Finalistas Premio Lux

Revelados os três filmes finalistas do Prémio Lux

Os três filmes finalistas do concurso ao Prémio Lux já foram anunciados e o vencedor da edição de 2018 será conhecido a 14 de novembro.

Já se conhecem os três filmes finalistas concorrentes ao Prémio Lux, que será entregue a 14 de novembro. Antes de se anunciar o grande vencedor, os filmes nomeados irão ser exibidos em vários países e cidades da Europa.

Dentro da lista da seleção oficial de 10 filmes concorrentes ao Prémio Lux, o Parlamento Europeu escolheu para finalistas “Styx”, de Wolfgang Fischer (Alemanha e Áustria), “The Other Side of Everything”, de Mila Turailic (Sérvia, França e Qatar) e “Woman At War”, de Benedikt Erlingsson (Islândia, França e Ucrânia).

Estes três filmes têm em comum o facto de destacar uma personagem feminina, abordando temas atuais e muito pertinentes: “Styx” acompanha a odisseia de uma mulher solitária pelo oceano, que se depara com o desafio da imigração e dos refugiados; “The Other Side of Everything” é um documentário que, através de um retrato de uma mulher, conta a história de uma Europa unida e do seu país, falando passado político atribulado e dos perigosos do nacionalismo e “Woman At War” é um filme feminista e ambientalista, que pretende chamar a atenção da importância da luta pela salvação da natureza, contra a ganância industrial.

Lê Também:
Festival de Cannes | Grande ranking dos vencedores da Palme d’Or

Cada um destes filmes será legendado nas 24 línguas oficiais da União Europeia e o filme vencedor será adaptado a pessoas com deficiências visuais e auditivas.

Relembramos que o Prémio Lux é atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu a um filme que trabalhe temas atuais e que sejam aptos a debate público na Europa. Este Prémio foi criado com o objetivo de utilizar o cinema como um meio cultural que promove a reflexão sobre a Europa e o seu futuro.

Na edição passada deste concurso, ganhou o filme “Sami Blood”, de Amanda Kernell. O vencedor da edição de 2018 será anunciado a 14 de novembro, em Estrasburgo.

TRAILER | VÊ A APRESENTAÇÃO DO FILME VENCEDOR DA EDIÇÃO DE 2017

E tu, costumas acompanhar os Prémios Lux? Fã de cinema Europeu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *