Tre Piani/Ferstival de Cannes ©

Festa do Cinema Italiano começa com Nanni Moretti

A 14ª Festa do Cinema Italiano traz o novo filme de Nanni Moretti e ainda uma sessão Olhares do Mediterrâneo. 

Foi anunciado na semana passada mais novidades relativamente à 14ª Festa do Cinema Italiano, que tem início no próximo dia 2 de novembro, no Cinema São Jorge. Desta forma, a organização do festival de cinema italiano mais importante do país revelou que o filme “Três Andares” de Nanni Moretti será o filme de abertura.

Apresentado na última seleção oficial do Festival de Cannes, “Três Andares” foi aplaudido unanimemente pela crítica que o colocou entre um dos melhores filmes do realizador italiano. A obra de Moretti é bastante conhecida no nosso país, onde teve direito, no ano anterior, a uma retrospetiva integral, no âmbito da 13ª Festa do Cinema Italiano.

Tre Piani
Tre Piani/Festival de Cannes ©

Desta vez, o cineasta adapta o romance de Eshkol Nevo, para contar-nos uma história sobre a existência humana num prédio. Protagonizado pelo próprio Nanni Moretti, o realizador dirige um elenco de estrelas como Riccardo Scamarcio, Alba Rohrwacher, Adriano Giannini e Margherita Buy. A sinopse de “Três Andares” pode ser conhecida abaixo:

“Tre Piani” conta a história de três famílias que habitam um prédio de três andares num bairro de Roma. Durante 10 anos, as vidas de cada família serão determinadas por eventos que obrigarão as personagens a lidar com situações dolorosas, difíceis e inconformáveis.

Com distribuição nacional da Midas Filmes, “Três Andares” terá depois estreia a 4 de novembro nas salas de cinema portuguesas. Relativamente, à sessão de encerramento da 14ª Festa do Cinema Italiano em Lisboa será uma sessão especial, pois é uma sessão de abertura do Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival. Os dois festivais juntam-se por uma noite, no Cinema São Jorge, para apresentar o filme “As Irmãs Macaluso”, de Emma Dante, sobre cinco irmãs e a forma como vivem.

A Festa do Cinema Italiano é uma vez mais organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Itália, do Luce Cinecittà e da Câmara Municipal de Lisboa.

Esperam-se vários convidados, assim como um foco particular sobre as maiores estrelas femininas do cinema italiano, entre as quais Anna Magnani ou Sophia Loren.

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1394 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.