Estas são as 4 maiores estreias nos cinemas portugueses desta semana (30 de janeiro – 5 de fevereiro)
“A Complete Unknown”, um dos fortes candidatos aos Óscares, e “Companion” estão entre as grandes estreias nos cinemas da semana
Sumário:
- “A Complete Unknown”, “Companion”, “A Semente do Figo Sagrado” e três clássicos japoneses são as grandes estreias nos cinemas portugueses da semana;
- “A Complete Unknown” e “A Semente do Figo Sagrado” estão nomeados para os Óscares 2025. “Companion” tem sido muito bem recebido, com 95% de pontuação pelos críticos do Rotten Tomatoes.
- O programa “Mestres Japoneses Desconhecidos IV” traz os filmes “Imagem de uma Mãe”, de Hiroshi Shimizu, “Roída Até ao Osso”, de Tai Kato, e “Yoko, a Delinquente”, de Yasuo Furuhata pela primeira vez às salas portuguesas.
A Complete Unknown
Sob a direção de James Mangold, “A Complete Unknown” explora a vida e a ascensão de Bob Dylan, com Timothée Chalamet a oferecer uma interpretação transformadora do lendário artista. O filme mergulha nos primeiros anos de Dylan, nas suas lutas e na sua influência revolucionária na música e na cultura americanas. A performance de Chalamet valeu-lhe uma nomeação para Melhor Ator Principal nos Óscares. O próprio filme foi também nomeado para Melhor Filme para os prémios da Academia.
Companion
Neste thriller de ficção científica, a vida de Iris (Sophie Thatcher) dá uma volta quando conhece Josh (Jack Quaid), um bilionário charmoso. A ligação entre os dois é imediata, levando a um romance fulgurante. Convidada para um fim de semana na propriedade dele à beira do lago, Íris antecipa uma escapadela romântica. No entanto, a viagem toma um rumo sombrio quando Iris descobre um segredo arrepiante sobre ela própria: ela é, de facto, um robô programado para obedecer aos pedidos de Josh e todo o namoro foi apenas uma das suas fantasias. O filme tem sido muito bem recebido, tendo 95% no Rotten Tomatoes.
A Semente do Figo Sagrado
“A Semente do Figo Sagrado”, de Mohammad Rasoulof, tem como personagens centrais Iman (Missagh Zareh), um funcionário público iraniano promovido para o Tribunal Revolucionário de Teerão, que é apontado para assinar sentenças de morte sem direito a investigação ou julgamento, e a sua família, composta pela sua mulher e duas filhas (interpretadas por Soheila Golestani, Mahsa Rostami, e Setareh Maleki).
O filme, que decorre no seio das manifestações anti-governo no Irão em 2022 contra a morte de Mahsa Amini, uma jovem detida por “uso impróprio” do hijab, tem sido elogiado pelo seu forte cariz de protesto contra-regime, utilizando imagens documentais em complemento ao enredo, e pelas interpretações dos quatro protagonistas. É um forte candidato ao prémio de Melhor Filme Internacional nos Óscares, depois de ter sido premiado no LEFFEST, em Portugal.
Mestres Japoneses Desconhecidos IV
Numa quarta ronda do ciclo Mestres Japoneses Desconhecidos, este programa traz mais grandes clássicos japoneses aos cinemas portugueses. Os 3 filmes que marcam presença nas salas esta semana são: “Imagem de uma Mãe”, de Hiroshi Shimizu, “Roída Até ao Osso”, de Tai Kato, e “Yoko, a Delinquente”, de Yasuo Furuhata. Estes filmes das décadas de 50 e 60 são inéditos nos cinemas de Portugal. É uma ótima oportunidade para descobrir estes grandes clássicos, nas salas de Lisboa, Porto, Faro e Coimbra.
Planeias ver algum destes filmes esta semana?