Hugh Laurie | © Television Academy / Phil McCarten

Emmys 2019 | O resultado das audiências da 71ª cerimónia

Os Emmys já aconteceram, as celebrações já se fizeram mas agora já temos o veredicto final! Será que a cerimónia convenceu as audiências?

É irónico pensar que aquela que é considerada a grande noite de celebração da televisão está também sujeita à pressão de se conseguir equiparar às melhores audiências de sempre. A própria cerimónia, que tem andado a saltar de canal em canal ao longo dos anos, parece cada vez mais ser objecto de escrutínio por parte das audiências – seja pela organização seja, ou consequentemente pela atribuição dos prémios aos favoritos do público (ou não).

A 71ª gala dos Primetime Emmys Awards realmente está na história; ninguém se esquecerá da vitória de Billy Porter, do recorde obtido por Peter Dinklage, e mesmo o facto desta ter sido a primeira cerimónia sem qualquer anfitrião definido. Mas temos mais um ponto para acrescentar à história, e este negativo, bastante até aos olhos da indústria televisiva.

Lê Também:
Emmys 2019 | Os melhores e piores momentos

Depois de 70 galas, e desde que se começou a fazer uma avaliação da sua performance de audiências, já em 1990, este foi o pior ano de sempre para a Academia de Televisão. Com uma audiência de cerca de 6.9 milhões de pessoas, estes foram os números mais baixos de sempre para aquela que é suposta ser uma noite de celebração para a televisão. O número mais baixo de audiências, num passado próximo, havia sido em 2018, com cerca de 10.17 milhões de espectadores.

Segundo os críticos, o motivo poderá ter estado na primeira grande decisão da organização: não ter apresentador único para a cerimónia. Por esse mesmo factor, foram criados vários sketches onde se procurou utilizar humor, mas a verdade é que por vezes caiu no rídiculo e absurdo, não cativando por isso a atenção dos fãs, e deixando espaço a vários maus momentos. Os Emmys tentaram ir atrás do sucesso alcançado pela última edição dos Óscares mas de nada valeu feitas as contas finais.

Emmys 2019
Emmys 2019 | © Television Academy / ABImages

Olhando em retrospectiva, as culpas não estão a ser atribuídas a ninguém em particular, relembrando também que a data de emissão da cerimónia coincidiu com um jogo da NFL, evento que poderá facilmente ter retirado algum protagonismo à emissão da FOX.

Estes números acompanham no entanto a (não) evolução das várias galas de prémios dos diferentes meios, desde os Óscares, aos Globos de Ouro, Tony Awards e até mesmo Grammys.

Viste a cerimónia até ao fim? Ou nem sequer acompanhaste em directo?

Marta Kong Nunes

Arquitecta (com um c!) de formação. Coordenadora de profissão. Fanática de cinema e séries por pura paixão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *