© Elisa Cabot, via Wikimedia Commons, CC BY 2.0

Faleceu Milan Kundera, autor de A Insustentável Leveza do Ser, aos 94 anos

Uma figura importante, e ao mesmo tempo misteriosa, da literatura mundial. Conhecido pelas suas reflexões filosóficas, Milan Kundera falece aos 94 anos.

Provavelmente, o maior nome da literatura checa depois de Franz Kafka, Milan Kundera era conhecido pelos seus ensaios e reflexões filosóficas, que com a invasão da União Soviética à República Checa, acabou por se exilar em França. Uma figura irreverente, que desde cedo impôs a sua visão e opinião. Ainda jovem, chegou a associar-se ao Partido Comunista, acabando expulso por discordâncias políticas. Em 1979, as autoriedades comunistas checas decidiram retirar a sua nacionalidade, e partir daí, o escritor passou a escrever apenas em françês. Quarenta anos mais tarde, o Governo checo decidiu devolver-lhe a sua nacionalidade, como um gesto simbólico para repôr a justiça.

Lê Também:   Stephen King | Os melhores livros do mestre do terror

A Insustentável Leveza do Ser“, escrito em 1984, e editado para português em 1987, é a sua obra mais conhecida. Foi adaptada ao cinema pelas mãos de Philip Kaufman, e protagonizado por Daniel Day-Lewis e Juliette Binoche. Além deste livro, juntam-se também “A Brincadeira” (1967), “O Livro dos Amores Risíveis” (1969), “A Vida Não é Daqui” (1973), “A Valsa do Adeus” (1976), “O Livro do Riso e do Esquecimento” (1979), “A Arte do Romance” (1986), “A Imortalidade” (1990), “Os Testamentos Traídos” (1992), “A Ignorância” (2000) e a “A Festa da Insignificância” (2014).

Milan Kundera parte aos 94 anos, um autor que não deu uma única entrevista em 30 anos. Envolto em mistério, podemos apenas conhecê-lo atráves dos seus livros. Em 2021, o realizador checo Miloslav Šmídmajer “ofereceu-nos” um documentário sobre a vida do escritor, disponível no TVCine+. Igualmente, vai ser exibido no próximo dia 28 de Julho, às 16h45, no TVCine Edition.

TRAILER | DESCOBRE MAIS SOBRE A VIDA DE MILAN KUNDERA

Conhecias o autor? Já leste algum dos seus livros?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *