© Codemaster

F1 2019 (PS4) | em análise

Será que o F1 2019 consegue chegar ao topo?

ANÁLISE | F1 2019

Se olharmos para a História dos videojogos, Gran Turismo, Forza e Project Cars têm dominado nos últimos anos em termos de qualidade, com outros jogos a um bocado abaixo, quer sejam os jogos de rallys, entre outros. Mas também é verdade que a Codemaster tem tornado a série F1 num grande êxito e num nome a ter em conta. Será que o F1 2019 consegue chegar ao topo?

O grande trunfo do jogo é o modo carreira onde irão passar grande parte do tempo. Depois de criarem o vosso avatar, começam na F2, onde terão uma história entre algumas personagens, uns serão amigos, outros grandes rivais, e terão de avançar por corridas e por cenários preparados que nos levarão a cumprir objetivos ou a ultrapassar certas dificuldades, sejam elas, terem um problema no carro ou algo que acontece na pista. Para além disso, o que fizerem nas pistas e a forma como agem ou aceitam ou não as ordens da equipa, irá ajudar ou prejudica a relação com o vosso colega de equipa.

A isto junta-se o facto de serem entrevistados e as vossas resposta realmente contarem para algo, com algumas opções a ficarem possíveis, ou não, consoante as vossas respostas e quanto isso ajudará a que sejam respeitados, adorados ou odiados.

Após terminarem o campeonato F2, tudo irá contar para terem um contrato para a F1. Consoante as vossas respostas, a performance em pista e como se dão com o vosso colega de equipa ou rivais, levará a que certos contratos apareçam, e outros não. Os contratos serão diferentes de dependendo da equipa e terão de perceber onde se encaixa o que vocês querem e conseguirão alcançar.

Lê Também:
Death Stranding exibe 49 minutos de gameplay

E é aqui que isto se torna bruto. O jogo está mesmo muito bom. Conduzir estes F1 é um grande prazer e logo no início percebemos que o controlo dos carros está muito melhor, quer seja num comando, ou num volante. Eu usei um dualshock e foi uma boa experiência, e quando passei para o Logitech G29 isto ganhou uma qualidade bruta.

A seguir percebemos como a inteligência artificial mudou, estando mais agressiva, mas, principalmente, mais inteligente e capaz de se adaptar ao que fazemos, sempre com o objetivo de ficarem À nossa frente e não destruírem o carro.

Outro aspeto que melhorou foi os danos nos carros. Aqui podem escolher uma opção mais leve ou algo mais realista, e aqui é mesmo muito parecido com a realidade. Outro aspeto bastante real é a capacidade de irmos a um detalhe brutal para afinar o carro, e a verdade é que faz diferença, podemos melhorar ou pior ligeiramente a nossa performance, o que para condutores de topo, será muito importante.

No modo carreira estarão até um máximo de dez temporadas, por isso preparem-se para muitas transferência entre pilotos, e até pilotos novos. Com estas mudanças, cada temporada pode ser diferente, com desafios inesperados.

Claro que existem outros modos, modos de campeonatos, time atack, mas confesso que o que me despertou mais a atenção foram os desafios criados entre Ayrton Senna e Alain Prost, onde iremos jogar desafios baseados em acontecimentos reais e a verdade é que são muito desafiantes.

Pelo meio, muitos carros, com vários clássicos a aparecerem em cena para serem usados em alguns modos e ainda temos os modos online, com várias ligas criadas por jogadores, eventos semanais ou mensais e muito mais.

Em termos técnicos, F1 2019 é um jogo de altos e baixos. O som está muito bom, apesar de não estar ao nível de Gran Turismo Sport ou Project Cars, e graficamente algumas pistas estão melhores que outras, e o mesmo pode-se dizer dos carros. É um jogo acima da média graficamente, mas não consegue chegar a Forza, Project Cars ou Gran Turismo no detalhe, nas sombras ou nos brilhos que carros e pistas proporcionam.

F1 2019 é facilmente o melhor jogo F1 de sempre. É o mais completo, o mais desafiante e aquele que oferece a experiência mais realista e intensa dentro de pista. É o jogo a abater por qualquer um que queira fazer um jogo de F1 e é o jogo a ter por quem adorar esta modalidade. Que o jogo ia ser bom já se sabia, mas é verdade que superou as minhas expectativas. Pode não chegar ao pódio dos jogos de corridas, mas está lá perto.

Luís Pinto

HARDWARE USADO PELA MHD PARA TESTES DE JOGOS

PS4:

  • PlayStation 4 Pro
  • Razer Raiju Controller
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma
  • Mouse Razer Naga Epic Chroma
  • Monitor AOC U3277PWQU

Mobile:

  • BQ Aquaris V Plus

F1 2019
f1 2019

Game title: F1 2019

Game description: Será que o F1 2019 consegue chegar ao topo?

  • Jogabilidade - 86
  • Gráficos - 81
  • Som - 85
84

RESUMO

O MELHOR: Rápido, com boa inteligência artificial, e bastante realista. Decisões no modo carreira.

O PIOR: Graficamente podia estr melhor.

EDITORA: Codemaster

PLATAFORMA: PlayStation 4

Sending
User Rating 5 (1 vote)
Comments Rating 1 (1 review)

Luis Pinto

Software developer - Autor do canal Tek Test - Apaixonado por jogos desde o tempo do Spectrum!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sending