro nomeações na categorias principais, incluindo também as de Melhor Realizador: ‘Another Round’, de Thomas Vintenberg, Dinamarca (4), ‘Berlin Alexanderplatz’, de Burhan Qurbani, Alemanha (2), Corpus Christi’ (‘A Redenção’), de Jan Komasa, Polónia (4), Martin Eden, de Pietro Marcelo, Itália (4), The Painted Bird, de Václav Marhoul, República Checa (1) e Undine,de Christian Petzold, Alemanha (2). As curtas-metragens portuguesas continuam a estar na linha da frente de prestígio e visibilidade internacional com Past Perfect, de Jorge Jácome e a animação ‘Tio Tomás’, A Contabilidade dos Dias’, de Regina Pessoa, presentes numa lista de seis nomeados ao Prémio de Melhor Curta-Metragem Europeia. Agora os mais de 3.800 membros da EFA vão agora votar nos vencedores, que serão apresentados em uma série de eventos virtuais a EFA Week 8 a 12 de dezembro, em Berlim, depois de cancelada a cerimónia anteriormente prevista este ano para Reiquiavique, na Islândia.

JVM

José Vieira Mendes

Jornalista, crítico de cinema e programador. Licenciado em Comunicação Social, e pós-graduado em Produção de Televisão, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É actualmente Editor da Magazine.HD (www.magazine-hd.com). Foi Director da ‘Premiere’ (1999 a 2010). Colaborou no blog ‘Imagens de Fundo’, do Final Cut/Visão JL , no Jornal de Letras e na Visão. Foi apresentador das ‘Noites de Cinema’, na RTP Memória e comentador no Bom Dia Portugal, da RTP1.  Realizou os documentários: ‘Gerações Curtas!?’ (2012);  ‘Ó Pai O Que É a Crise?’ (2012); ‘as memórias não se apagam’  (2014) e 'Mar Urbano Lisboa (2019). Foi programador do ciclo ‘Pontes para Istambul’ (2010),‘Turkey: The Missing Star Lisbon’ (2012), Mostras de Cinema da América Latina (2010 e 2011), 'Vamos fazer Rir a Europa', (2014), Mostra de Cinema Dominicano, (2014) e Cine Atlântico, Terceira, Açores desde 2016, até actualidade. Foi Director de Programação do Cine’Eco—Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela de 2012 a 2019. É membro da FIPRESCI.

José Vieira Mendes has 551 posts and counting. See all posts by José Vieira Mendes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.