© Feira do Livro Lisboa

Feira do Livro Lisboa 2023 | Programação completa

Começa hoje a Feira do Livro Lisboa 2023! Entre os dias 25 de Maio e 11 de Junho, vais poder encontrar os livros que andas à procura!

A Feira do Livro Lisboa está de regresso ao Parque Eduardo VII, entre os dias 25 de Maio e 11 de Junho, com a melhor oferta editorial de sempre para os leitores portugueses, dado que vai contar com 981 marcas editoriais representadas por 139 participantes, distribuídos por 340 pavilhões e um renovado Espaço dos Pequenos Editores. No entanto, no dia 27 de Maio, haverá uma alteração inesperada, com os horários da última jornada da Liga Nacional de Futebol, com os possíveis festejos neste local. Ainda assim, fica a saber a programação da feira literária, onde vão decorrer mais de 2350 eventos durante estes dias.

Lê Também:   Stephen King | Os melhores livros do mestre do terror

Com a 93ª edição da feira, chega mais uma Hora H! Um dos momentos mais atrativos para os amantes da leitura, regressa aos dias de semana, na última hora de funcionamento da Feira – o momento em que os visitantes poderão ter acesso a descontos mínimos de 50% numa seleção de livros publicados fora das limitações da Lei do Preço Fixo do Livro e nos expositores aderentes A Hora H funciona de 29 de Maio a 7 de Junho, às 21h00, à exceção de dia 7 de junho – realiza-se das 22h00 às 23h00 por ser véspera de feriado – e dia 8 de junho, feriado (Corpo de Deus), não haverá Hora H.

Feira do Livro de Lisboa
© Feira do Livro de Lisboa

Os mais pequenos não foram esquecidos, com uma programação rica e diversificada, com cerca de 120 iniciativas durante os 18 dias do evento. Para além de, diariamente, poderem contar com a já tradicional Hora do Conto, nos mais diversos espaços – nos Auditórios Poente e Nascente, nas Praças (Amarela, Azul e Laranja), nos pavilhões das várias editoras e até no relvado, não esquecendo a tenda BLX – as crianças terão ainda diversas atividades a pensar nelas. Desde oficinas a peças de teatro, passando por jogos, pinturas faciais, apresentações de livros e mascotes surpresa. E porque este é um evento inclusivo, haverá também momentos dedicados a edições em braile, com atividades adaptadas a crianças cegas ou de baixa visão.

Lê Também:   Agatha Christie vai ter os seus livros reeditados à mentalidade moderna




O cinema e a música também têm espaço reservado nesta feira, duas áreas que estão também ligadas à literatura. Nesse sentido, haverá os momentos “Sextas há Música“. É já no dia 26 de maio, das 22h00 às 23h00, que “Filho da Mãe” sobe ao palco do Auditório Nascente, um projeto a solo de Rui de Carvalho, artista que conta com uma carreira com mais de uma década de existência. Nos restantes dias, haverá atuações de Rossana e CAIO, entre outros momentos musicais. Sobre a sétima arte, há espaço para dois momentos especiais no Auditório Sul, dedicados aos que não dispensam uma boa sessão de cinema. No dia 3 de junho, no segundo sábado da Feira, entre as 16h00 e as 16h45 será exibido o Documentário “Como se faz um livro”, da Imprensa Municipal da Câmara Municipal de Lisboa. E no final desta edição, dia 11 de Junho, é a vez do filme de animação japonesa “Tannisho – Mesmo num mundo de diversidades, somos todos iguais” ser transmitido, entre as 19h00 e as 21h00, num momento que contará ainda com a apresentação dos livros relacionados com o mesmo: “Porque Vivemos” de Kentetsu Takamorie e “Causa e Consequência” de Mauro Nakamura.

Feira do Livro de Lisboa
Feira do Livro de Lisboa 2019

Também ligado à literatura, está a cozinha, que também é uma arte, e as receitas “saltam” dos livros através de inúmeros momentos de Showcooking, aos sábados, domingos e também no feriado de 8 de junho. São momentos que contam com a presença de Chefs portugueses que promovem os seus livros, tornando os cheiros e sabores próximos de todos os visitantes.

Lê Também:   Tom Hanks posiciona-se na polémica dos livros rescritos à visão moderna




Por fim, não devemos esquecer outras iniciativas importantes da Feira do Livro Lisboa 2023. Com compromisso de sustentabilidade, a feira continua a contar com parceiros de grande relevância nesta área, promovendo a Reciclagem responsável – através dos vários pontos de recolha da Sociedade Ponto Verde ao longo do recinto – e reforçando a importância da mobilidade sustentável, sob o mote “Ler dá outra pedalada”, com o GIRA. Igualmente, o “Doe os seus Livros” está de volta. Uma ação desenvolvida em parceria com o Banco de Bens Doados, que conta com mais de 215 mil livros angariados desde 2015, dando aos mais jovens a possibilidade de cimentar a leitura. E como isto é um evento familiar, não pode faltar o nosso patudo. Os animais de estimação não poderiam ficar de fora e o Parque Eduardo VII volta a disponibilizar o RefresCão – dois espaços com sombra e água para que os cães se possam hidratar e descansar nas entradas da Feira.

Para mais detalhes sobre a programação da Feira do Livro Lisboa 2023, podem encontrar tudo no site oficial.

VIDEO | PREPARA-TE PARA A FEIRA DO LIVRO LISBOA 2023

Vais buscar o teu livro favorito?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *