My girfriend Is A Gangster 2

Descobre os 6 filmes coreanos de gangsters que precisas de conhecer

[tps_header]

Facas, sangue, violência, palavrões e muito mais. É o que podes esperar dos filmes coreanos sobre gangsters. 

[/tps_header]

Aqui ficam algumas recomendações de bons filmes para veres.

“FRIEND” (2001)

yoo oh sung friend 2001 filme coreano
Yoo Oh Sung

“Friend” começa como o filme americano “Conta Comigo”,  um grupo indisciplinado de rapazes brincam com facas de plástico e falam sobre raparigas. Daí envolve para “Reply 1988” com um pouco de romance e festas de escola antes de abrandar e esquecermos de todas as personagens, exceto duas.

É frustrante que a meio do filme nada acontece. Dois membros do grupo vão para a universidade e tornam-se em personagens secundárias e muitas histórias ficam por resolver no final do filme.

Então porque é que este filme é tão popular? Porque quando estamos prontos para mudar de canal, a história dá uma reviravolta com violência, homicídio e tragédia.

Yoo Oh Sung é Joon Seok, filho de um gangster que inevitavelmente segue o caminho do pai. Calmo e de alguma maneira sensível e no meio do caos é muito lógico, percebendo quando se tem de afastar de uma luta quando não tem nada a ganhar.

Jang Dong Gun é incrivelmente no seu papel do filho de um coveiro com um complexo de inferioridade que se torna num chefe de um gang. O seu olhar mostra loucura e imprevisibilidade, e é essa diferença entre os dois líderes que te deixa colado ao ecrã até ao final.




“A BITTERSWEET LIFE” (2005)

a bittersweet life 2005 filme coreano
“A Bittersweet Life”

Sun Woo (interpretado por Lee Byung Hun) é o braço direito do Sr. Kang, um chefe da máfia (interpretado por Kim Young Chul) que suspeita que a sua namorada o está a trair. Sun Woo vigia Hee Soo (interpretada pela Shin Min Ah), e reporta o que vê e pode matá-la se as suspeitas do Sr. Kang se tornarem verdade.

O Sr. Kang assume que Sun Woo está apaixonado por ela e manda matá-lo, mas é mal sucedido. Aí começa uma montanha-russa de extrema violência, imprevisibilidade e vingança.

Lee Byung Hun é excelente neste papel. O ator consegue preencher os momentos de tensão e silêncio com olhares que dizem tudo. Ele não é o típico protagonista macho. Em vez disso temos uma personagem nervosa e genuinamente magoada que o seu patrão o tenha tentado matar.

“A Bittersweet Life” é um filme para rir se tiveres um sentido de humor negro e esteticamente agradável, mas as cenas de luta são o que tornam este filme icónico.




“COIN LOCKER GIRL” (2015)

coin locker girl 2015 filme coreano
“Coin Locker Girl”

Este filme é um pouco triste. Logo de início não consegues sentir simpatia pela situação difícil da Il Young (interpretada pela Kim Go Eun) que se tornou numa gangster por acidente.

Quando era uma bebé foi deixada num cacifo numa estação de comboios, viveu na rua durante anos até que foi dada à uma chefe da máfia (interpretada pela Kim Hye Soo) e foi criada para extorquir dinheiro e eventualmente matar para recolher órgãos.

Mas basta um sorriso de Seok Hyun (interpretador por Park Bo Gum) para Il Young começar a questionar a sua existência e a comprar vestidos. As coisas não correm bem entre os dois e pouco depois Il Young segue o caminho de vingança contra aqueles que ela chamou família.

O filme é bem filmado e pode-se ver algumas semelhanças com “A Bittersweet Life”, só que “Coin Locker Girl” tem a protagonista e antagonista femininas.




“BREATHLESS” (2009)

Yang Ik Joon escreveu, produziu e protagonizou este filme. É um emocional retrato de uma personagem tão fragmentada que não consegue desenvolver relacionamentos com outros e resolver pequenos problemas sem recorrer a violência.

Sang Hoon é um rufia que aterroriza e bate em pessoas para obter o seu dinheiro e possui uma incontrolável fúria por causa de um trauma que sofreu em criança.

Não é fã de pessoas por isso não é de surpreender que não se desculpe quando acidentalmente cospe na gravata de uma rapariga (protagonizada por Kim Kkobbi). O que é surpreendente é o soco que ele dá quando a rapariga exige um pedido de desculpa.

Ele sente-se mal depois do que fez e senta-se ao lado da rapariga e espera até ele acordar e quando ela acorda os dois formam uma amizade estranha e por vezes tensa que afeta as suas vidas.

Sang Hoon é uma personagem complexa, mas quando chegas ao fim do filme sentes pena dele e desejas que a vida dele pudesse mudar.




“A DIRTY CARNIVAL” (2006)

a dirty carnival 2006 filme coreano
“A Dirty Carnival”

Byung Doo (protagonizado por Jo In Sung) é um gangster de baixo nível que nunca consegue atingir o sucesso. Eventualmente, a situação familiar piora e força-o a tomar decisões drásticas, puxando-o até aos limites.

Dá para perceber que Byung Doo já está no mundo do crime há algum tempo e deve muito à máfia. Ele valoriza a sua imagem a cima de tudo que faz com que tome más decisões.

Muitos filmes só mostram um lado da história e valorizam o dinheiro e violência. “A Dirty Carnival” mostra as consequências  de magoar alguém.

Namgoong Min é Min Ho, um realizador em ascensão, encontra-se com Byung Doo com quem perdeu contacto desde o secundário. Ele tem uma fascinação pela máfia e quer fazer um filme sobre o assunto. Byung Doo garante que não é tudo como ele pensa.

Tira a violência da equação e basicamente tens um filme sobre negócios. Sobre a luta para subir de nível e fazer dinheiro, e manter a sua identidade à frente dos seus colegas enquanto outros a tentam transformá-lo noutra coisa.

“A Dirty Carnival” foca-se em amizades, lealdade, e traição no final. O realizador recebeu muitos elogios por causa deste filme.




“MY WIFE IS A GANGSTER” (2001)

park sang myun my wife is a gangster filme coreano
Park Sang Myun

Não existem muitas personagens femininas neste tipo de filmes que não sejam as namoradas ou as mães dos personagens principais. “My Wife Is A Gangster” é uma jóia no género.

Shin Eun Kyung é Cha Eun Jin, chefe da máfia, que é forçada a casar pela irmã que está doente. Ela escolhe um homem (protagonizado por Park Sang Myun)  pensado que se separa dele depois da morte da irmã.

Os problemas começam quando a irmã começa a pedir um sobrinho ou sobrinha.

Eun Jin mantêm o seu carácter, mesmo quando começa a aquecer-se perante o seu marido, ela retém a sua credibilidade. Isto é uma boa mudança do que o que normalmente acontece, que é a personagem tornar-se mais efeminizada. Nada a faz mudar.

[tps_footer]

Vais ver algum destes filmes?

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *