Fifa 15 (PS3) | Análise

 

 fifa 15  

  • Editora: Electronic Arts
  • Produtora: EA Sports
  • Plataformas: PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360, PC, PS Vita, 3DS, Wii

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Todos os anos, quando o verão está a acabar, somos brindados com uma nova temporada futebolística nas nossas consolas. Fifa 15 é um nome de peso mas transporta a responsabilidade desse nome e de ser o jogo que deverá fazer o salto entre gerações de consolas. Todavia, decidimos analisar Fifa 15 na geração anterior (PS3, Xbox 360, Wii) para ver se a EA Sports se esqueceu dos jogadores que ainda não compraram as novas consolas.

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Começando por algo importante para nós, portugueses, Fifa 15 traz todas as equipas da nossa Primeira Liga. Está tudo oficial e bem recriado, para que possamos fazer o nosso campeonato nacional. A isso junta-se o regresso do Modo Torneio que tanto jeito dá quando estamos a passar uma tarde entre amigos e ainda outras melhorias noutros modos. Dessas melhorias, devemos salientar o famoso Ultimate Team, que agora apresenta algumas alterações, tanto no sistema de leilões, como na própria gestão da equipa. As diferenças não são muitas, para que o sistema continue intuitivo, mas têm algum peso e aos poucos o jogador irá descobri-las e aprender com elas.

O que salta imediatamente à vista são as melhorias no ambiente que Fifa 15 tenta recriar, notando que o feito na versão World cup deste verão não foi um acaso e a EA está atenta às opiniões dos jogadores e críticos. Os estádios estão mais vivos (claro que na versão PS3 não se nota tanto quanto nas novas consolas), têm mais cor e existem mais animações. Na parte sonora também existe uma evolução positiva, não propriamente nos comentários, que mantêm o nível, mas no ambiente nos estádios, com um público mais ativos e personalizado. A isto juntam-se as animações durante o jogo, que tornam tudo mais realista. Por vezes tais animação são um pouco frustrantes, pois queremos continuar a jogar de imediato, mas são detalhes que tornam o jogo mais real e menos jogo, como por exemplo uma bola sair do campo e regressarem duas porque um apanha-bolas se enganou, sendo necessário que um jogador retire a bola de campo, perdendo-se tempo mas ganhando-se realismo.

fifa_15_gameplay

Outro ponto facilmente detetado é a melhoria nos guarda-redes, apesar de por vezes notarmos algumas falhas, é óbvio que a EA tentou melhorar os movimentos e antecipações dos guarda-redes. Tal nota-se, principalmente, nas saídas dos guarda-redes quando um avançado está isolado, ou nos lances de bola parada. Todavia, nem tudo são melhorias, e ao termos agora guarda-redes que se posicionam para encurtar ângulos, muitas vezes conseguimos vê-los ligeiramente adiantados e torna-se mais fácil marcar alguns golos por cima dos mesmos. Experimentem e algumas vezes conseguirão golos de grande beleza. Existem outros detalhes, como o guarda-redes que estica a perna caso se lance para o lado errado ou aquele que segue apenas a bola com o olhar, pois nunca conseguirá lançar-se a tempo.

Sendo este um jogo coletivo, a inteligência artificial é muito importante. Começando pela IA dos nossos adversários, devemos aplaudir o trabalho da EA ao conseguir criar momentos em que a equipa adversária consegue adaptar-se ao que está a acontecer, sendo usual vermos o nosso adversário reformular táticas consoante o resultado ou alterações nossas. A defesa é mais agressiva, dá menos espaços e nos níveis mais altos de dificuldade terão de “suar” para vencer o jogo. Olhando para a IA que comanda os nossos companheiros de equipa a “história” já não é tão equilibrada, e se por lado temos boas movimentações atacantes que nos ajudam a encontrar espaços e a chegar à baliza o mais rápido possível, criando boas oportunidades, a defender os problemas continuam, com os nossos companheiros a deixarem-nos quase toda a responsabilidade, o que torna o nosso esforço desequilibrado entre o que temos de fazer para atacar e defender.

FIFA-15-Images

Posto tudo isto, Fifa 15 melhorou mas as suas melhorias não são uma revolução. Está mais espetacular, mais objetivo, e apresenta detalhes que o tornam mais realista. A melhoria nos guarda-redes é, de longe, o maior passo que este jogo dá para continuar a ser uma grande aposta dos fãs do desporto rei. No entanto, e tal como tem sido nos últimos anos, é na componente online que Fifa respira qualidade, principalmente com o seu Ultimate Team que nos levará a jogar até ao próximo verão. Sendo esta a versão PS3, graficamente não existe grande salto, mas o ponto mais importante continua muito bom: a jogabilidade que nos faz sentir que estamos a controlar a totalidade do nosso jogador, e isso é o mais importante num jogo de futebol.

Pontos fortes:

  • Ambiente nos estádios
  • Ultimate Team continua muito bom
  • Inteligência artificial do adversários adapta-se como nunca

Pontos fracos:

  • Gostávamos de ver mais melhorias
  • Inteligência artificial dos nossos colegas não está ao nível da dos adversários

LP

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4 thoughts on “Fifa 15 (PS3) | Análise

  • Sobre o jogo digo que é o melhor que já joguei mas tem as falhas apresentadas nesta análise. A nossa equipa deveria jogar mais sem bola. Graficamente também está muito bom.
    Em relação ao vou texto digo o seguinte: vejo o vosso site à muito tempo mas como não tenho Facebook não comento posts nem participo em passatempos mas dou os parabéns por ter análises a jogos muito melhores do que os sites que apenas falam sobre jogos.As vossas análises são mais curtas e mais objetivas e focam o essencial e percebemos facilmente coisas que de outra forma nem sequer iria notar. Continuem assim durante muitos anos.

    saudações em alta definição!
    RR

  • Enquanto jogador os jogos de futebol não conquistam mas tenho reparado em boas evoluções nos últimos tempos. Também não costumo comentar e se tivesse que escolher um jogo não seria este mas é preciso dizer que uma pessoa atenta repara que todas as análises de jogos deste site são feitas pela mesma pessoa e aproveito para entrar na conversa com o Rogério Ribeiro para lhe dizer que o Luís Pinto é mesmo um grande critico e provavelmente é o melhor critico literário no nosso pequeno país. Já falei com ele pessoalmente uma única vez e o seu conhecimento de jogos é muito assinalável e é por isso que está acima do que se faz em termos de críticas de jogos. Mas também recomendo ao Rogério outras análises feitas neste site, por exemplo as da Catarina em cinema que sao muito boas e sempre me acompanharam neste site. parabéns à Magazine e ao Luís pelo trabalho.

  • Olá, Rógério e Cardoso.

    Em primeiro lugar, agradecemos imenso os vossos comentários e elogios. Os comentários dos nossos leitores são sempre uma fonte de motivação para continuarmos a trabalhar e a tentar melhorar (pode parecer um cliché, mas é a verdade)

    Rogério, lamentamos que não participe nos nossos passatempos por não ter uma conta do Facebook, mas apreciamos o facto de nos seguir há muito tempo, como indica. A Magazine HD tenta ser um nome de referência em vários meios, diversificado e agradável, e sermos comparados a sites especializados é um orgulho.

    Cardoso, tal como já fiz várias vezes no meu blog de crítica literária, volto a agradecer as suas palavras. Mais importante do que saber que alguém nos considera bons no que fazemos, é importante sentir que as pessoas “gastam” algum do seu tempo a ler o que fazemos e que se sentem informadas com os nossos artigos.

    Em nome de toda a Magazine HD, agradeço as vossas palavras e espero voltar a ver comentários vossos.

    LP

  • Senhores,
    Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho que desempenham de maneira clara, coesa e objetiva. As análises forncecidas por vocês dizem exatamente e somente aquilo que queremos e precisamos saber.

    Um abraço,
    Alessandro

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