Filmes a não perder na Cinemateca Portuguesa em fevereiro (Parte I)

Eis a nossa recomendação, dos grandes filmes que serão exibidos na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no segundo mês de 2019. 

1 de 16

Durante todo o mês de fevereiro, a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema continua com a segunda parte do programa dedicado aos 70 anos da existência desta casa, ao que acrescem 18 novos filmes contemporâneos, aos 17 que foram projetados em janeiro.

Destacam-se nomes considerados importantes do cinema contemporâneo, mas de uma secção do cinema contemporâneo mais underground, pouco conhecido do grande público. Destaques para Valeska Grisebach, Wang Bing, passando por Abderrahmane Sissako ou por André Novais Oliveira. O cinema do mês de fevereiro da Cinemateca Portuguesa é um cinema do distinto, de histórias pouco faladas, mas preponderantes para compreender todo o cinema contemporâneo.

Programação Cinemateca fevereiro
in Memoriam Bernardo Bertolucci

Igualmente em foco está o trabalho de Bernardo Bertolucci (1941-2018) na secção In Memoriam, destacando assim aquele que foi um dos nomes mais demarcantes do cinema italiano de sempre e que marcou as décadas seguintes aos anos cinquenta a sessenta. Destaque para a projeção de “O Último Tango em Paris”, com Marlon Brando e até para “Novecento (1900)”, com Robert De Niro. Segundo a Cinemateca, este é um cineasta do íntimo e do político.

Marcado pelo advento da nova vaga francesa e, especificamente, o cinema de Jean-Luc Godard (a juventude, a política, o futuro do cinema e a procura de novas formas com vista à criação de um olhar socialmente consciente sobre o mundo – Bertolucci chegaria a dizer que o francês era a língua oficial do cinema), o realizador italiano faria um cinema assente no cruzamento, justamente, entre a política e a intimidade – realizador, por isso, tanto do corpo como das ideologias políticas.

Fica a conhecer os filmes destes grandes ciclos para o mês de fevereiro e tudo o que de melhor a Cinemateca tem para oferecer em 2019 a seguir. 

1 de 16

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *