Santa Cruz © SANTAcurtas

SANTAcurtas 2022 | Santa Cruz com cinema ao ar livre

SANTAcurtas está de regresso a Santa Cruz, na Madeira, para cinema ao ar livre todas as sextas-feiras de agosto.

Mais um festival de cinema que está de regresso depois dos terríveis anos de pandemia. Após dois anos, o SANTAcurtas   está de regresso a Santa Cruz na ilha da Madeira para apresentar um conjunto de 17 curtas-metragens de seis países. No total, serão apresentadas obras de 26 cineastas no auditório do ar livre da Casa da Cultura de Santa Cruz, durante todas as sexta-feiras de Agosto. As sessões são gratuitas, começam às 21h30 e terão uma duração de certa de duas horas.

Festival Santacurtas
Cartaz promocional do Festival SANTAcurtas © SANTAcurtas 2022

Entre os filmes que serão exibidos destacamos o irreverente “La Jetée”, de Chris Maker, o sempre inovativo cinema experimental de Êdgar Pêra com de “Mar Portuguez” ou “Junior”, da cineasta Julia Ducournau que saiu aclamada do Festival de Cannes em 2021 pela obra “Titane”. O festival SANTAcurtas é organizada pela Casa da Cultura de Santa Cruz – Quinta do Revoredo, com a direcção técnica de Emanuel Gaspar. Pedro Pão, responsável dos Screenings Funchal, é o programador desta edição que decorre em parceria com a NOS Madeira. Segundo a organização:

O SANTACURTAS apresenta-se como uma distinta reinterpretação contemporânea de uma mostra de cinema que ocorria nos anos 90 na Casa da Cultura/ Quinta do Revoredo, em Santa Cruz, na Ilha da Madeira. Esta nova abordagem pretende implementar uma dinâmica cinematográfica de continuidade e valorização do agradável anfiteatro debruçado sobre o mar. O SANTACURTAS – Mostra de Cinema tem como objetivo dar a conhecer curtas que estejam fora do circuito comercial, alternativos e de autor, contribuindo para a criação e formação de novos públicos e, simultaneamente, colmatando a falta de um cinema alternativo que satisfaça um público mais exigente.

Esta é mais oportunidade do público madeirense e também dos habitantes do concelho de Santa Cruz conhecerem um pouco do cinema independente e do cinema alternativo, que raramente chega à região. O verão está aí, mas o público continua a requerer obras frescas e novas formas de fazer cinema. Na Madeira este abraçar do cinema indie faz-se com o Oceano Atlântico por detrás, uma forma encontrada para não esquecer aquilo que de melhor caracteriza a ilha, que continua a fazer de tudo para abrir horizontes.

Lê Também:   Recorde dos últimos 30 anos: Recentes aumentos de preços nas Telecomunicações em Portugal

Por último, de referir que o SANTAcurtas conta previamente com espetáculos de música ou dança para abraçar outras artes. Abaixo deixamos-te o vídeo de apresentação do SANTACurtas, que foi divulgado no Facebook do festival. Acompanha as novidades do festival através das redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *