Este filme português está a caminho dos Óscares 2026
Depois de “Ice Merchants” (2022, João Gonzalez) ter sido nomeado aos Oscars em 2023 na categoria de melhor curta-metragem de animação, há um novo sucessor português na categoria: “Cão Sozinho” (2025, Marta Reis Andrade).
O filme de Marta Reis Andrade já teve 41 exibições em festivais de cinema, destacando-se o Curtas Vila do Conde e Cinanima. Trata-se, pois, de uma história de inspiração biográfica para a realizadora.
Qual a narrativa de Cão Sozinho?

“Cão Sozinho” é a primeira curta-metragem de animação realizada por Marta Reis Andrade a título individual e profissional. Antes disso, a realizadora fez duas curtas-metragens em contexto académico “Anda até mim” (2016) e “The Village Game” (2017). Mais tarde, em co-realização com Marta Sousa Ribeiro fez a curta-metragem “As Horas” (2023).
Esta nova curta-metragem traz um assunto pessoal para a realizadora. Assim, “Cão Sozinho” conta a história verdadeira de um cão que ficou abandonado na sua própria casa. No filme, Marta Reis Andrade, reflete igualmente sobre o tempo em que o seu avô experienciou a viuvez, enquanto ela regressava de Londres, depois de ter frequentado um mestrado no Royal College of Art de Londres, momento esse em que a própria realizadora também sentiu solidão.
Como está a ser o percurso do filme?
“Cão Sozinho” recebeu há dias o Grande Prémio do 49.º Festival Cinanima que decorreu entre 7 e 16 de novembro em Espinho. O festival está creditado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood como um festival que qualifica para os Oscars. Assim, foi neste sentido que “Cão Sozinho” entrou na corrida ao Oscar de melhor curta-metragem de animação e que já se encontra na lista de pré-seleção, podendo, portanto, suceder a “Ice Merchants” na categoria.
A organização do festival Cinanima destacou o “estilo visual muito distinto e original” como justificação do prémio atribuído.
“Cão Sozinho” está a ter um percurso já bastante interessante. Estreou mundialmente no festival Animafest em junho na cidade de Zagreb (Croácia), onde ganhou logo o Prémio Especial do Júri. Depois disso, além do Curtas Vila do Conde e Cinanima, o filme já teve várias exibições nacionais e internacionais em festivais como, por exemplo, o MotelX (Lisboa), AFI Fest (E.U.A.), Festival de Curtas-Metragens de Uppsala (Suécia), Animest (Roménia), entre outros. Venceu já um total de 12 prémios.
A saber, o filme de 12 minutos tem como produtores David Doutel e Vasco Sá que já antes tiveram o seu filme “Fuligem” (2014) também como potencial concorrente aos Oscars.
Marta Reis Andrade nasceu em 1991 e frequentou a Escola Superior de Teatro e Cinema no ramo de realização. Acabou por terminar a licenciatura na FAMU em Praga. Estudou ainda animação no Atelier de Sèvres em Paris, antes de partir para o mestrado em Londres.
Onde podes ver Cão Sozinho?

Para já, o filme está a percorrer o seu habitual percurso de festivais de cinema, pelo que as oportunidades que tens de ver esta obra ainda serão pontuais e específicas.
Contudo, “Cão Sozinho” vai ainda ter um destaque maior em Portugal já em dezembro. Isto porque o filme faz parte do programa “Novas Curtas Portuguesas” no âmbito do Dia Mais Curto, uma ação que decorre em várias cidades portuguesas. Assim, podes vir a ver o filme muito em breve numa cidade perto de ti, numa sessão organizada pelo teu cineclube, associação, escola ou município local. Fica atento/a pois também aqui na Magazine.HD partilhamos a programação dos cineclubes!

