They Shot the Piano Player. © Festival de San Sebastián

Festival de San Sebastián | Como Eles ‘They Shot the Piano Player’

Uma maravilhosa animação ‘They Shot the Piano Player’, da dupla Fernando Trueba e Javier Mariscal (‘Chico & Rita’), mais uma co-produção internacional de animação (com a produtora portuguesa Animanostra envolvida), abriu ontem uma das sessões fora da competição do Festival de San Sebastián. Estreia em breve em Portugal.

Após uma prolongada gestação de mais de uma década, a magistral dupla constituída pelo cineasta espanhol Fernando Trueba e pelo desenhador Javier Mariscal — os criadores de Chico & Rita’ (2010) — abriram ontem as sessões de competição com ‘They Shot The Piano Player’, um filme musical maravilhoso, que é ao mesmo tempo um documental de investigação, com uma história centrada na figura do discreto, mas extraordinário músico e pianista brasileiro Tenório Jr., que desapareceu em Buenos Aires na década de 60, durante a ditadura militar e não mais foi visto. Este filme em tom otimista e ousado, segue a figura de Jeff, um jornalista musical de Nova Iorque, numa investigação para a The New Yorker — que depois se transforma em livro — para descobrir a verdade sobre o misterioso desaparecimento de um jovem virtuoso do piano, brasileiro, chamado Francisco Tenório Júnior.


VÊ TRAILER DE ‘THEY SHOT THE PIANO PLAYER’

Lê Também:   Crazy For You: A Celebração do Musical

A longa-metragem musical de animação resulta não apenas como uma homenagem à vida de Tenório Jr., mas também como uma brilhante história evocativa sobre a origem do movimento musical da bossa nova, capturando um tempo fugaz e repleto de liberdade criativa, que coincide com um momento decisivo na história da América Latina, nos anos 60, pouco antes de alguns países sul-americanos, como o Brasil e a Argentina, caírem sob ditaduras militares totalitárias. Mas o filme é muito mais do que isso, pois sob os desenhos animados, traz-nos uma profunda investigação jornalística, com os amigos e familiares do músico desaparecido e sobretudo com alguns dos maiores nomes da música popular brasileira, de João Gilberto a Caetano Veloso, Gilberto Gil, Vinicius de Moraes, Paulo Moura e outros menos conhecidos mas importantes ou relacionados com o contexto, todos dando um testemunho sincero e verdadeiro sobre o enorme talento e visão de Tenório Jr..

They Shot the Piano Player
‘They Shot the Piano Player’. © Festival de San Sebastián


Lê Também:   80º Festival de Veneza | Como um ‘Comandante’ pode começar a salvar um Festival?

E, para completar, o personagem principal e narrador é dobrado pelo ‘vozeirão’ do grande Jeff Goldblum, que reflete de uma forma sentida a paixão que permeia esta luminosa animação, passada entre as ruas de Nova Iorque e da Cidade Maravilhosa, com a Praia de Ipanema e o Morro dos Dois Irmão, em fundo. O filme, também com a ajuda também do carioca João (dobrado pela voz de outro grande Tony Ramos), leva-nos numa viagem vibrante ao coração de uma música que mudaria a história para sempre e partilha a trágica história de um músico cuja vida foi demasiado curta. Nesta co-produção internacional estão envolvidas a produtora portuguesa Animanostra, com Humberto Santana a aparecerem no genérico, bem com a RTP e o ICA. Em breve e ainda bem, vamos ver este filme nas salas nacionais.  

JVM

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *