© RTP

Festival da Canção 2024 | Já são conhecidos os finalistas da primeira semifinal

Numa semifinal cheia de fortes emoções, já são conhecidos os primeiros seis finalistas que vão lutar por um lugar no Festival Eurovisão.

Há sessenta anos que o Festival da Canção faz parte da vida dos portugueses e, em seis décadas, o concurso ditou modas, impôs ideais e revelou músicas e artistas que passaram a fazer parte do cancioneiro do nosso país. Nomes como Simone de Oliveira, Carlos do Carmo e Dina passaram pelo Festival e tornaram-se personalidades da música portuguesa. António Calvário foi o primeiro grande vencedor do Festival, tendo vencido em 1964 com o tema “Oração”. Apesar das muitas participações de Portugal na competição que garante o acesso à Eurovisão, o nosso país apenas venceu a etapa internacional uma única vez, em 2017, com a canção “Amar Pelos Dois“, de Salvador Sobral.

Lê Também:   Festival da Canção | Os intérpretes e os temas deste ano

Outro dos nomes incontornáveis da história do Festival da Canção é Sara Tavares, a artista de ascendência cabo-verdiana que participou na competição em 1994, tendo vencido a edição com o tema “Chamar a Música“. A cantora perdeu a luta contra o cancro no final de 2023, mas não ficou esquecida e foi com uma emocionante homenagem a Sara que a primeira semifinal do Festival da Canção começou. Antes de se homenagear também Carlos Paião, subiram ao palco dez cantores que tentaram a sua sorte em arranjar um lugar para representar Portugal na Eurovisão que se realiza na Suécia, em maio.

festival da canção
© RTP

Nesta edição do Festival da Canção, mais de oitocentas pessoas submeteram uma canção para o concurso, mas apenas seis foram selecionadas para a competição, juntando-se a outras doze que foram convidadas a participar no Festival. Depois desta primeira semifinal, já foram conhecidos os primeiros seis finalistas que vão poder continuar a lutar por um lugar na Eurovisão.




E OS PRIMEIROS FINALISTAS SÃO…

Na primeira semifinal foram selecionados como finalistas Nena, a artista que interpretou “Teorias da Conspiração“; os Perpétua, uma banda que levou ao Festival da Canção um estilo city pop; Rita Rocha, a cantora mais nova da competição, com apenas dezassete anos de idade; João Borsch, o madeirense que apostou num estilo bem mais alternativo; Iolanda, a cantora que é já apontada como uma das favoritas do público; e Noble, o cantor que subiu sozinho a palco para interpretar um tema que fala sobre a perda de memória.

Lê Também:   Festival da Canção 2023 | Entrevista com Mimicat

Para trás ficaram Mela, a cantora madeirense que levou um pouco do oceano para cima do palco; Mila Dores, que nos presenteou com uma atuação bastante intimista; LEFT., o cantor que adicionou uma cama à sua performance; e Bispo, o rapper português que construiu em palco uma casa portuguesa que não deixou ninguém indiferente.

A segunda semifinal será disputada no próximo sábado, a 2 de março. Aí ficaremos a conhecer quais os restantes nomes que se irão juntar à lista de finalistas na luta por um lugar no Festival Eurovisão.

VÍDEO | JOÃO BORSCH É UM DOS FINALISTAS DO FESTIVAL DA CANÇÃO 2023

Que outro nome gostarias de ter visto como finalista do Festival da Canção 2024? Qual a tua música preferida?

One thought on “Festival da Canção 2024 | Já são conhecidos os finalistas da primeira semifinal

  • Não costumo ver o Festival da Canção, mas com este texto bem expl9icado fui rever as atuações

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *