©Bambu Producciones

AMC aposta na luta de Nacho Carretero com Fariña

Nacho Carretero lutou para trazer a verdade sobre o narcotráfico na península ibérica, e a adaptação da sua obra conquista a AMC!

“Fariña” é uma das mais recentes séries a chegar ao canal AMC, no entanto a sua viagem até ao pequeno ecrã não foi tarefa fácil. A obra televisiva é baseada na obra literária homónima, que visava expor o mundo do narcotráfico na Galiza, lugar a partir do qual ganhava acesso a toda a Europa. Apesar do sucesso inacreditável por parte de um livro de não ficção, Nacho Carretero, autor da obra, viu o seu livro na lista negra do governo espanhol e a sua circulação proibida.

Inevitavelmente foi uma campanha de marketing. Mas lembro sempre que, antes da proibição, o livro tinha quase 40 mil exemplares vendidos, o que para um livro de não ficção era muito bom, os direitos para televisão também estavam vendidos. Mas para mim é frustrante ter um trabalho que alguém quer proibir.
É verdade que ‘Fariña’ em Espanha ficou fora do meu controlo. Mesmo no Parlamento quando se falava em censura referia-se o livro, ficou um símbolo contra a censura. E agora há pessoas que vêm de Espanha a Portugal comprar o livro. – Carretero, via Diário de Notícias

Lê Também:   AMC em Abril | O que recomendamos

“Fariña” continua a exibir novos episódios na AMC, às quartas-feiras, pelas 22h10.

O incrível elenco da série conta com Javier Rey (“Mentiras”), Tristán Ulloa (“Warrior Nun”), Antonio Durán (“Néboa”), Carlos Blanco (“A Mão de Midas”), Manuel Lourenzo (“Vilamor”), Xosé A. Touriñán (“Justo antes de Cristo”), Isabel Naveira (“Vis a Vis: El Oasis”), Xúlio Abonjo (“Serramoura”), Eva Fernández (“Auga Seca”), Monti Castiñeiras (“Auga Seca”), Alfonso Agra (“El desorden que dejas”), Jana Pérez (“Um Traidor dos Nossos”), Luisa Merelas (“Os fenómenos”), Mae Aswell (“Ingovernável”), Sergio Macian (“Slaphouse”), e Isabel Serrano (“Acusados”).

Sinopse:

Fariña relata a história de Sito Miñanco, um pescador experiente que, dada a sua habilidade para manobrar lanchas, converte-se em traficante de tabaco, junto ao chefe do seu clã. Ao subornarem todas as patrulhas e funcionários do governo que se se atravessam no seu caminho, conseguem gerir os seus assuntos impunemente e vender a sua mercadoria, até perceberem que há algo que os tornará muito mais ricos do que o tabaco: a cocaína. Esta série inspira-se no livro «Fariña», do jornalista espanhol Nacho Carretero, que nos descreve o auge dos clãs galegos e como fizeram fortunas exorbitantes ao converterem-se nos donos da maior porta de entrada de droga de toda a Europa.  A degradação que assolou a Galiza, as suas lutas pelo poder e traições são relatadas ao longo de 10 episódios, numa das séries mais vistas e premiadas dos últimos anos. O elenco de atores é absolutamente perfeito e conta-nos com muita veracidade a história destes pescadores humildes que, cegos pelo poder, acabaram por se converter nos criminosos mais procurados do país.

TRAILER | FARIÑA DOMINA A AMC

O que pensas do projecto?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *