Livros a não perder | Seleção by MHD
[tps_header]
Ler bons livros é uma das melhores formas de investires em ti… porque não aproveitar os dias mais cinzentos para descobrires as novidades que escolhemos para esta época?
Se preferires, clica nos atalhos para ires diretamente para o teu estilo preferido de livros:
Preparado para descobrir mais livros? Basta virar a página!
[/tps_header]
LIVROS FICÇÃO
Se gostas de evasão e de histórias que te fazem viajar para outros horizontes, estas são algumas das sugestões que escolhemos para ti.
LIVROS FICÇÃO
OS PROFETAS, de Robert Jones, Jr.
Sinopse oficial: Um fulgurante e subversivo romance sobre a relação proibida entre dois homens – escravos numa plantação no sul profundo dos EUA -, o alento que encontram nos pequenos atos de bondade humana, e a traição que ameaça a vida de ambos.
Com uma escrita delicada e única, Robert Jones, Jr. invoca as vozes dos escravos, desde Isaías e Samuel a todos aqueles que carregaram a alma das plantações americanas sobre os ombros, e devolve-lhes a dignidade de amar. Pois o ser humano ama sempre. Mesmo quando sabe que esse amor está condenado.
Com a energia vital de James Baldwin e a linguagem lírica de Toni Morrison, “Os Profetas” é um dos livros mais aguardados do ano. Já publicado em 22 anos, é o romance de estreia de Robert Jones, Jr.
Robert Jones, Jr. nasceu e cresceu em Nova Iorque. Frequentou o Brooklyn College, tendo-se formado em Escrita Criativa e Ficção. Escreve para diversas publicações como The New York Times, Essence, The Feminist Wire e The Paris Review. É o fundador da comunidade online de justiça social Son of Baldwin, que conta atualmente com cerca de 285 mil seguidores nas suas várias plataformas. Vive em Nova Iorque.
LIVROS FICÇÃO
O TIGRE, de Joël Dicker
Sinopse Oficial: Estamos em 1903, na longínqua Sibéria. Uma aldeia é atacada por um tigre colossal, e o governador oferece uma recompensa a quem seja capaz de debelar a fera. Iván Levovitch, jovem e inexperiente, aceita um desafio que se revela aterrorizante, já que, a partir de certo ponto, deixamos de saber quem é o caçador e quem é a presa.
“O Tigre” é o primeiro livro de Joël Dicker, escrito aos 19 anos e enviado para um concurso literário. O júri viria a confessar que não chegou a considerar o manuscrito, por duvidar de que alguém tão jovem pudesse ser o autor daquele texto.
Dicker revela aqui uma capacidade impressionante de agarrar o leitor, criando uma narrativa poderosa, encarnada por personagens difíceis de esquecer. Oito anos depois desta estreia, Joël Dicker venceu o Grande Prémio da Academia Francesa e o Prémio Goncourt des Lycéens com A verdade sobre o caso Harry Quebert, que se transformou num colosso literário e o catapultou para o pódio dos escritores mais lidos da actualidade.
LIVROS FICÇÃO
AO PÔR DO SOL, de Nora Roberts
Sinopse oficial: Bodine Longbow é uma mulher atarefada. Sendo a gestora do rancho da família no Montana, os seus dias precisam de mais horas – para a vida, para o trabalho, para os que lhe são mais queridos. E certamente não tem tempo para o amor, mesmo se ele for personificado na sua paixão de adolescência, Callen Skinner, que está de regresso ao rancho… e que há anos partiu o coração de Bodine.
No entanto, a descoberta do cadáver de uma rapariga vai testar a confiança de Bodine, já que Callen se torna no principal suspeito. O homicídio traz de volta dolorosas recordações de Alice, a tia de Bodine, que reaparece inesperadamente vinte e cinco anos depois. A história perturbadora que ela tem para contar sobre o passado – e a ameaça que a persegue – vai testar os laços desta família e empurrar Bodine para um território sombrio e devastador, do qual poderá ser impossível regressar.
LIVROS FICÇÃO
TOMÁS NEVINSON, de Javier Marías
Sinopse oficial: “Tomás Nevinson” é o outro lado do espelho de “Berta Isla” (Prémio da Crítica), um dos melhores e mais bem sucedidos romances de Javier Marías.
Com obras publicadas em quarenta idiomas e cinquenta países e oito milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, é autor de livros de contos e de ensaio e de vários romances publicados em Portugal pela Alfaguara.
Pelo conjunto da sua obra, recebeu vários prémios: em 1997, o Prémio Nelly Sachs, em Dortmund; em 1998, o Prémio Comunidad de Madrid; em 2000, os prémios Grinzane Cavour, em Turim, e Alberto Moravia, em Roma; em 2008, os prémios Alessio, em Turim, e José Donoso, no Chile; e, em 2011, o Prémio Nonino, em Udine, e o Prémio Literário Europeu. Javier Marías é um dos mais destacados escritores espanhóis da actualidade.
LIVROS FICÇÃO
ANOS DE CHUMBO, de Chico Buarque
Sinopse oficial: Uma jovem que vai à praia com o tio e acaba por ir longe demais. Um grande artista alvo de sabotagem. Dois irmãos em conflito. Uma mulher que perdeu tudo. Um homem que passeia por Copacabana com Pablo Neruda e outros notáveis. Um fã fervoroso da escritora Clarice Lispector. Um casal numa primeira viagem que tem tudo para dar errado. Um lar incendiado pela traição. Imersos na atmosfera muito particular da ficção de Chico Buarque – marcada pelo sagaz poder de observação e pelo contraste entre o lírico e o cómico – os contos que compõem este volume ilustram a sordidez e o patético da condição humana.
LIVROS FICÇÃO
O PODER DO CÃO, de Thomas Savage
Sinopse oficial: Obra-prima da literatura americana, foi adaptado ao cinema num filme realizado por Jane Campion (galardoada com um Óscar por “O Piano”) e protagonizado por Benedict Cumberbatch e Kirsten Dunst, tendo estreia prevista para dezembro na Netflix.
Phil e George Burbank vivem num rancho isolado no Oeste americano. Entregam-se de corpo e alma à propriedade vasta e exigente, ainda que o façam de formas diferentes. Pois enquanto o esguio e eloquente Phil se destaca pela inteligência, o corpulento e tímido George fá-lo pela tenacidade.
Phil é um exímio jogador de xadrez, um leitor voraz, um contador de histórias; George dedica-se exclusivamente ao campo e aos animais. Phil despreza qualquer tipo de fraqueza, George é amável e meigo. Os irmãos partilham o mesmo quarto desde crianças. É assim há quarenta anos.
É, pois, com enorme surpresa que Phil recebe a notícia de que o irmão se casou com a jovem viúva Rose Gordon, e planeia acolhê-la no rancho, juntamente com o filho. Rose e Peter personificam tudo aquilo que Phil abomina. Perturbado o equilíbrio entre os irmãos, Phil vai levar a cabo uma campanha para atormentar e destruir a cunhada. Mas os seus planos não preveem a existência de um adversário feroz.
Escrito originalmente em 1967 e votado ao esquecimento durante décadas, “O Poder do Cão” tem ultimamente merecido o interesse entusiástico de novas gerações de leitores. É considerado a obra-prima de Thomas Savage, uma das mais notáveis e poderosas vozes da literatura americana do século XX.
LIVROS FICÇÃO
NAQUELE DIA – 365 DIAS, VOLUME II, de Blanka Lipinska
Sinopse oficial: Uma história de erotismo, luxo desmedido e lutas de poder que nunca nos esqueceremos. A relação entre Massimo e Laura torna-se cada dia mais apaixonada e sensual. A vida de ambos parece um conto de fadas, não há sonho que não se cumpra, em palacetes à beira-mar, paisagens deslumbrantes atravessadas por iates e carros tão velozes quanto extravagantes. Mas à medida que o amor começa a afirmar-se, Laura Biel sente-se cada vez mais amarrada aos sórdidos códigos da máfia. Embora estejam os dois mais próximos do que nunca, novos perigos ameaçam deitar tudo por terra.
Até que – Naquele Dia – ela descobre que viver à sombra do homem mais perigoso da Sicília tem um lado profundamente negro. Num mundo implacável, onde não há limites nem piedade, um dia, e um dia apenas, pode deitar tudo a perder.
LIVROS NÃO FICÇÃO
Descobre novos temas e investiga sobre os assuntos que te suscitam mais curiosidade.
LIVROS NÃO FICÇÃO
CARTAS DE AMOR E DE DOR, de Marta Martins Silva
Sinopse oficial: Durante treze anos, a guerra colonial enviou para África uma geração de rapazes sem qualquer preparação para o que iriam encontrar e onde tantas vezes tiveram de matar para não morrer. Na metrópole deixaram as vidas em suspenso, na esperança do regresso dois anos mais tarde.
De camuflado vestido, embarcados em navios que partiam para Angola, Moçambique e Guiné enquanto os lenços brancos acenavam no cais, estes jovens deixaram para trás os afetos: mães e pais, namoradas e esposas, irmãos
e irmãs ficavam em terra a lidar com as saudades e o medo de os perder.
A troca de correspondência, através do Serviço Postal Militar, foi fundamental para os que partiam e para os que ficavam – e por isso dez toneladas de correio ligavam diariamente os militares às suas famílias. Entre 1961 e 1975 circularam milhões de aerogramas que levavam e traziam a saudade, o amor… e tantas notícias devastadoras para ambos os lados.
Marta Martins Silva volta a dar voz aos ex-combatentes do Ultramar, revelando as cartas que trocavam com aqueles que lhes eram queridos e mostrando como, através dessa correspondência, podemos compreender melhor o país que fomos nos anos sessenta e setenta do século passado.
LIVROS NÃO FICÇÃO
1000 ANOS DE ALEGRIAS E TRISTEZAS, de Ai Weiwei
Sinopse oficial: Em “1000 ANOS DE ALEGRIAS E TRISTEZAS”, Ai Weiwei oferece-nos uma descrição impressionante da China dos últimos 1000 anos e, simultaneamente, reflecte sobre o seu processo artístico.
Além de explorar as origens da sua criatividade fora de série e das suas apaixonadas convicções políticas, Weiwei revela ainda a história do seu pai, Ai Qing, outrora o poeta mais influente da China e camarada próximo e íntimo de Mao Tsé-Tung.
LIVROS NÃO FICÇÃO
RENEGADOS, de Barack Obama e Bruce Springsteen
Sinopse oficial: Uma colectânea de conversas francas, íntimas e divertidas entre Barack Obama, o 44.º presidente dos Estados Unidos, e o famoso músico Bruce Springsteen. Durante estas conversas íntimas, partilham histórias e considerações acerca da vida, da música e do seu amor pelos Estados Unidos, com todos os desafios e contradições que isso implica. Num formato de álbum, “RENEGADOS” inclui ainda fotografias raras e exclusivas das colecções privadas dos autores, bem como material de arquivo inédito.
LIVROS NÃO FICÇÃO
UNICÓRNIOS PORTUGUESES, de Ana Pimentel
Sinopse oficial: Ana Pimentel mostra-nos neste livro como se faz um unicórnio com ADN nacional – desde o primeiro dia. Percebemos que não há uma receita única para o sucesso. Muitas vezes a paixão de inovar existe ainda antes de haver a ideia, noutras a ideia é moldada para se adaptar à realidade. Certo é que é preciso muita tenacidade e engenho para se chegar ao pódio.
Unicórnios Portugueses não é um conto de fadas, embora às vezes pareça. Aqui descobrimos a magia, mas também o lado prático do negócio, das rondas de investimento ao dilema dos IPO. É um relato real de uma história sem fim à vista: porque o fenómeno começou antes do que muita gente pensa… E está aí para durar.
LIVROS NÃO FICÇÃO
RUÍDO, de Daniel Kahneman
Sinopse oficial: Com ideias originais e apoiado em critérios científicos, Kahneman, Sunstein e Sibony explicam-nos que, onde existe um processo de tomada de decisão, existe ruído a influenciar o nosso julgamento. No entanto, com algumas técnicas simples, é possível reduzir essas interferências e aprender a tomar melhores decisões.
«Do prémio Nobel e a autor bestseller Daniel Kahneman, em coautoria com dois brilhantes académicos, “RUÍDO” é uma obra revolucionária que investiga a origem das más decisões e nos ensinaa fazer melhores juízos.» “The New York Times”
LIVROS NÃO FICÇÃO
A QUINTA VERDADE, de Don Miguel Ruiz
Sinopse oficial: Com a ajuda do filho, Don Miguel oferece-nos agora “A Quinta Verdade: Sê cético, mas aprende a ouvir”. Ser cético é vital, porque as pessoas comunicam através de símbolos e os símbolos enganam. Mas ouvir é ainda mais relevante porque, quando vemos além das palavras, redescobrimos a essência: aquela primeira mensagem, pura, com que todos nascemos. E nesse momento, tudo se torna mais fácil, compreendemo-nos e compreendemos os que nos rodeiam.
LIVROS- INFANTIL E JUVENIL
Livros para todas as idades, que fazem as delícias das mentes sonhadoras.
LIVROS- INFANTIL E JUVENIL
5 NOITES ATÉ AO NATAL, de Jimmy Fallon
Sinopse oficial: Quem nunca sentiu a emoção da chegada do Natal? A magia da época, o desejo de que os dias passem depressa… E que tal tornar a última semana até ao Natal ainda mais emocionante? Com as deliciosas ilustrações de RICH DEAS e o texto divertido e em verso de JIMMY FALLON, este livro sugere uma nova tradição para toda a família: a contagem decrescente até esse dia tão especial.
LIVROS- INFANTIL E JUVENIL
O VENDEDOR DE FELICIDADE, de Davide Cali
Sinopse oficial: A felicidade é o mais importante na vida, por isso, quando osenhor Pombo decide vendê-la — em frascos pequenos, grandes e de tamanho familiar —, surgem imediatamente compradores interessados. Uma pena que, quando o vendedor de felicidade vai embora, deixe cair um pequeno jarro. É então que a verdade é revelada…
LIVROS- INFANTIL E JUVENIL
VERDE É A COR DE NATAL, de Oliver Jeffers e Drew Daywalt
Sinopse oficial: Os lápis de cor de “O dia em que os lápis desistiram” estão de regresso. Tudo porque o verde insiste que é a única cor de Natal na caixa. É claro que os outros lápis também têm uma palavra a dizer… até porque não haveria Natal sem eles!
Pai Natal sem vermelho? Neve sem branco? Sinos sem prateado? Renas sem castanho? Afinal são precisas mais cores para tornar o Natal especial.
LIVROS- INFANTIL E JUVENIL
ESCAPE ROOM: CONSEGUES SAIR DO MUSEU?, de Gareth Moore e ilustrações de Beatriz Castro
Sinopse oficial: És capaz de resolver todos os quebra-cabeças e SAIR DO MUSEU? Ao percorreres a galeria vazia do Egipto, o som dos teus passos faz eco e um arrepio invade-te o corpo. Algo não está bem. Tentas sair, mas as portas não abrem – estão trancadas. É melhor começares a procurar uma saída alternativa!
[tps_footer]
De todos estes livros, qual foi o que te despertou mais curiosidade?
[/tps_footer]