Foto de teknokaynak no © Pixabay

Erro inesperado do WhatsApp permite que desativem a tua conta com um simples gesto

O WhatsApp, a plataforma de mensagens instantâneas mais utilizada em todo o mundo, terá uma falha extremamente grave que só agora foi descoberta.

Não estejamos a falar de um bug que tenha sido explorado pelos mal intencionados hackers, mas sim de algo tão básico que custa perceber como é que o WhatsApp nunca se apercebeu disto antes antes.

Trata-se de uma funcionalidade criada com uma boa finalidade mas que acabou por se tornar uma ameaça para muitos milhões de utilizadores. Esta falha permite… desativar qualquer conta do WhatsApp através do envio de um simples e-mail.

Jake Moore, consultor global de segurança cibernética da ESET, publicou uma sequência de tweets a alertar sobre esta vulnerabilidade.

Explica que é extremamente fácil para alguém mal-intencionado (até pode ser um amigo, familiar ou ex-companheiro/a), desativar a tua conta do WhatsApp. A pior parte é que pode fazê-lo remotamente e tudo o que é preciso é enviar um e-mail para a Meta.

Lê Também:   WhatsApp recebe finalmente ferramenta de Inteligência Artificial há muito anunciada



Em caso de roubo ou perda, basta enviar um e-mail para um endereço específico com o seguinte texto: “Perdido/roubado: desativar a minha conta”, acompanhado do nosso número de telemóvel em formato internacional (+351, no caso português).

O utilizador em questão testou-a no seu próprio smartphone. E, efetivamente, pouco depois, recebeu um e-mail a notificar de que a sua conta WhatsApp tinha sido desativada.

No fundo, seja por antipatia ou apenas por brincadeira, basta enviar um e-mail para o WhatsApp com números específicos ou aleatórios para causar ‘estragos’.

WhatsApp já permite transferir histórico de conversas para outro telemóvel
Foto de jorge_henao15 no © Pixabay



Meta já reagiu

A dona do WhatsApp já tomou conhecimento desta grave falha e já adotou medidas. Quando tudo indicava de que se tratava de um bug que iria provocar milhares ou milhões de bloqueios de contas, a Meta anunciou que desativou temporariamente esta funcionalidade. Resta perceber as consequências que esta funcionalidade terá provocado enquanto se manteve ativa.

Lê Também:   Google Play Store | 16 apps premium temporariamente grátis

Perante esta decisão, o expectável é que a Meta já estão a trabalhar em novas soluções para conseguir oferecer o mesmo que esta ferramenta oferecia. E de suma importância quando em causa está o roubo ou a perda do telemóvel.

Exige-se, no entanto, que seja mais rigoroso e que inclua algum tipo de serviço de garantia sobre a pessoa que solicita o serviço de desativação.

Caso tenhas sido vítima desta funcionalidade, é possível voltar a associar o WhatsApp a um número de telemóvel que tenha sido desativado. Isto porque se trata de uma medida temporária que a empresa lançou para evitar que terceiros se apoderem da tua conta.

Os 5 erros que te podem levar a ficar sem WhatsApp
Foto de 6519582 no © Pixabay

Já tinhas conhecimento desta falha?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *