© Pedro Pina / RTP

Festival da Canção 2023 | As opiniões dos primeiros finalistas

Quando estamos a caminhar para a segunda semifinal do Festival da Canção 2023, descobre as primeiras impressões dos primeiros finalistas!

A 57ª edição do maior evento da música portuguesa trouxe uma novidade em relação aos votos e a número de finalistas apurados em cada semifinal. Nesse sentido, o Festival da Canção 2023 tinha mais um finalista apurado em cada semifinal, passando de 5 para 6, chegando à final 12 concorrentes. O sexto elemento é escolhido somente pelo público. No entanto, a primeira Semifinal ficou marcada por um erro alheio à RTP. Devido a falha de uma operadora telefónica, um dos concorrentes, Esse Povo, não recebeu telefonemas do público em maioria do tempo da abertura das linhas telefónicas. Com isso, e por uma questão de justiça, o grupo foi automaticamente selecionado para a Final de dia 11 de Março. 

Este infortúnio deixou os concorrentes ainda com mais nervos, que agora começava os derradeiros segundos para saberem se passavam ou não. Com muita alegria de quem passou, e tristeza de quem ficou pelo caminho, Churky, Cláudia Pascoal, Mimicat, Neon SoHo, You Can’t Win, Charlie Brown e SAL reservaram bilhete para a final. Depois de saírem de palco, os primeiros finalistas falaram um pouco sobre os sentimentos que sentiam naquele momento.

Lê Também:   Guia dos Festivais de Verão para 2023

[Impressa] Primeiras Impressões? Sentimentos? Vai haver mudanças?

MimiCat: Comecei ali a chorar. Foi tipo,uma catarse mesmo, pá é alívio, alívio e felicidade. Estou super feliz porque para mim era muito importante conseguir chegar à à final, consegui e sinto-me de missão cumprida. Já me sentia antes, porque o mais importante é fazer chegar a música às pessoas e que as pessoas sintam alguma coisa com isso e que interajam e façam da música delas. E para além disso, pronto ter o bónus de passar. À final é óptimo. Uma música que é a tua, o trabalho que é teu, é um orgulho a dobrar. Vamos ter acrescentes. Vamos ter mais gente em palco e não sei se mais alguma coisa. Honestamente, ainda vamos reunir aqui para olhar para a atuação e perceber se faz sentido alterar alguma coisa, se não faz, se correu bem, tipo aquilo que estava, se funcionou.

 

Cláudia Pascoal: É muito alívio, alívio, porque foram muitos, muitos meses de trabalho desde Agosto, que eu estou a trabalhar nisto para estes 3 minutos, portanto, saber que estes 3 minutos foram ouvidos e foram valorizados é muito gratificante. E agora para a final algum acrescento novo algum?  Vamos sempre qualquer coisinha mais. Eu acho que temos um privilégio muito grande, temos tempo de antena e podemos fazer aquilo que gostamos. Portanto, eu tento sempre passar a minha história, o Porto, e tanques e pão e alheira. Muito trabalhinho daqui a 2 semanas também. O primeiro entusiasmo, sem dúvida nenhuma que esteja com as minhas Marias. Estamos todas contentes e depois imediatamente tenho tanto trabalho. Parece que no Festival da Canção é de facto, um espaço em que tu nunca tens descanso, o que é maravilhoso, mas ao mesmo tempo é preciso dormir-se. 
Festival da Canção 2023
© Pedro Pina / RTP
Churky: É pá fiquei um bocado estúpido. Porque nunca pensei que isto fosse acontecer assim. Surreal, eu fui convidado sem querer, não podia dizer que não. Mas confesso que nunca pensei nisto, sabes? Sempre foi uma coisa que eu pensei, o Festival da Canção, vou me divertir. Vou mostrar minha música ao público português, e para mim é uma grande ajuda enquanto um artista independente. Confesso que nunca estava, não estava mesmo à espera, então acho que foi um impacto grande, fiquei muito surpreso. 
Neon Soho: eEu acho que isto, para a nossa claque em casa, para os nossos amigos em casa foi tipo aquela sensação do golo do Éder. Dizer isto nestes momentos, porque é uma ilustração ótima da coisa. A isso ainda não temos pensado sequer se passássemos por isso foi inesperado. Acho que estamos ainda a digerir ainda. Isto foi tudo muito intenso na parte final e depois sair logo. Acho que agora precisamos amanhã de Respirar. Temos noção de muita coisa, mas independentemente passarmos em primeiro, segundo, último, isto é mais uma validação, é mais tempo de antena, portanto, estamos super felizes, foi assim um alívio.
Festival da Canção 2023
© Pedro Pina / RTP
YCWCB: Acho que até foi ligeiramente inesperado, não que a gente não acreditasse na música e depois de vermos como estaria bonito o que estávamos a fazer, mas acho que achamos ligeiramente inesperado, sem secalhar desvalorizar o que fizemos. Mas não sei, acho que há sempre aquela ideia, normalmente até errada. Que a Eurovisão e o Festival da Canção é preciso de coisas mais mexidas e a nossa claramente era uma música não quer dizer, menos mexida, mas diferente das outras. E sim aquela aquela ideia de que não estamos a fazer propriamente uma coisa para as massas. Será que isto funciona ou não pelo programa de televisão? Mudar no nosso caso sim, eventualmente poderá existir um outro pormenor. Necessidade da filmagem, mas eu acho que nós, ao longo dos dias, fomos acertando isso com a realização e do que já viu, já somos 6, não dá para pôr mais ninguém. 
SAL: Agora até a final. Talvez sim, talvez não. Ainda vamos pensar amanhã, vamos olhar com atenção e vamos ver e daí vamos decidir. Acho que, olhando para o processo, o processo até aqui teve sempre tantas coisas a acontecer e nós tivemos sempre tanta mão em tudo o que estava a acontecer, que acho que agora não vamos conseguir. Aguentar 15 dias sem mexer em mais qualquer coisa. Acho isso porque é a parte gira também de estarmos neste processo, podemos continuar a criar coisas e desafiar-nos a nós. Não vimos, não vimos nada, mas sentimos que a coisa foi aquilo que queríamos fazer. Portanto, não é, não é nesse sentido que queremos, que podemos mudar. Acho que se mudarmos é mesmo porque nos apetece querer inventar. Desvendar mais um bocadinho. É um lado lúdico disto tudo. A sensação foi muito boa. Mas muito bom. Tive momentos em que acreditei. Que ia passar. Tive momentos em que achei que não temos a mínima hipótese, e acabou por acontecer. 

VÍDEO | RECORDA A PRIMEIRA SEMIFINAL DO FESTIVAL DA CANÇÃO 2023

Quem achas que vai passar na segunda semifinal? Para ti, quem devia representar Portugal em Liverpool?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *