Eurovisão 2022 em Turim | Entrevista aos Subwoolfer da Noruega

As aparências não enganam. Os Subwoolfer que representam a Noruega na Eurovisão vieram da Lua para colocar as avós a dançar. 

Ninguém sabe quem eles são, apenas sabemos de onde vieram. Os Subwoolfer são os representantes da Noruega na Eurovisão 2022 em Turim e nunca antes o festival havia recebido habitantes da Lua, que é para eles é um planeta. Sim, leste bem. Os Subwoolfer são extraterrestres e prometem uma performance de outro mundo. Certamente nenhum artista na competição estava à espera disto.

Give That Wolf a Banana a canção da Noruega

Give That Wolf a Banana” é um verdadeiro êxito da pop norueguesa – vencedor da 60ª edição do Melodi Grand Prix -, e que atingiu o top nos charts. Estamos diante de uma canção que descreveríamos como inesperada, atrevida, peculiar e altamente bombardeada de referências à cultura pop.

Por um lado, tem uma dimensão clássica por ser capaz de remeter ao conto de fadas “Capuchinho Vermelho“, publicado primeiro por Charles Perrault e readaptado posteriormente pelos Irmãos Grimm. Por outro lado, associa-se aos dias de hoje às vacinas contra a pandemia COVID-19 que são antídotos para protegerem as nossas estimadas avós.

Eurovisão 2022
Os primeiros ensaios dos Subwoolfer na Eurovisão © EBU / NATHAN REINDS

Uma vez que Keith e Jim são amarelos e adoram bananas, não há como esquecer os Mínimos (a sequela estreia em junho), esses amiguinhos de Gru – o Maldisposto que continuam a conquistar os amantes de cinema de animação. Será que os Subwoolfer estão a fazer uma associação aos irmãos Rômulo e Remo, fundadores de Roma a atual capital do país onde decorre a Eurovisão?

Todas as possibilidades estão em aberto e nunca nada fica muito claro quando Keith e Jim se apresentam em palco. Não sabemos quem são ou o que querem aqui. Além disso, se os Subwoolfer são da Lua e já visitaram quase todas as galáxias, como conhecem tanto sobre o Planeta Terra? A comer bananas? Não foi desta que descobrimos, mas o segredo pode ser revelado em breve.

Eurovisão 2022
© EBU / NATHAN REINDS

Os Subwoolfer estão aqui para brincar, para provar como gostam de uma boa festa. São uns trapalhões? Sim. São estranhos? Também. Mas há qualquer coisa neles que não encontramos em mais nenhum dos participantes da Eurovisão 2022. Provavelmente sem eles o festival não era o que é. Esse espaço de possibilidade, onde lobos ou não, podem cantar.

Na nossa entrevista com os Subwoolfer ficámos ainda a saber que Keith e Jim só gostam de banana com banana e não vale a pena insistir para que provem mais qualquer coisa, como um tradicional filete de espada madeirense com banana… Em Portugal somos capazes de tudo.

A entrevista com os Subwoolfer e um simpático tradutor – que ninguém sabe o nome – pode ser vista abaixo (em vídeo). A conversa decorreu via Zoom, por isso pedimos desculpa se a qualidade de imagem não é a melhor. Afinal, estávamos a comunicar para uma galáxia muito, muito distante.

Entrevista aos Subwoolfer da Noruega (vídeo)

Os Subwoolfer vão atuar na primeira semi-final da Eurovisão 2022 em Turim com “Give That Wolf a Banana” que acontece no próximo dia 10 de maio. São a canção nº16, portanto fica atento caso queiras votar na Noruega. Na mesma noite atua a Maro representante de Portugal com “saudade, saudade”.

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1403 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.