Festival Mental prepara-se para a sua terceira edição
O Festival Mental é uma iniciativa que regressa pela terceira vez com o objetivo de combater o estigma em saúde mental através das artes, incluindo o cinema.
Depois de duas edição de sucesso, o Festival Mental prepara-se para mais uma edição que irá decorrer em novembro deste ano. A iniciativa, coproduzida pela DGS (Programa Nacional para a Saúde Mental), e que conta com a Magazine.HD como Media Partner, procura combater o estigma da saúde mental através da arte, incluindo o cinema, permitindo que os realizadores portugueses, e internacionais, possam contribuir com as suas obras através de um open call que se encontra aberto até 15 de agosto – sabe como participar aqui!
Segundo o relatório Health at a Glance 2018, Portugal é o quinto país europeu cuja população mais sobre com problemas mentais, um número alarmante que traz luz a uma situação que deve ser combatida – a grande missão do Festival Mental. A iniciativa organiza M-Talks, disponíveis no seu canal do Youtube e nos quais os convidados debatem assuntos relevantes, assim como uma Mostra que terá lugar em novembro de 2019, com uma quarta edição em maio de 2020.
Nas primeiras duas edição foram usados para debater a saúde mental os filmes “Divertida-Mente“, “16 Years of Alcohol”, “Vida Interrompida”, “O Meu Nome é Alice“, “Coco“, “Uma História de Amor”, “Suicide Room”, e “Uma Mente Brilhante”.
Durante a mostra de 2017 foram ainda apresentadas as curtas “The Waves” de Oscar Lewis, “Hum” de Lauren Morelli, “In Het Hoofd Van Mijn Zusje” de Ingrid Kamerling, e “Muletas” do português Luis Campos. Um ano depois, durante a segunda edição da Mostra, o Festival Mental abriu um open call no qual participaram 90 projetos de 23 países, dos quais nove foram selecionados, e tendo um sido premiado: “Crazy”, “À La Divine”, “Early Days”, “Le Voyage de Laura”, “Lucy”, “Meer bei Nacht”, “Panic Attack!”, “Voices”, e “Gentle Mentals”.
TRAILER | A ÚLTIMA EDIÇÃO DO FESTIVAL MENTAL
Participe neste debate simples, direto, e informativo, para todas as pessoas, e combata este mal de forma sustentada e continuada por todo o país.