© Pixabay

Filmoteca das Ilhas à caça de filmes caseiros e familiares

A Filmoteca das Ilhas procura filmes caseiros na Região Autónoma da Madeira, para recuperar as memórias perdidas dos nossos antepassados. 

A Filmoteca das Ilhas pretende recuperar as memórias perdidas e tesouros escondidos dos filmes amadores nas famílias madeirenses a fim de criar um Arquivo de Cinema Digital, aquilo a que os responsáveis do projeto chamam de “memória viva da cultura”. O caminho para encontrar filmes caseiros e familiares é longo, mas só assim poderão ser resgatadas as experiências da população e emigrantes.
A MHD junta-se a esta demanda da Filmoteca das Ilhas e portanto caso tenhas filmes antigos realizados em família na Região Autónoma da Madeira deverás contactar o seguinte email: info@filmotecadasilhas.com.
Independentemente do formato – em cassete VHS ou Super 8 -, a Filmoteca das Ilhas oferece o trabalho de digitalização dos mesmos. Por isso começa a procurar nos baús da tua casa as memórias dos teus pais, avós e bisavós. Segundo a Filmoteca das Ilhas:
Nesta primeira fase de recolha apela-se à entrega de filmes feitos no arquipélago da Madeira por portugueses ou estrangeiros (desde que de alguma forma incluam a menção a essa origem), sem restrições temáticas, mas com caráter documental e de retrato do quotidiano (ex: festas familiares, viagens, convívios, etc…), realizados entre os anos 20 até aos anos 80 e em bom estado de conservação. Serão efectuadas 2 cópias (em formato digital) de cada filme: uma será integrada no arquivo da filmoteca e a outra será entregue ao depositante.

Para além do estabelecimento de uma arquivo digital que integrará o espólio da Filmoteca das Ilhas, os filmes caseiros será feita a divulgação público dos mesmos através da futura Mostra de Filmes de Arquivo Caseiro – Memórias de Ilhéu, a ser realizado anualmente.

Desde já está confirmada a realização da I Mostra de Filmes de Arquivo Caseiro na Madeira – Memórias de Ilhéu no próximo mês de outubro, fazendo coincidir com a data de 21 de Outubro – “Home Movie Day” (Dia do Filme Doméstico). O dia a ser comemorado na Região Autónoma da Madeira visa discutir as melhores formas para preservar estes filmes com o papel fundamental na preservação da memória cultural e social.

Filmoteca das Ilhas
Cartaz promocional da caça aos filmes amadores pela Filmoteca das Ilhas © Filmoteca das Ilhas

O projeto inovador da Filmoteca das Ilhas conta com o apoio do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual para a ilha da Madeira. O ICA inclui assim a R.A.M. (Região Autónoma da Madeira) nas várias iniciativas de caça aos filmes domésticos e amadores que é também feita em Portugal pela Mostra de Filmes de Arquivos Familiares – Traça – em Lisboa e internacionalmente pelo icónico Archivio Nazionale del Film di Famiglia em Itália.

Os responsáveis pelo projeto da Filmoteca das Ilhas são Duarte Ferreira e Elsa Gouveia. Duarte Ferreira fez parte do comité de seleção de filmes em competição do LEFFEST e programador do Madeira Film Festival, com mais de 30 anos de experiência profissional no mundo do cinema e audiovisual. Elsa Gouveia conta com mais de 25 anos de experiência profissional nas áreas técnico-pedagógicas, além de 8 anos de experiência na produção e gestão do festival de cinema – Madeira Film Festival.

Abaixo partilhamos contigo o vídeo do PÚBLICO sobre a necessidade de recuperarmos os filmes de família no nosso país, trabalho pioneiro feito pela “Home Movies – archivio nazionale del fil di famiglia” em Itália.

Visita a página de Facebook da Filmoteca das Ilhas para mais informações sobre o projeto e lança-se à procura dos filmes caseiros. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *