O Último Tango em Paris

Filmes a não perder na Cinemateca Portuguesa em fevereiro (Parte I)

[tps_header]

Eis a nossa recomendação, dos grandes filmes que serão exibidos na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no segundo mês de 2019. 

[/tps_header]

Durante todo o mês de fevereiro, a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema continua com a segunda parte do programa dedicado aos 70 anos da existência desta casa, ao que acrescem 18 novos filmes contemporâneos, aos 17 que foram projetados em janeiro.

Destacam-se nomes considerados importantes do cinema contemporâneo, mas de uma secção do cinema contemporâneo mais underground, pouco conhecido do grande público. Destaques para Valeska Grisebach, Wang Bing, passando por Abderrahmane Sissako ou por André Novais Oliveira. O cinema do mês de fevereiro da Cinemateca Portuguesa é um cinema do distinto, de histórias pouco faladas, mas preponderantes para compreender todo o cinema contemporâneo.

Programação Cinemateca fevereiro
in Memoriam Bernardo Bertolucci

Igualmente em foco está o trabalho de Bernardo Bertolucci (1941-2018) na secção In Memoriam, destacando assim aquele que foi um dos nomes mais demarcantes do cinema italiano de sempre e que marcou as décadas seguintes aos anos cinquenta a sessenta. Destaque para a projeção de “O Último Tango em Paris”, com Marlon Brando e até para “Novecento (1900)”, com Robert De Niro. Segundo a Cinemateca, este é um cineasta do íntimo e do político.

Marcado pelo advento da nova vaga francesa e, especificamente, o cinema de Jean-Luc Godard (a juventude, a política, o futuro do cinema e a procura de novas formas com vista à criação de um olhar socialmente consciente sobre o mundo – Bertolucci chegaria a dizer que o francês era a língua oficial do cinema), o realizador italiano faria um cinema assente no cruzamento, justamente, entre a política e a intimidade – realizador, por isso, tanto do corpo como das ideologias políticas.

Fica a conhecer os filmes destes grandes ciclos para o mês de fevereiro e tudo o que de melhor a Cinemateca tem para oferecer em 2019 a seguir. 




“Sehnsucht”, F.R. 4-2-15h30

Cinemateca Programação fevereiro
Saudade

Segundo filme de Valeska Grisebach, entre a estreia com MEIN STERN (já exibido na Cinemateca) e WESTERN (muito recentemente estreado em Portugal). Uma peculiar declinação dos trâmites “realistas”, aliás característica de muitos dos cineastas associados, como Valeska, à “nova escola de Berlim”, e uma história desenrolada num ambiente “operário” que prefigura já um pouco do que WESTERN viria a ser. Um homem, depois de uma noite de copos e dança, acorda ao lado de uma mulher que não é a sua. O que se passou realmente é um mistério para ele, tanto como para os espectadores. Primeira exibição na Cinemateca.




“Prima Della Rivoluzione”, F.R. 4-2-21h30

Cinemateca Programação fevereiro
Prima-della-Rivoluzione

“Quem nunca viveu antes da revolução, não conheceu a doçura de viver.” A célebre frase de Talleyrand (que se referia especificamente à Revolução Francesa) é citada em epígrafe nesta segunda longa- -metragem de Bertolucci, à qual também serve de título. O filme é a história da educação sentimental de um jovem burguês de Parma, às voltas com um envolvimento sentimental incestuoso com a tia e a relação com o seu mentor intelectual, um pensador marxista. Um filme ao mesmo tempo confessional e intelectual, magnificamente realizado, talvez a obra-prima do realizador, então com 24 anos.




“Pas de Repos pour les Braves”, L.P. 5-2-18h30

Cinemateca Programação fevereiro

Realidade e fantasia sobrepõem-se frequentemente no cinema de Alain Guiraudie, que não deixa por isso de ser eminentemente “realista” – apenas retratando, se assim se quiser, uma “realidade alternativa”, perfeitamente contígua à realidade reconhecível. PAS DE REPOS POUR LES BRAVES conta a história de um homem que evita adormecer por estar convencido de que morre se voltar a dormir: através dum Sul de França “alternativo”, uma narrativa em que abundam os duplos, os segredos, uma magia misteriosa e, sobretudo, uma imaginação livre e fervilhante. Primeira exibição na Cinemateca.




“Il Conformista”, F.R. 5-2-19h

Cinemateca programação fevereiro

Esta adaptação do romance epónimo de Alberto Moravia é, para muitos, a obra-prima de Bertolucci. Na Itália fascista, um homem, acomodado ao regime, no típico conformismo das «pessoas vulgares», acaba por ser contratado para assassinar um ex-professor seu, dissidente do regime e instalado em Paris. Um filme de excecional riqueza visual, feito por um cineasta que ainda não completara 30 anos.




“Algérie, Année Zero” + “La Petite Prairie Aux Bouleaux”, F.R. 5-2-21h30

Cinemateca programação fevereiro
Argélia, Ano Zero

A abrir a sessão, o filme que Marceline Loridan e Jean-Pierre Sergent fizeram (na sequência do ativismo de ambos, em Paris, contra a guerra na Argélia) sobre os primeiros momentos da independência desse país. Já em LA PETITE PRAIRIE AUX BOULEAUX, uma longa-metragem de ficção fortemente autobiográfica, Marceline Loridan filma Anouk Aimée como uma sobrevivente do Holocausto. Depois de muitas viagens através do mundo, Myriam, cineasta e grande repórter, resolve regressar ao local onde viveu os piores horrores da sua existência: Auschwitz-Birkenau. Um filme impressionante cujo projeto foi acalentado em silêncio por Loridan durante cerca de 40 anos, o intervalo necessário para o regresso a um tão violento passado. ALGÉRIE, ANNÉE ZERO é uma primeira exibição na Cinemateca.




 “Mudar de Vida”, L.P. 6-2-18h30

Cinemateca programação fevereiro

Na segunda longa-metragem de Paulo Rocha ecoa em surdina a guerra colonial, seguindo-se a história de um homem que regressa ao país e se reencontra dificilmente com a sua aldeia natal, por onde também passam sinais de um desejo de mudança. Mudança de vida, mudança de cinema. Depois de OS VERDES ANOS (1963), novo fortíssimo retrato de um país e de um tempo, numa obra que convida incessantemente a novas visões e avaliações. A apresentar na versão digital.




“Dare Mo Shiranao”, F.R. 6-2-21h30

Cinemateca programação fevereiro

O cinema “adulto”, na indústria norte-americana, tem fugido a alta-velocidade para o meio da televisão e, especificamente, para a indústria das séries, onde a liberdade de criação e temática, seja sobre a vida contemporânea norte-americana ou por lugares de fantasia, encontram poucos limites em termos criativos e financeiros. LOVE IS STRANGE é, decididamente, uma exceção no atual panorama da indústria: um certo “cinema do meio”, feito de personagens reais e dramas verdadeiros, onde se conta, através do drama da precariedade, e numa cidade gentrificada, a história de amor de um casal homossexual à beira da terceira-idade. Um comovente filme de um autor — Ira Sachs — que reflete a vida urbana da classe-média de Nova Iorque, e arredores, no século XXI. Primeira exibição na Cinemateca.




“Novecento”, F.R. 7-2-18h

Cinemateca programação fevereiro
1900

Um filme monumental e poderoso, que um crítico definiu como uma espécie de E TUDO O VENTO LEVOU do Partido Comunista Italiano, embora Bertolucci tenha obviamente pensado no Visconti de IL GATTOPARDO. O filme conta a história da Itália entre 1900 e 1945, através da vida de dois homens de famílias muito diferentes, um camponês e o neto de um grande proprietário de terras, que nascem no mesmo dia e no mesmo lugar. As vicissitudes da História italiana farão com que os dois se aproximem, se afastem e voltem a aproximar-se. Note-se que embora em todo o mundo o filme seja conhecido como 1900, o título italiano, NOVECENTO, significa “o século XX”. A apresentar em cópia digital na versão integral estabelecida pelo realizador em 1991.




“Comment Yukong Déplaça les Montagnes”, L.P. 8-2-18h30

Cinemateca programação fevereiro

COMMENT YUKONG DÉPLAÇA LES MONTAGNES é um filme constituído por 12 partes autónomas que versam sobre a vida quotidiana na China após a Revolução Cultural e que vai buscar o seu título a uma antiga narrativa chinesa. Apresentamos dois dos seus episódios: “LA PHARMACIE No 3: SHANGHAÏ” (79 minutos) e “HISTOIRE D›UN BALLON, LE LYCÉEN N°31 À PÉKIN” (19 minutos). No primeiro, Ivens e Loridan filmam uma farmácia-piloto que não se limita a distribuir medicamentos, uma vez que todos se esforçam para melhorar o serviço em prol do bem da coletividade. “HISTOIRE D’UN BALLON, LE LYCÉEN N°31 À PÉKIN” centra-se, por sua vez, no debate ideológico entre um professor e um aluno a partir dum incidente no recreio com uma bola.




“Wall-E”, Palácio Foz 9-2-15h

Cinemateca programação fevereiro

Uma maravilha de animação produzida em Hollywood. Num futuro distante e graças à poluição, o planeta Terra não pode ser habitado por humanos, só por máquinas, mas o nosso herói, o pequeno robot Wall E, descobre uma planta no meio do lixo e dos destroços. Será um sinal do renascimento da Terra? Wall E recebe a visita de uma linda robot enviada para investigar. É amor à primeira vista!




“La Strategia del Ragno”, F.R. 9-2-21h30

Cinemateca programação fevereiro
Giuio Brogi e Alida Valli

Adaptado de um conto de Borges, Tema do Traidor e do Herói, LA STRATEGIA DEL RAGNO é uma obra maior de Bertolucci, construída em forma de inquérito policial, na qual um homem procura descobrir a verdade que se esconde por detrás da imagem do seu pai como mártir antifascista, descobrindo uma personalidade dúbia e uma conspiração para fazer dele essa vítima esperada. Como PRIMA DELLA RIVOLUZIONE e IL CONFORMISTA, este filme marcado pelo desencanto entrelaça o tema político e a vida pessoal, como “uma terapia psicanalítica, embora nunca de modo direto”, nas palavras do realizador.




“Marceline, Un Femme, Un Siècle”, L.P. 11-2-18h30

Cinemateca programação fevereiro
Marceline Loridan

Um documentário produzido pela televisão francesa, pouco tempo antes da morte de Marceline Loridan, que atravessa, pelos vários passos da sua vida (e com testemunhos da própria), toda uma história de um século XX marcado pela guerra, pela discriminação, e pela luta pela liberdade, seja no ativismo contra a guerra da Argélia, nas marcas deixadas pelo Holocausto e Auschwitz, ou o encontro com Joris Ivens, com quem viveria e trabalharia. Um encontro com uma mulher, autora e realizadora marcante para entendermos o passado, a luta pela nossa liberdade, e as questões e lutas políticas que ainda nos apoquentam, hoje, no nosso presente. Primeira exibição na Cinemateca.




“Nana”, F.R. 11-2-19h

Cinemateca Programação fevereiro
Nana

Primeiro filme de Valérie Massadian, que entretanto deu sequência à sua obra como realizadora com MILLA, estreado entre nós no ano passado. NANA é um dos mais poderosos filmes sobre – e com – a infância vistos em muitos anos. Uma miúda de quatro anos fica sozinha em casa (numa zona rural francesa) e é como se tudo, o mais pequeno gesto, a mais anódina caminhada, correspondesse a uma aventura, e à descoberta do mundo (ou, para o espectador, redescoberta). Um filme extraordinário, assente no trabalho da sua espantosa pequena protagonista, talvez a presença infantil mais notável desde o já longínquo PONETTE de Jacques Doillon.




“O Último Tango em Paris”, F.R. 11-2-21h30

Cinemateca Programação fevereiro
Marlon Brando e Maria Schreider

O ÚLTIMO TANGO EM PARIS foi um verdadeiro fenómeno de popularidade mundial, inclusive, paradoxalmente, nos países onde não foi exibido por motivos de censura, devido ao escândalo que causou. Um homem de meia-idade e uma mulher mais jovem encontram-se ocasionalmente em Paris, num apartamento e durante três dias têm uma intensa relação, em que ao sexo desabrido vem juntar-se a obsessão com a morte. Um marco do cinema dos anos setenta. A música é de Gato Barbieri. A apresentar em cópia digital.




“Ela Volta na Quinta”, F.R. 12-2-21h30

Programação Cinemateca fevereiro
Poster do filme

Um exemplo da vitalidade do jovem cinema brasileiro, e particularmente da sua vocação para jogar com a realidade e criar cruzamentos entre documento e ficção. Em ELA VOLTA NA QUINTA é a família do próprio realizador a “duplicar-se” na ficção (a mãe é a “mãe”, o pai é o “pai”, etc.), para uma história que, diz André Novais Oliveira, nada tem de “documento”. E assim, a partir da encenação de uma separação, o filme lança um olhar, justíssimo, sobre uma fatia da sociedade brasileira, captada a partir do seu reduto mais íntimo, a família. Primeira exibição na Cinemateca.

Mais informações sobre a programação podem ser consultadas aqui. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira da Cinemateca Portuguesa ou em bol

[tps_footer]

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *