Fellini Satyricon © Produzioni Europee Associate (PEA)

13ª Festa do Cinema Italiano | 10 filmes a não perder

1 de 11

A 13ª Festa do Cinema Italiano traz um ciclo integral de Federico Fellini e a estreia inédita dos novos filmes de Matteo Garrone e Ferzan Özpetek. 

Ciao a tutti! La Festa del Cinema Italiano è tornata! 

A Magazine.HD fez uma seleção de 10 filmes a não perder na 13ª Festa do Cinema Italiano, que decorre nas principais cidades do país entre hoje, 4 de novembro e o dia 30 de novembro. Lisboa, Cascais, Porto, Setúbal, Alverca do Ribatejo, Penafiel, Aveiro, Coimbra, Beja, Caldas da Rainha, Loulé, Viseu, Tomar, Almada e Ponta Delgada são algumas das cidades que poderão conhecer o melhor da cultura italiana.

Com 12 anos de existência em Portugal, a Festa do Cinema Italiano apresenta este ano mais de 50 filmes, e algumas antestreias nacionais. Apesar de não estarem presentes realizadores, atores ou outros artistas italianos devido ao contexto atual de pandemia e estado de calamidade, a Festa do Cinema Italiano mantém-se firme e propõe alguns dos projetos mais pertinentes do último ano cinematográfico. Segundo Stefano Savio, diretor artístico da Festa do Cinema Italiano:

Esta edição é um equilíbrio entre a promoção do património cultural italiano e a exploração de novas correntes artísticas que florescem em Itália. Um diálogo contínuo e criativo entre diferentes épocas, contextos e formas expressivas permitindo alcançar o interesse de um público amplo e heterogéneo. A recepção e a curiosidade que a Festa do Cinema Italiano obteve pelo público português ao longo destes anos motivou o crescimento da programação do evento nos diversos países lusófonos como o Brasil, Angola, Moçambique e pela primeira vez este ano, Cabo Verde e Timor Leste.

A Festa do Cinema Italiano é da responsabilidade da Associação Il Sorpasso e conta com o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC, bem como Generali, Canais TVCine e TNT.

A exibição dos filmes em sala será igualmente acompanhada por uma retrospetiva integral ao cinema de Federico Fellini na Cinemateca Portuguesa, isto porque, caso fosse vivo o maior nome do cinema italiano comemoraria o seu 100º aniversário. Na plataforma online Filmin Portugal poderão ser vistos algumas obras e até uma estreia inédita e exclusiva: “Ricordi?”.

Segue as setas e conhece os principais destaques da 13ª Festa do Cinema Italiano e os respetivos horários nas diferentes cidades. 

1 de 11

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *