Top 10 filmes do cinema italiano

Com a festa do Cinema Italiano a agraciar os cinemas nacionais, convém relembrar algumas das melhores obras no cânone de um dos cinemas nacionais mais importantes na história da sétima arte.

 

10. Ladrões de Bicicletas >>

 

Desde as primeiras décadas do cinema que Itália tem sido uma das mais importantes potências na conjetura do cinema internacional. Ainda em 1914, Cabíria, do realizador Giovanni Pastrone, tornou-se um dos mais importantes feitos até então na história da sétima arte, oferecendo às audiências, um primeiro vislumbre do tipo de opulente grandiosidade que o cinema conseguiria conjurar com criações de épicas proporções e ainda maiores ambições. Ao longo da sua história, a produção cinematográfica italiana foi também pioneira de vários movimentos e estilos que para sempre mudaram o modo como se faz e se vê cinema, sendo que o neorrealismo italiano, nascido das brasas do pós-guerra, será o seu mais conhecido movimento cinematográfico.

Lê Também:
MONSTRA EM CASA | Competição de Curtas 3, em análise

Lê Também: 8 1⁄2 Festa do Cinema Italiano: A Selecção de Itália

A partir de hoje, dia 30 de Março, decorre em Lisboa a Festa do Cinema Italiano, onde a produção deste cinema europeu é celebrado, com várias obras recentes a agraciarem salas nacionais pela primeira vez, e muitos filmes já tidos como clássicos podem ser revisitados pelos mais devotos cinéfilos e amantes de cultura e arte italiana.

festa do cinema italiano

Para celebrar este maravilhoso evento, propõe-se aqui uma listagem de 10 dos melhores filmes italianos já feitos. Como critério foram tidos em consideração a geral qualidade dos filmes, seu lugar na história do meio, da arte e da cultura de Itália, seu valor estético e sua geral qualidade enquanto uma obra de cinema. Para evitar que algum singular autor dominasse esta coleção de títulos, foi decidido que apenas um filme seria admitido por realizador.

Lê Também:
MONSTRA EM CASA | Competição de Curtas 2, em análise

Depois desta introdução, segue para as próximas páginas, onde te esperam dez luminosos títulos do cânone do cinema italiano.

 

10. Ladrões de Bicicletas >>


 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *