21ª Festa do Cinema Francês com programação fechada
Está fechada a programação da 21ª Festa do Cinema Francês que começa em outubro e decorre até novembro em várias cidades portuguesas.
Está fechada a programação para a 21ª Festa do Cinema Francês que decorre entre os dias 8 de outubro e 4 de novembro em cinco cidades: Lisboa, Almada, Oeiras, Coimbra e Porto. A grande festa apresentará mais de 50 filmes, que são diferentes leituras sobre a contemporaneidade do cinema francófono. Segundo Florence Mangin, Embaixadora da França em Portugal:
A 21ª edição da Festa do Cinema Francês marca uma nova etapa na evolução deste festival resultando a sua elaboração de um grande número de incertezas devidas à pandemia. Apesar disso, a Festa do Cinema Francês não perde o ânimo e reaparece com uma programação rica e exuberante, acompanhada por uma mensagem de esperança.
“Miss“, o mais recente filme de Ruben Alves (o mesmo realizador de “A Gaiola Dourada“) marcará a abertura da Festa do Cinema Francês a 8 de outubro. Nesse mesmo dia, o realizador e ator Alexandre Wetter, protagonista da obra estarão no Cinema São Jorge para falar com o público. A sessão de encerramento, por sua vez, terá lugar a 4 de novembro com “O Meu Primo Desajeitado”, de Jan Kounen, que marcará presença no Cinema Trindade, no Porto. Ambas longas-metragens são antestreias nacionais.
Destaque para outros três filmes absolutamente singulares: “Cão“, de Samuel Benchetrit, uma fábula negra acerca da solidão que desenha uma crítica ao estado do mundo contemporâneo e às transformações sociais, interpessoais e políticas que o afetam; “O Olhar de Charles”, de Marc di Domenico, um registo dos momentos mais íntimos e reais da vida do seminal cantor francês; e “Cuidar dos Vivos“, de Katell Quillévéré, adaptação cinematográfica da obra homónima da francesa Maylis de Kerangal.

Alguns dos filmes da Festa do Cinema Francês estarão igualmente disponível na plataforma Filmin Portugal, de forma a que os filmes possam ser vistos em todos os cantos do país, desde a casa dos espectadores.
Quanto a atividades paralelas, destaque para a o encontro com Nicole Fernández Ferrer, programadora, arquivista, investigadora e diretora do Centre Audiovisuel Simone de Beauvoir, que promoverá uma conversa em torno do trabalho de Delphine Seyrig, este ano homenageada na Festa. A conversa será realizada pelas 17h30 na Cinemateca Portuguesa, a dia 9 de outubro, contando com a moderação de Maria João Madeira. Recorde-se que em colaboração com a Cinemateca Portuguesa decorrerá ainda uma retrospetiva sobre a obra da atriz, realizadora e ativista Delphine Seyrig que reúne um conjunto de obras incontornáveis da sua carreira. Confirmada está também a presença de Sarah Teper, que apresentará um ciclo de oficinas. Por Portugal passarão ainda, Yann Arthus-Bertrand, co-realizador de Mulher, Martin Provost, realizador de “Manual da Boa Esposa” e Jean-Paul Salomé, realizador de “Agente Haxe”.

O calendário da edição 2020 da Festa do Cinema Francês pode ser conhecido abaixo:
- Lisboa: 8 a 21 de outubro;
- Almada: 14 a 18 de outubro;
- Oeiras: 15, 17 e 18 de outubro;
- Coimbra: 21 a 24 de outubro;
- Porto: 26 outubro a 4 novembro.
O programa para cada uma das cidades pode ser conhecido ao pormenor no site oficial do festival.
A Festa é organizada pela produtora Jangada, apoiada pela Embaixada de França e o Institut français du Portugal, em parceria com a rede das Alliances Françaises em Portugal.
Artigos relacionados:







