São Jorge | © Filmes do Tejo

Os filmes que Portugal candidatou aos Óscares

Ainda não sabemos se será “Variações”, “Parque Mayer”, “A Herdade” ou “A Raiva” a representar Portugal nos próximos Óscares. Enquanto isso, que tal conheceres todos os filmes já candidatos?

1 de 35

Desde 1980 que Portugal tem candidatado quase ininterruptamente um filme aos Óscares, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Tal como noticiámos recentemente, não se sabe ainda qual será selecionado para participar na competição este ano, embora saibamos que a escolha está ente “Variações“, “Parque Mayer“, “A Herdade” ou a “Raiva”, eleitos pela Academia Portuguesa de Cinema. Assim, enquanto esperamos mais notícias neste tópico, convidamos-te a percorrer todos os filmes que foram anteriormente escolhidos para representar o país nos Óscares, sempre sem sucesso, infelizmente. Relembramos que o cinema em Portugal sofreu bastante com a ditadura de Salazar, conforme podes ler no nosso artigo comemorativo do Dia de Portugal, mas que, principalmente desde os anos 90, têm surgido grandes cineastas e realizadores, que deram vida a grandes filmes, alguns dos quais estão nesta lista. Vamos a isso?

MANHÃ SUBMERSA (1980)

Manhã Submersa
Manhã Submersa | © Sonoro Filme

Realizador: Lauro António

“Manhã Submersa” é uma adaptação do romance homónimo de Vergílio Ferreira, segue a trajetória de António Santos Lopes, nos anos 40. Narrado pela voz do próprio já em adulto, António é obrigado a estudar num seminário por revelar ser uma criança inteligente, através do incentivo da Dona Estefânia, que o protege nesse percurso.

1 de 35

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *