Andra Day em "Estados Unidos vs. Billie Holiday" © Hulu

Estados Unidos vs. Billie Holiday | Andra Day a caminho dos Óscares

Billie Holiday tem a sua vida contada no drama “Estados Unidos vs. Billie Holiday”, o novo filme de Lee Daniels a caminho dos Óscares 2021. 

Lee Daniels, o conceituado cineasta de “Precious” (2010) e “O Mordomo” (2013), está de volta à cadeira de realização e à temporada de prémios com o drama biográfico “United States vs. Billie Holliday“, cujas primeiras imagens e trailer tornam-no num dos fortes candidatos aos Óscares 2021.

A obra conta a história de Billie Holliday (1915 – 1959), cantora norte-americana perseguida durante muitos anos. Na verdade, para além dos problemas com as drogas e o álcool, a artista foi perseguida pelo Departamento Federal de Narcóticos, que a levou a julgamento em 1947. Tudo em resultado das tendências políticas do seu estilo musical, sobretudo na balada “Strange Fruit”, onde comparava os afro-americanos enforcados aos frutos das árvores do sul do seu país. No papel de Holiday encontramos a estreante Andra Day que promete deixar-nos colocados ao ecrã.

Lee Daniels de regresso ao cinema como biografia de Andra Day

Estados Unidos vs. Billie Holiday
Andra Day como Billie Holiday © Hulu / Paramount Pictures

Inicialmente previsto para estrear nas salas norte-americanos, pela Paramount Pictures, o estúdio vendeu os direitos de exibição à plataforma de streaming Hulu, em resultado da pandemia COVID-19. Para além de Andra Day, o elenco é de luxo e traz nomes bem conhecidos como Trevante Rhodes (“Moonlight“) Garrett Hedlund (“On the Road”), Natasha Lyonne (“Orange Is the New Black”), Rob Morgan (“Stranger Things”) e Evan Ross (“Star”).

Estados Unidos vs. Billie Holiday” teve argumento escrito por Lee Daniels e Suzan-Lori Parks, a primeira afro-americana a receber um Prémio Pulitzer pela peça “Topdog / Underdog” e esteve também a cargo da 3ª temporada da série “Genius” sobre a vida da cantora Aretha Franklin. Este não é, no entanto, o primeiro filme sobre Billie Holiday que já esteve em foco no drama “Destino de Mulher” (Sidney J. Furie, 1972), que valeu a Diana Ross uma nomeação ao Óscar de Melhor Atriz. Veremos se o mesmo se repete com Andra Day na edição dos Óscares deste ano.

Podes ver o primeiro trailer de “Estados Unidos vs. Billie Holiday” abaixo. O filme chega ao Hulu em 26 de fevereiro, mas ainda não há data de estreia para Portugal.

Trailer de Estados Unidos vs. Billie Holiday

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *