30 thrillers baseados em factos reais
[tps_header]
Existem vários filmes de terror baseados em factos reais, e a Magazine.HD preparou uma lista de 30 deles! Pronto para esta viagem pelo macabro, paranormal e assustador?
Muitos filmes de terror são baseados em factos reais, e é sempre uma curiosidade que todos gostamos de saber. A Magazine.HD fez uma seleção de 30 filmes, apresentados por ordem cronológica, que se inspiraram em histórias verídicas: uns parcialmente e outros retratando profundamente os factos sucedidos. Preparado para esta viagem pelo macabro, paranormal e assustador? Aqui vamos nós!
[/tps_header]
1. THE CONJURING- A EVOCAÇÃO (2013)
“The Conjuring- A Evocação” foi o filme que, de certo modo, antecedeu “Anabelle”. Conta a história do casal Ed e Lorraine Warren, de quem já falámos no caso de Amitvylle e em relação ao filme “O Mensageiro dos Espíritos” (página 16 e 25, respetivamente), que ajudou a resolver dos acontecimentos estranhos ocorridos na casa da família Parron.
2. PSYCHO (1960)
“Psycho” foi baseado em Edward Gein, mais conhecido como Ed Gein, que foi considerado um dos assassinos mais calculista e frio de sempre. Apesar de não relatar a história dos seus assassinatos, os traços da personagem do filme, Norman Bates, foram inspirados em Gein.
3. O EXORCISTA (1973)
O clássico de terror “O Exorcista“, realizado por William Friedkin, é baseado na história de Roland Doe, pseudónimo de um rapaz que foi considerado como possuído por demónios em 1949. Influenciado pela sua tia, que estudava o mundo espiritual, aprendeu a comunicar com os mortos. Após a morte da sua tia, Doe tenta entrar em contacto com ela, quando os eventos estranhos se começam a suceder. Foi submetido a sessões de exorcismo, que supostamente curaram o jovem rapaz com sucesso. No entanto, existem relatos que defendem que a criança apresentava problemas comportamentais e que não existiram casos de paranormalidade.
4. MASSACRE NO TEXAS (1974)
Tendo sido já feitos vários remakes deste filme, “Massacre no Texas” inspira-se em Ed Gein (já falado em Psycho, na página 2). Para torturar as suas vítimas (sendo a maior parte mulheres), Ed usava uma serra elétrica e facões. Arrancava partes do corpo das vítimas, como a cabeça e os órgãos, cozinhando-as de seguida. Muitas vezes, tirava a pele das pessoas para fazer máscaras ou peças de roupa que ele próprio usava, inspirando a criação da personagem do filme, Leatherface.
Alegando confusão mental e que não se lembrava dos crimes que havia cometido, Ed foi condenado apenas a dois homicídios e foi internado no hospital psiquiátrico Mendota State Hospital até ao fim da sua vida.
5. TUBARÃO (1975)
Este famoso filme “Tubarão” de Steven Spielberg é inspirado no livro que deu nome ao filme, que por sua vez se baseia na história do pescador Frank Mundus, que apanhou um tubarão branco de duas toneladas (sim, duas!) junto às praias de Long Beach, em 1964. Para além destes acontecimentos, algumas ideias foram também recrutadas de uma série de registos de ataques de tubarões na costa de Jersey, em 1916.
6. DEVORADO VIVO (1976)
Este filme inspira-se na história real de Joe Ball, mais conhecido por Homem Crocodilo. Ficou conhecido por matar os seus empregados em cerca de 1930, dando-os de comer ao seu crocodilo de seguida. Depois de a polícia o questionar sobre os seus crimes, Joe suicidou-se.
7. AUDREY ROSE (1977)
Este filme é baseado no livro homónimo de Frank de Felitta, que conta como um casal foi confrontado com a hipótese de a sua filha ser uma reencarnação da filha de outro homem. Este enredo foi baseado num incidente ocorrido na vida de Felitta: o seu filho mais novo começou a demonstrar súbitos e estranhos interesses e talentos que até então estavam escondidos. Assim surgiu a hipótese de criança poder estar a lembrar uma vida passada, tornando Felitta um defensor da reencarnação.
8. OS OLHOS DA MONTANHA (1977)
Este filme foi baseado na lenda de Alexander “Sawney” Bean, um escocês do século XV ou XVI que liderou um clã de 40 pessoas e que matou e comeu mais de 1000 pessoas. Apesar da veracidade desta história ser muito discutida, inspirou muitos filmes, incluindo “Os Olhos da Montanha”, que por sua vez deu origem a um remake em 2006, intitulado de “Terror Nas Montanhas”.
9. PESADELO EM ELM STREET (1984)
Este filme, realizado por Wes Craven, foi inspirado em vários artigos publicados no LA Times, que relatavam que os filhos de um grupo de refugiados nos Estados Unidos da América, provenientes de Camboja (estavam a fugir do regime político Khmer Vermelho), passaram a ter pesadelos tão horríveis que se recusavam a dormir.
Vários médicos alertaram para os graves problemas que a privação do sono poderia ter e os pais encorajaram-nas a dormir. Porém, cada uma delas morreu durante o sono, fenómeno que ficou na altura, como morte súbita asiática.
10. A MALDIÇÃO DOS MORTOS-VIVOS (1988)
Este filme foi baseado no livro homónimo (em inglês) “A Serpente e o Arco-Íris”, do antropólogo Wade Davis. Wade viajou para o Haiti em 1982, para estudar uma droga de voodoo usada em práticas religiosas, que permite ressuscitar os mortos. Estes zombies, segundo as pesquisas de Wade e rumores já existentes, são na verdade pessoas sob o efeito dessa poderosa droga psicotrópica que priva as pessoas de vontade própria. Wade deu também a conhecer um caso de um homem que afirma ter sido vítima desta prática para ser obrigado a trabalhar nas plantações. De facto, acredita-se vivamente na existência de zombies no Haiti, apesar de não haver provas científicas.
11. CHUCKY, O BONECO DIABÓLICO (1988)
Chucky é um dos filmes mais famosos de terror e apresenta uma história parecida com o “Anabelle” (página 28). Na vida real, este boneco, vestido de marinheiro, foi oferecido a Robert Eugene Otto (ou só Gene) por uma empregada da sua enorme casa. Segundo consta, os empregados eram muitas vezes maltratados pelos pais de Gene e a empregada que lhe ofereceu o boneco tinha conhecimentos de voodoo. Gene apegou-se desde logo ao boneco e foi uma questão de tempo para que começassem a haver relatos de o boneco mudar de lugar sozinho, Gene ter constantemente pesadelos, o quarto estar todo desarrumado mesmo quando só o boneco estava no quarto, entre outros.
O boneco encontra-se hoje em dia exposto no Museu Fort East Martello, na Florida. Conta-se que quem quiser tirar uma fotografia com o boneco lhe deve pedir autorização e que, se ele não concordar, a sua cabeça inclinará para o lado. Caso se tire uma fotografia sem o seu consentimento, a pessoa em questão será amaldiçoada.
12. O SILÊNCIO DOS INOCENTES (1991)
“O Silêncio dos Inocentes” foi inspirado também em Ed Gein (já referido em “Psycho” e “Massacre no Texas”, nas páginas 2 e 4, respetivamente) na criação de Buffalo Bill, que também retirava a pele das suas vítimas. Para além de Ed Gein, o serial killer Tem Bundy foi também inspiração na criação desta personagem, que também tinha mulheres como principais vítimas.
13. MORTOS DE FOME (1999)
Alfred Packer é o canibal mais conhecido da história americana. Ao viajar para as minhas de ouro, em Colorado, no ano de 1874, ele e os seus companheiros ficaram presos nas montanhas rochosas. Packer afirmou que um dos seus companheiros tinha assassinado os restantes com um machado, fazendo com que ele matasse em legítima defesa. Apesar desta confissão, muita gente acredita que ele foi o responsável pela morte de todos.
Sabe-se apenas que Packer sobreviveu a esta tragédia e que se deslocou para Los Pinos, também em Colorado e que lá devorou dois nativos. Este caso inspirou o filme “Mortos de Fome”.
14. A VERDADEIRA HISTÓRIA DE JACK, O ESTRIPADOR (2001)
Sendo esta uma das mais conhecidas histórias reais que inspiraram filmes, Jack, o Estripador foi o pseudónimo dado a um assassino em série que cometeu os seus crimes na periferia de Whitechapel, em Londres, em cerca de 1888. As suas vítimas eram frequentemente prostitutas, cujas gargantas eram inicialmente cortadas, para sofrerem posteriormente golpes nos abdominais. Alguns órgãos eram também várias vezes removidos.
Estes assassinatos nunca foram resolvidos e a sua história tornou-se muito famosa devido a toda a cobertura que a imprensa fazia deste assunto, tendo sido ela o elemento-chave para a circulação deste pseudónimo, que apareceu pela primeira vez numa carta com a suposta confissão dos crimes, que se julgou posteriormente ser falsa.
15. EM ÁGUAS PROFUNDAS (2003)
Apesar de não ser uma história de terror convencional, baseia-se em factos reais: o casal Tom e Eileen Lonergan foram deixados sozinhos no mar uma zona povoada por tubarões por uma equipa de mergulho, em 1998. Dois dias depois, a equipa apercebeu-se do seu erro e voltou atrás, mas nunca mais foram encontrados.
16. WOLF CREEK- VIAGEM AO INFERNO (2005)
Greg Mclen, o realizador e guionista do filme, escreveu-o como ficção, mas quando soube da história de dois assassinos da Austrália, Bradley John Murdoch e Ivan Marko Milat, adaptou-o para coincidir com os seus crimes. O primeiro assassinou um turista britânico e o segundo dava boleias a várias pessoas, levando-as para a floresta e matando-as de seguida.
17. HOSTEL (2005)
Os factos reais por detrás de “Hostel” levam-nos até à região do leste europeu, às vilas pequenas da Tailândia, onde o crime organizado impera e a pobreza é extrema. Os habitantes destas vilas são, na esperança de ganhar algum dinheiro, transportados para cidades onde ricos e psicóticos fazem apostas sobre quem sobrevive em diversas torturas. Existem possibilidades de estes “jogos” se terem tornados tão violentos ao ponto de essas pessoas pagarem quantias exorbitantes de dinheiro para matar e torturar gravemente as vítimas.
18. AMITYVILLE – A MANSÃO DO DIABO (2005)
Baseado num filme homónimo de 1979, que por sua vez foi baseado no livro “The Amityville Horror”, este filme fala de um caso investigado pelo famoso casal Ed e Lorraine Warren, baseado em factos reais. Este casal lidava com fenómenos sobrenaturais, sendo o dom verdadeiro era de Lorraine, que desde criança que tinha visões e um “sexto sentido” apurado. Eles estiveram envolvidos em mais histórias que deram origem a vários filmes, como poderás ver mais à frente.
A família Lutz, retratada neste filme, começou-se a aperceber da ocorrência de factos estranhos, após mudarem de casa. Mais tarde, descobre que o antigo morador tinha assassinado toda a família com um machado.
19. O EXORCISMO DE EMILY ROSE (2005)
“O Exorcismo de Emily Rose” é baseado na história real de Anneliese Micherl, uma jovem alemã que foi considerada como sendo possuída por demónios e tendo sido submetida a várias sessões de exorcismo.
Desde os 16 anos que Anneliese demonstrou graves distúrbios psiquiátricos até à sua morte, com apenas 23 anos, tendo sido identificada desnutrição secundária e doenças mentais na mesma. A jovem alemã tinha solicitado um exorcismo depois de uma tentativa sem sucesso de tratamento psiquiátrico. Este caso foi muito controverso e dividiu as opiniões das pessoas, pois as consequências das sessões de exorcismo eram visíveis.
20. PRIMITIVO (2007)
A história deste filme baseia-se num crocodilo chamado de Gustave (que deu origem a um documentário, com o mesmo nome), que ficou conhecido por ser um grande devorador de seres humanos, havendo rumores de ter morto mais de 300 pessoas nas margens do rio Ruzizi e na costa norte do Lago Tanganica. Apesar da veracidade do número de mortos ser discutível, este crocodilo é muito conhecido e temido por pessoas da região, que quase lhe atribuem um estatuto mítico.
21. O LIMITE DO MEDO (2007)
“O Limite do Medo” é baseado na história real de Adolfo Constanzo, um traficante de drogas que era também apologista de práticas de magia negra (mais especificamente, Palo Mayombe, uma religião afro-caribenha) e que matou, nesse decurso, pelo menos 23 pessoas.
Esta religião fazia frequentemente o ritual de sacrifício de animais mas nunca a seres humanos, mas Adolfo incluiu-os nas suas oferendas. Às vítimas foram retirados o cérebro e a espinha dorsal, que serviam de sacrifício a uma entidade pagã que protegeria Adolfo, permitindo-o continuar a traficar drogas sem consequências.
22. PÂNTANO NEGRO (2007)
Em dezembro de 2003, Ashley McGough, Shaun Blowers e Brett Mann andaram nos pântanos no norte da Austrália. Decidiram ir em direção ao rio Finniss, que estava com o seu nível de água mais elevado que o normal, devido ao ciclone Debbie.
Os acontecimentos começaram logo a suceder-se: Brett Mann perdeu o seu equilíbrio devido à força da água e foi levado pelo rio abaixo, sendo posteriormente atacado por um crocodilo, que retornou para atacar também Ashley e Shaun que, para se refugiarem, passaram 22h presos numa árvore até serem resgatados por um helicóptero. O corpo de Mann nunca foi encontrado.
23. UM CRIME AMERICANO (2007)
Baseado no livro homónimo, publicado em 1989, este filme baseia-se também na história real do assassinato de Sylvia Likens, ocorrido em 1965. Sylvia e a sua irmã tinham sido deixadas ao cuidado da família Baniszewski três meses antes da sua morte, a troco de dinheiro. Foi torturada até à morte por aquela família, tendo passado por horrores como ser obrigada a comer fezes e beber urina, ter sido tatuada com uma agulha quente no dorso a frase “Sou uma prostituta e estou orgulhosa disso!”. Ao tentar fugir, Sylvia foi apanhada e acabou por morrer mais tarde de hemorragia cerebral.
Foi considerado um dos casos mais brutais ocorridos no Estado de Indiana.
24. OS ESTRANHOS (2008)
Este filme é baseado a história de um grupo formado por Charles Manson, um ex-presidiário e que ficou conhecido como A Família. Em agosto de 1969, os membros do mesmo, segundo as ordens do seu idolatrado líder (que não se envolvia pessoalmente nas mortes, mas que era “a cabeça” das mesmas), cometeram uma série de assassinatos em Los Angeles, incluindo a atriz Sharon Tate, na altura grávida de 8 meses.
25. O MENSAGEIRO DOS ESPÍRITOS (2009)
A história por detrás deste filme é mais uma que envolveu o famoso casal Ed e Lorraine Warren, já referido na página 16, no caso de Amityville. Neste caso trata-se da família Reed, que dizia ser atormentada por um espírito demoníaco. Ao descobrir alguns objetos de autópsia, a família supôs que, anteriormente, tinha funcionado ali uma casa funerária.
A série, também de 2009,”Alien Mysterires”, exibida no Discovery Channel tem um episódio sobre o caso e, de acordo com o mesmo, os agentes funerários que lá trabalharam estiveram envolvidos em casos de necrofilia com os corpos.
Segundo Lorraine, a casa acabou por ficar livre dos espíritos em 1988, depois de ter sido feito um exorcismo.
26. O RITUAL (2011)
Protagonizado por Anthony Hopkins, este filme é inspirado nas experiências do padre Gary Thomas relatadas no livro “The Rite: The Making of a Modern Exorcist”, que estudou em Roma para se tornar um exorcista.
O filme acompanha os treinos do padre, que revela como o exorcismo não pertence apenas ao passado arcaico, mas também ao mundo moderno, afetando a vida de muitas pessoas ainda hoje em dia. O próprio padre ajudou na produção do filme.
27. BLOB- OUTRA FORMA DE TERROR (1958)
Apesar de parecer impossível que este filme se inspire numa história real, a verdade é que ele foi parcialmente baseado numa ocorrência de 1950. Dois polícias, na Filadélfia, depararam-se com uma substância estranha que parecia gelatinosa e ter vida própria. O caso acabou por ser arquivado por falta de provas após o desaparecimento dessa substância, e foram esses registos que serviram de inspiração para este filme.
28. ANABELLE (2014)
A história de Anabelle é baseada numa outra boneca, com um aspeto bastante diferente da do filme, que foi oferecida a Donna pela sua mãe aquando a mesma mudou de casa para ir estudar para a universidade. Donna e a sua colega de casa começaram a reparar que a boneca estava numa posição diferente sempre que chegavam a casa ou até mesmo num lugar diferente daquele em que tinha sido deixada.
Ao contactarem um médium, descobriram que a boneca estava possuída por um espírito de uma rapariga chamada precisamente Anabelle, que tinha morrido naquele apartamento. Especulou-se que, pior que esse espírito, a boneca poderia estar possuída por um demónio e houve um padre que tentou fazer o seu exorcismo. Segundo o padre, este demónio era muito difícil de controlar, sendo que o famoso casal Ed e Lorraine Warren foram chamados para lidar com a situação (tal como aconteceu nos casos falados nos números 16, 25 e 27).
O casal foi colecionando os objetos amaldiçoados e criaram um Museu do Ocultismo Warren, onde a boneca está guardada numa caixa de madeira e vidro, sendo esta a única suposta maneira de a manter controlada.
A boneca pode então ser visitada, embora existam relatos de um casal que brincou com a história da boneca e que acabou por sofrer um acidente ao sair de lá. O jovem, que tocou no vidro onde a boneca está guardada, acabou por morrer.
29. LIVRAI-NOS DO MAL (2014)
Este filme é inspirado em factos reais, vividos pelo sargento da polícia de Nova Iorque, Ralph Sarchie, narrados no livro de 2001 “Beware the Night”. Sarchie investiga uma série de crimes perturbadores e, para além da sua profissão, tinha alguns conhecimentos sobre espíritos demoníacos. Sarchie costumava trabalhar com um padre exorcista e um bispo na resolução dos seus casos.
30. LIGHTS OUT- TERROR NA ESCURIDÃO (2016)
Tal como este filme, é possível encontrar muitos livros que falam da história da família Bell, que foi atacada por um espírito misterioso. A morte de um dos membros da família, John Bell, é o único caso da história dos Estados Unidos da América que aceita a possibilidade de um fantasma ser o responsável.
O que pensas desta lista? Conheces mais alguns filmes de terror baseados em factos reais? Se sim, diz-nos quais!
[tps_footer]
[/tps_footer]