O musical favorito aos Óscares é o grande vencedor dos Prémios Europeus
“Emilia Pérez”, musical de Jacques Audiard com Zoe Saldaña, Selena Gomez e Karla Sofía Gascón, favorito aos Óscares, ganhou em todas as categorias para que estava nomeado.
Sumário
- “Emilia Pérez” venceu todas as nomeações que recebeu dos votantes da Academia de Cinema Europeu para os Prémios: Melhor Filme Europeu, Melhor Realização, Melhor Argumento, Melhor Montagem e Melhor Atriz;
- A atriz espanhola Karla Sofía Gascón tornou-se a primeira mulher transgénero de sempre a ser galardoada nos Prémios Europeus de Cinema;
- Filmes de Pedro Almodóvar e Mohammad Rasoulof ficaram sem prémios, também como dois filmes portugueses (“2720”, de Basil da Cunha e “Mataram o Pianista”, co-produção portuguesa e espanhola assinada por Fernando Trueba e Javier Mariscal).
“Emilia Pérez”, musical de Jacques Audiard, foi o grande vencedor da 37.ª edição dos Prémios Europeus de Cinema, que decorreu este sábado em Lucerna, na Suíça.
O filme venceu todas as nomeações que recebeu dos votantes da Academia de Cinema Europeu: Melhor Filme Europeu, Melhor Realização, Melhor Argumento, Melhor Montagem e Melhor Atriz, com a atriz espanhola Karla Sofía Gascón a tornar-se a primeira mulher transgénero de sempre a ser galardoada nos Prémios Europeus de Cinema.
Após ter sido premiado no Festival de Cannes, “Emilia Pérez” foi selecionado para representar a França para o Óscar de Melhor Filme Internacional. O musical dá protagonismo a uma mulher que se arrepende do seu passado enquanto traficante de drogas (Karla Sofía Gascón) e à sua advogada (Zoe Saldaña) e conta ainda com interpretações de atores como Selena Gomez, Adriana Paz e Edgar Ramirez.
Filmes de Pedro Almodóvar e Mohammad Rasoulof ficaram sem prémios, também como dois filmes portugueses
Os dois outros filmes mais nomeados, “O Quarto ao Lado”, de Pedro Almodóvar, e “The Seed of the Sacred Fig“, do realizador iraniano Mohammad Rasoulof, ficaram sem prémios. O mesmo aconteceu com os filmes portugueses “2720”, de Basil da Cunha e “Mataram o Pianista”, co-produção portuguesa e espanhola assinada por Fernando Trueba e Javier Mariscal, nomeados para Melhor Curta-Metragem Europeia e Melhor Longa-Metragem de Animação, respetivamente.
O prémio de Melhor Ator Europeu foi para Abou Sangare, de “L’Histoire de Souleymane”, e Melhor Documentário Europeu foi atribuído a “No Other Land“, uma co-produção entre Palestina e Noruega.
Emilia Pérez está já disponível nos cinemas portugueses. Já foste ver este musical?