Festival Panos

Festival PANOS no Teatro D. Maria II este fim-de-semana

O Festival PANOS – palcos novos palavras novas apresenta-se, pela primeira vez, no Teatro Nacional D. Maria II entre os dias 26 e 28 de abril.

Ao longo destes 3 dias, seis grupos de actores adolescentes levam à Sala Garrett e à Sala Estúdio 3 peças originais de escritores reconhecidos: “Os Anciãos”, de Deborah Pearson, Lobo à Porta, de Isabela Figueiredo, e “Dicionário, de José Maria Vieira Mendes. O Festival PANOS tem como principal objectivo cruzar o teatro infantil e juvenil com as novas dramaturgias. Cada um destes textos será representado duas vezes, por dois grupos diferentes de jovens atores entre os 12 e 18 anos.

Lê Também:
Abril no teatro: Lisboa

No total, à edição deste ano do projeto candidataram-se cerca de 50 grupos provenientes de várias zonas do país, tendo resultado deste processo a estreia de 30 espetáculos. Destes, foram eleitos os seis grupos de teatro que se apresentarão no D. Maria II: O Clube de Teatro ‘O Gilteatro’ do Agrupamento de Escolas de Alcochete, o Grupo Cénico – Colégio José Álvaro Vidal / Fundação CEBI (Alverca), o Grupo de Teatro Juvenil do Virgínia (Torres Novas), o CAF BCV – Centro de Artes e Formação – Junta de Freguesia do Lumiar, o Grupo de Teatro da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado (Santarém) e o Na Xina Lua da Escola Secundária de Tondela.

No dia 27 de abril, sábado, às 17h, o Salão Nobre do D. Maria II recebe ainda o lançamento do livro PANOS – palcos novos palavras novas, uma edição do TNDM II com as três peças de teatro originais, encomendadas para esta edição do Festival. No mesmo dia, à noite, após o final dos espetáculo, haverá uma festa no Átrio do D. Maria II, com música a cargo do DJ Quim Albergaria.

A 12ª edição do PANOS é a primeira a ter lugar no Teatro Nacional D. Maria II, com coordenação de Sandro William Junqueira, depois do projeto ter sido desenvolvido pela Culturgest entre 2005 e 2017.

Já tens planos para este fim-de-semana?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *