O Meu Nome é Alice

Festival Mental prepara-se para a sua terceira edição

O Festival Mental é uma iniciativa que regressa pela terceira vez com o objetivo de combater o estigma em saúde mental através das artes, incluindo o cinema.

Depois de duas edição de sucesso, o Festival Mental prepara-se para mais uma edição que irá decorrer em novembro deste ano. A iniciativa, coproduzida pela DGS (Programa Nacional para a Saúde Mental), e que conta com a Magazine.HD como Media Partner, procura combater o estigma da saúde mental através da arte, incluindo o cinema, permitindo que os realizadores portugueses, e internacionais, possam contribuir com as suas obras através de um open call que se encontra aberto até 15 de agosto – sabe como participar aqui!

Segundo o relatório Health at a Glance 2018, Portugal é o quinto país europeu cuja população mais sobre com problemas mentais, um número alarmante que traz luz a uma situação que deve ser combatida – a grande missão do Festival Mental. A iniciativa organiza M-Talks, disponíveis no seu canal do Youtube e nos quais os convidados debatem assuntos relevantes, assim como uma Mostra que terá lugar em novembro de 2019, com uma quarta edição em maio de 2020.

Lê Também:
Festival Mental | Open Call para a edição de 2019

Nas primeiras duas edição foram usados para debater a saúde mental os filmes “Divertida-Mente“, “16 Years of Alcohol”, “Vida Interrompida”, “O Meu Nome é Alice“, “Coco“, “Uma História de Amor”, “Suicide Room”, e “Uma Mente Brilhante”.

Durante a mostra de 2017 foram ainda apresentadas as curtas “The Waves” de Oscar Lewis, “Hum” de Lauren Morelli, “In Het Hoofd Van Mijn Zusje” de Ingrid Kamerling, e “Muletas” do português Luis Campos. Um ano depois, durante a segunda edição da Mostra, o Festival Mental abriu um open call no qual participaram 90 projetos de 23 países, dos quais nove foram selecionados, e tendo um sido premiado: “Crazy”, “À La Divine”, “Early Days”, “Le Voyage de Laura”, “Lucy”, “Meer bei Nacht”, “Panic Attack!”, “Voices”, e “Gentle Mentals”.

TRAILER | A ÚLTIMA EDIÇÃO DO FESTIVAL MENTAL

Participe neste debate simples, direto, e informativo, para todas as pessoas, e combata este mal de forma sustentada e continuada por todo o país.

Ângela Costa

Mestre em Cinema pela Universidade da Beira-Interior, sou apaixonada pelo cinema japonês e toda a cultura que o envolve. Adoro igualmente fotografia e se tiveres curiosidade passa no meu Instagram ;) Música e videojogos são dois outros grandes interesses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *