© Pedro Pina - RTP

Eurovisão 2023 | Mimicat e a sua música Ai Coração

“Ai Coração” ficou “dentro da gaveta” durante anos, mas chegou e venceu o Festival da Canção. Agora Mimicat vai mostrar o seu talento na Final da Eurovisão 2023. Descobre a sua opinião sobre a música.

Marisa Mena, mais conhecida por Mimicat, conquistou o voto dos portugueses, mas também do júri do Festival da Canção 2023, com a música “Ai Coração“, onde pela primeira vez na história, a música vencedora foi através de livre submissão, e não a convite da RTP. Num entrevista especial concedida à Magazine.HD, Mimicat revelou que demorou, pelo menos, cinco anos até realmente pegar na música, e nem se imaginou a cantar o tema, dado que no seu pensamento seria algo para artistas como Ana Bacalhau, Gisela João ou Ana Moura. Mas ainda bem que Mimicat foi em frente, revelando todo o potencial da música, assim como todo o seu talento. Agora, a poucas horas do início da grande Final da Eurovisão 2023, vamos recordar a opinião da concorrente portuguesa sobre a própria música.

Numa entrevista dada a partir de Liverpool, antes da primeria semifinal, Mimicat falou-nos sobre vários assuntos, desde da demora de “Ai Coração” a chegar, dos seus sentimentos em representar Portugal, mas sobretudo sobre a música.

Excertos retirados de “Eurovisão 2023 | Ai Coração que entrevistamos Mimicat“, por Virgílio Jesus

MHD: Nesta onda de apoio a “Ai Coração”, que mensagens mais bonitas e mais marcantes recebeste nos últimos dias?

Mimicat 💃❤️: Não consigo ler muitas mensagens, porque são mesmo muitas e perco-me (risos). Já li algumas que me tocaram particularmente. Algumas pessoas disseram que estavam a passar por momentos difíceis e que “Ai Coração” os alegrava. Que os fazia levantar da cama e ter um dia melhor. Eu fiquei emocionada, porque quer dizer que a canção não é superficial, nem é só festa ou alegria. “Ai Coração” é uma motivação que dá às pessoas o que elas precisam em termos de força e vitalidade para conseguirem ultrapassar as dificuldades que temos no dia a dia. Quando a música consegue fazer isso a nossa função enquanto artista está cumprida. É o principal para mim perceber que as pessoas adotam a música para a vida delas como uma parte importante do seu dia a dia. Isso é incrível.

“Ai Coração” é uma motivação que dá às pessoas o que elas precisam em termos de força e vitalidade para conseguirem ultrapassar as dificuldades que temos no dia a dia…

MHD: Será que me poderias dizer porque razão “Ai Coração” demorou tanto tempo até ganhar vida?

Mimicat 💃❤️: Eu quando escrevi a canção estava numa fase muito diferente da minha carreira. Ia lançar o meu primeiro disco a solo e era todo em inglês, numa vibe muito de blues e muito jazzy, muito distinta do “Ai Coração”. Quando escrevi a canção percebi que era tipicamente portuguesa. Tê-la na minha voz não fazia sentido nenhum. Durante anos não imaginei que fosse eu a cantar aquela música. No entanto, sabia que era perfeita para o Festival da Canção. Havia essa dualidade. Por um lado, sabia que tinha potencial para o festival, mas não imaginei que fosse para mim. Demorei pelo menos 5 anos até pegar nela, porque achava que a iria dar a alguém. Pensei na Ana Bacalhau, na Gisela João e na Ana Moura, pensei em 5.000 pessoas! Pensei até em criar um projeto à parte, no qual estariam incluídas a Ana Bacalhau ou a Luísa Sobral e faria algo como Lady Marmelade. Depois pensei, que iria fazer outro projeto. Decidi, no entanto, submeter a canção como tinha.

Quando comecei a cantar em português, decidi dar uma hipótese a mim mesma, como Mimicat. Inicialmente fi-lo com o Twins, que produziu a canção comigo, mas a abordagem era muito Kusturica e de Leste. Era uma marcha e não era aquilo que queria. Mas foi essa versão, como demo, que submeti ao Festival da Canção. Fiz vários convites a outros produtores, que acabaram por rejeitar a música. Esta era uma canção muito difícil de se concretizar, pois eu não queria essa abordagem tradicional e mais óbvia à canção. A música marinou o tempo necessário para chegar a algum lado. Finalmente este ano tive a iniciativa de a submeter e fui obrigada a acabá-la.

A grande Final da Eurovisão 2023 começa hoje às 20h, na RTP, RTP Play e RTP Internacional. A “nossa” Mimicat é a segunda artista a atuar.

VIDEOCLIPE | ESTÁS PRONTO/A PARA APOIAR MIMICAT NA EUROVISÃO 2023?

Pronto/a para logo à noite?


Também do teu Interesse:


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *