© Festa do Cinema Italiano / Coleção FBAUP / Renato Cruz Santos / Clara Barbacini

15ª Festa do Cinema Italiano | Revelados os filmes em estreia nacional

A 15ª Festa do Cinema Italiano apresenta os seus cartazes, os filmes em antestreia nacional e as cidades onde decorrerá o festival. 

A 15ª Festa do Cinema Italiano vai mesmo acontecer a partir do dia 1 de abril! Para além da já confirmada retrospetiva da obra de Pier Paolo Pasolini, a 15ª edição do maior festival dedicado à cultura italiana em Portugal irá apresentar os mais recentes filmes de Luca Guadagnino, Mario Martone e Paolo Taviani.

Festa do Cinema Italiano
Salvatore – Shoemaker of Dreams © Festa do Cinema Italiano

Salvatore – Shoemaker of Dreams” (com distribuição nacional da responsabilidade da Big Picture) é o mais recente filme de Luca Guadagnino e foi conta uma “empolgante história humana, artística e empresarial do estilista Salvatore Ferragamo, desde Nápoles até Hollywood”. O filme foi apresentado na última edição do Festival de Veneza.

Festa do Cinema Italiano
Qui Rido Io © Festa do Cinema Italiano

O Rei do Riso” (com distribuição nacional da Leopardo Filmes) é o filme de Mario Martone pelo qual o público português tanto esperava. O filme também aclamado em Veneza, conta a vida de Eduardo Scarpetta, “considerado o ator e autor mais importante do teatro napolitano, entre o final do século XIX e o início do século XX, e o primeiro da dinastia teatral Scarpetta-De Filippo”. No papel principal encontramos Toni Servillo, uma das maiores referências do cinema italiano.

“Leonora Addio”, de Paolo Taviani (também distribuído pela Filmes) é o terceiro título desta lista de antestreias da 15ª Festa do Cinema Italiano. Aclamado na recém terminada edição da Berlinale 2022, onde recebeu o prémio FIPRESCI, “Leonora Addio” é apresentado como “uma viagem poética de Roma para a Sicília para dar o abrigo certo às cinzas do Luigi Pirandello, escrito por Paolo Taviani durante o processo de luto da morte do seu irmão mais velho, Vittorio Taviani”.

15ª Festa do Cinema Italiano em mais de 10 cidades portuguesas

Quanto às cidades da 15ª Festa do Cinema Italiano destacamos a passagem por Lisboa e pelo Porto, mas sem esquecer Lagos, onde o festival acontecerá pela primeira vez.

  • Lisboa (1 – 10 abril, no Cinema São Jorge, nos cinemas UCI El Corte Inglés, na
  • Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e Culturgest)
  • Cascais (1 – 3 abril, no O Cinema da Villa)
  • Porto (1 – 5 abril, no Cinema Trindade),
  • Coimbra (5 – 7 abril, no TAGV – Teatro Académico Gil Vicente),
  • Viseu (5 – 8 abril, no IPDJ – Cineclube de Viseu),
  • Penafiel (7 – 9 abril, no Cinemax de Penafiel),
  • Alverca (9 – 10 abril, no TEIV – Teatro Estúdio Ildefonso Valério),
  • Aveiro (2 – 3 maio, no Teatro Aveirense),
  • Caldas da Rainha (3 – 5 maio, no CCC – Centro Cultural de Congressos),
  • Almada (4, 11, 18 e 25 maio, Auditório Fernando Lopes-Graça),
  • Lagos (25 – 28 maio, na Biblioteca Municipal de Lagos Júlio Dantas).

A programação completa da 15ª Festa do Cinema Italiano, assim como outras cidades que receberão o festival serão divulgadas brevemente. Todas as informações já estão disponíveis no site oficial.

Imagem 15ª Festa do Cinema Italiano

Com fotografias da autoria de Renato Cruz Santos e design de Clara Barbacini, o festival apresenta nos seus cartazes de 2022 imagens de reproduções em gesso do Torso de Belvedere, de Apolônio (meados do séc I a.C.), Escravo Morrendo, de Miguel Ângelo (c. 1510-13), Os Lutadores, obra atribuída à escola Lysippus (c. 370 BC- c. 300 BC) ou Eva depois da Queda, de Eugène Delaplanche (1869).

São essas as estátuas do classicismo e do renascimento que deram também estética a alguns filmes de Pier Paolo Pasolini.

A retrospetiva ao trabalho do realizador não poderia ser mais relevante. Estamos no ano de comemoração dos 100 anos do seu nascimento. As fotografias das reproduções em gesso destas esculturas integram a Coleção FBAUP – Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e foram compradas nos anos da Academia Portuense de Bellas-Artes (1836 – 1911) para apoiar o ensino.

A Festa do Cinema Italiano é uma vez mais organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Itália, do Luce Cinecittà e da Câmara Municipal de Lisboa.

Fica atento na MHD a todas as suas novidades da 15ª Festa do Cinema Italiano. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *