Monsta x | © Starship Entertainment

Monsta X | Tudo o que precisas de saber

Aqui está mais um ‘Tudo o que precisas de saber’ sobre um grupo K-Pop. Desta vez é sobre os Monsta X!!

Os Monsta X são um grupo masculino de K-Pop formado pela Starship Entertainment durante o reality-show “No.Mercy”. O grupo é constituído por sete membros: Shownu, Wonho, Minhyuk, Kihyun, Hyungwon, Joohoen e I.M..

1 de 8

História

O grupo foi formado no final do programa “No.Mercy” que a Starship Entertainment e a Mnet lançaram em Dezembro de 2014. Os participantes trabalharam com artistas da empresa incluindo Rhymer, San E, Giriboy e Genius Nochang. I.M. foi o único membro adicionado a meio do programa e que conseguiu ficar no grupo final.

O nome do grupo, Monsta X, tem um duplo sentido como “os monstros que vão conquistar o mundo K-Pop” e “minha estrela”, que vem do francês. A estreia do grupo aconteceu com o EP “Trespass”, a 14 de Maio de 2015. O EP tem 7 canções, o rapper Joohoen foi o membro mais envolvido na produção do álbum. No entanto, também I.M., Kihyun e Wonho participaram ao escrever algumas letras.

Logo no primeiro dia de Setembro, o grupo lançou o seu segundo EP, “Rush”, com o single com o mesmo nome. Tal como o EP anterior, vários membros fizeram parte da produção das músicas. O grupo atuou na KCON Los Angeles de 2015, fazendo com que fosse a primeira atuação em território americano. No final do ano, nos Mnet Asian Music Awards, o grupo recebeu o prémio de Next Generation Asian Artis, e nos Melon Music Awards também receberam o prémio de 1theK Performance Award.

Em Janeiro de 2016, o grupo começou o seu próprio reality show, “Monsta X Right Now!”. Em Abril, o grupo participou num programa chinês e também no web drama “Good Evening, Teacher”, que teve boas críticas pelo público local. O terceiro EP do grupo, “The Clan Pt.1 Lost”, foi lançado em Maio com o single “All In“. Nessa altura, o grupo lançou a música “Ex Girl” com Wheein, das Mamamoo. Este EP foi a primeira parte do projeto “The Clan”.

Já em Julho, o grupo fez o seu primeiro concerto a solo, “The First Live “X-Clan Origins””, durante os dias 16 e 17 que estiveram esgotados. Em Outubro, foi lançado “The Clan Pt. 2 Guilty” com “Fighter” como o single. Nos Mnet Asia Music Awards de 2016, os grupo recebeu o prémio de Best Next Male Artist.

Em 2017, o conjunto lançou o seu variety show, “Monsta X-Ray”, na JTBC2. Em Março, o grupo lançou o seu primeiro álbum e a parte final da série “The Clan”, “The Clan Pt.2,5: The Final Chapter”, tendo como single “Beautiful”. O álbum teve bons resultados em termos de vendas e de posições nos tops internacionais. Em Maio, o grupo fez a sua transição para o mercado japonês com a ajuda da Mercury Records Tokyo, e lançaram as versões japonesas de “Hero” e de “Stuck”.

Em Junho, foi lançado a versão repackaged de “The Clan Pt. 2,5: The Final Chapter” com o nome “Shine Forever” , que para além das músicas do original tem mais duas obras, “Shine Forever” e “Gravity”. Pouco depois, o grupo começou a sua primeira digressão mundial, “The First World Tour ‘Beautiful'”. A segunda temporada de “Monsta X-Ray” foi transmitida em Julho e a música “Newton” também foi lançada nesse mês.

Já em Agosto, o grupo lançou o single japonês “Beautiful”, que contém a versão japonesa da musica homónima e de “Ready or Not”, que chegou ao topo da Oricon. A 7 de Novembro, os Monsta X lançaram o EP “The Code” em que o single foi “Dramarama”. Esta música fez com que o conjunto conseguisse a sua primeira vitória num programa de música. No Natal desse ano, a banda lançou um single especial, “Lonely Christmas”, a música foi escrita, produzida e co-composta pelo membro Jooheon.

monsta x
Monsta X | © Starship Entertainment

Em 2018, o grupo serviu como portadores da tocha para os Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, Seul. O grupo voltou a lançar mais um single em Japonês, “Spotlight”. O single também tinha a versão japonesa de “Shine Forever”. No mês seguinte, o Twitter do grupo divulgou o poster da segunda digressão mundial do grupo, anunciando o primeiro espectáculo em Seul na Jang Chung Arena nos dias 26 e 27 de Maio.

O grupo lançou oficialmente o seu sexto mini-álbum, “The Connect: Dejavu”, que contém sete músicas incluindo o single “Jealousy”. Esta música fez com que eles ganhassem o primeiro lugar no “SBS MTV’s The Show”. Em Abril, o conjunto tornou-se na cara da marca de óculos e lentes, Lens Town. Todos os membros participaram com ideias para os detalhes e design na produção da linha deles. Nesse mesmo mês, o grupo lançou o seu primeiro álbum em japonês, “Piece”, que teve como single “Puzzle”. O projeto teve todos os singles japoneses anteriores mais quatro novas canções. O álbum foi um sucesso nos tops japoneses. Logo de seguida, os Monsta X fizeram a sua primeira digressão no pais, começando na cidade da Nagoya.

Já em Maio, o grupo fez parte de um festival cultural, “C-Festival 2018”, como principais embaixadores, que foi patrocinado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Embaixada da Tailândia.

Em Maio, a banda lançou o MV para o mais recente comeback japonês, “Livin’ It Up”. Em Outubro, o grupo tornou-se a cara da marca Tony Moly, um conhecida empresa de cosmética coreana, para a sua nova linha de produtos para os lábios. Também fizeram uma parceria parcial com a marca italiana de roupa Moncler.

Nesse mesmo mês, o grupo anunciou o lançamento do seu segundo álbum completo, “Take. 1 Are You There?”, que acabou por sair no dia 22 de Outubro e teve como single “Shoot Out“. A versão inglesa deste single saiu no dia 9 de Novembro. O conjunto foi selecionado pela Capital One como o primeiro grupo k-pop a atuar no KIISS-FM Jingle Ball de 2018.

Já neste ano, o grupo lançou o seu terceiro álbum completo, “Take.2 We Are Here”, com o single “Alligator“. Também foi confirmada a mudança de nome de palco de Jooheon para Joohoney. O grupo colaborou com Steve Aoki com a música “Play It Cool”. Além disso, a banda assinou um contrato de publicidade com a Litmus por mais cinco anos e a Starship Entertainment anunciou uma digressão mundial por 12 países e 18 cidades, a maior do grupo até a data.

Em Maio, o grupo recebeu o tratamento da Cartoon Networks com a participação de todos os membros num episódio de “We Bare Bears”. Nesse mesmo mês, o grupo assinou um contrato com a Epic Records para a distribuição de conteúdos em inglês fora da Coreia do Sul. O grupo lançou mais duas músicas em japonês, com a versão japonesa de “Alligator” e “Swish”. Também lançaram a música em inglês “Who Do U Love?” com a Epic Records, tendo sido uma colaboração com French Montana.

1 de 8

Ana Inês Carvalho

Licenciada em História de Arte. Viciada em filmes e música, em especial k-pop, e também wrestling.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *