Manoel de Oliveira

Filmes a não perder na Cinemateca Portuguesa em janeiro (Parte I)

1 de 16

Eis a nossa recomendação, dos grandes filmes que serão exibidos na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, no primeiro mês de 2019. 

Durante todo o mês de janeiro, a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema prepara um especial sobre a cinematografia de Manoel de Oliveira (1908-2015). O cineasta que morreu aos 106 anos de cinema deixou uma marca emblemática no panorama cinematográfico português que deixou e continua a deixar marcas na cultura do país.

Além disso, trabalharam com o cineasta várias personalidades do cinema nacional e internacional desde Leonor Silveira, Marcello Mastroianni, Catherine Deneuve, Irene Papas, John Malkovich, Michel Piccoli, Irene Papas, Lima Duarte ou Marisa Paredes.

O que é o arquivo
Cinemateca Portuguesa

Segundo a Cinemateca Portuguesa, as obras de Manoel de Oliveira são imprescindíveis para a compreensão do cinema em Portugal e até europeu.

São mais de três décadas em que desenvolve um cinema quase artesanal, conotado com o artificialismo e com a teatralidade, que derivam da sua relação muito particular com a realidade filmada. Não havia freio para a criatividade e originalidade sem limites do cineasta, pelo que já em 1972, a propósito da estreia de O PASSADO E O PRESENTE, João César Monteiro escrevia: “O país tem um cineasta maior que o próprio país. O que fazer? Ou se encurta o cineasta ou se alarga o país.” Alargou-se o cineasta, que foi o grande responsável pela expansão de uma determinada ideia de cinema de autor muito para lá das nossas fronteiras físicas.

Fica a conhecer os filmes destes grandes ciclos para o mês de janeiro e tudo o que de melhor a Cinemateca tem para oferecer em 2019.

1 de 16

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1402 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.