Final Fantasy X/X-2 HD (PS3) | Análise

 

 ffx_x2  

  • Editora: Square Enix
  • Produtora: Square Enix
  • Plataformas: PS3, PS Vita

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

Aclamado pela crítica e considerado um dos melhores jogos de sempre (no top dos Melhores Jogos de Sempre da MHD ficou em 22º, ver aqui), Final Fantasy X foi um marco, quer na série, quer no género. Foi o primeiro FF com vozes, deixou para trás o ATB usado nas batalhas, não apresentou um mundo aberto e alterou completamente o sistema de evolução. A história de Tidus e Yuna é, sem dúvida, uma das melhores alguma vez apresentadas num jogo.Com o jogo a começar pelo fim, a narrativa mostra-nos um grupo unido mas triste, para de seguida regressar ao passado, onde começa a história.

ffx_battle

A narrativa de FFX, sublime em vários aspetos, apresenta-nos um personagem principal que alguns fãs criticaram, pois não demonstrava a força que outras personagens principais tinham, como Squall ou Cloud, mas esse é o erro, porque é Tidus, com a sua inocência e otimismo que carrega todo um enredo envolto em morte e mentiras. O enredo de FFX foi um dos primeiros a mentir ao jogador desde o seu início mas sempre oferecendo pistas, que nunca conseguíamos perceber, e que conduzem a um marcante final difícil de esquecer. Pelo meio há política, religião, manipulação de massas, e uma profundidade bastante acentuada sobre um tema pouco explorado nos jogos: a morte. Aliás, muito poucos jogos, ou talvez nenhum, toque de forma tão impressionante o tema morte.

Sobre o resto já sabemos tudo e é preciso ver as diferenças que a Square Enix fez para esta nova versão em HD. Em primeiro lugar, precisamos de apenas alguns segundos para percebermos que as luzes e as cores receberam um boost de qualidade significativo. A definição também está muito melhor, quer em personagens quer em cenários.

Final-Fantasy-X-X-2-HD

Aliás, não existe nada neste jogo que não esteja melhorado graficamente, dando ao jogo uma vida que poderíamos achar que já não conseguisse ter passados cerca de 12 anos desde o seu lançamento.  As caras das personagens estão muito melhores, principalmente nos olhos e cabelos, apesar de em alguns momentos se notar um desfocar, em alguns movimentos. No entanto trata-se de algo que raramente acontece. Em termos sonoros também ouve uma melhoria na banda sonora, que foi refeita por forma a explorar o poder da PS3 e dar mais ambiente. No início os fãs poderão estranhar as ligeiras diferenças mas rapidamente nos habituamos, pois o essencial é tirar partido deste jogo que está melhor em todos os aspetos e ainda nos brinda com a possibilidade de ganhar troféus.

ffx_2

Todas estas melhorias também estão presentes em FF X-2 e com estes dois jogos ficamos perante um pack que nos dá, facilmente, cerca de 80 horas de jogo. Mas se forem verdadeiros fãs, é provável que estas horas cheguem até às 130 horas, pelo menos. E porquê tantas horas? Porque mal começamos a jogar, recordamos como estes jogos eram fantásticos. FF X, particularmente, é sublime (nota 92 no Metacritic) e mostra o que a antiga Squaresoft conseguia fazer de forma consecutiva: obras-primas. Para quem nunca jogou, este jogo é obrigatório e esta nova versão ainda nos dá FF X-2, um jogo mais leve e não tão marcante, mas que também consegue agradar aos fãs.

ffx

Todavia é em FFX que estão os olhos dos jogadores, e acreditem que vale a pena ser jogado. Pode não ter os gráficos que estamos agora habituados, mas é, em todos os sentidos, um grande jogo. Resumidamente, e não falando dos jogos em si, mas antes da conversão para HD, a Square Enix mostra que ainda sabe fazer o que os fãs querem. O trabalho gráfico está fantástico, retirando a sincronização de faces e vozes (que é a única falha), em termos sonoros também está muito bom, e no resto continua em grande nível. As batalhas são viciantes, jogar Blitzball também e o sistema de evolução vai agarrar-nos até ao fim.

O que temos aqui, num todo e olhando para os dois jogos, é um fantástico pack, já aclamado pela crítica, e que se torna numa das melhores, se não mesmo na melhor conversão HD alguma vez feita. E ainda traz alguns extras!

Pontos fortes:

  • Uma das melhores histórias alguma vez feitas para um jogo (FF X)
  • Dois jogos num pack que oferece, no mínimo, cerca de 100 horas de jogo
  • As cut-scenes ainda hoje são fantásticas
  • A banda sonora de FFX é simplesmente incrível
  • O prazer que dá conseguir o troféu de platina destes jogos

Pontos fracos:

  • Sincronização de faces e vozes continua com alguns problemas

Para saberem mais sobre o jogo, cliquem aqui.

LP

3 thoughts on “Final Fantasy X/X-2 HD (PS3) | Análise

  • Neste comentário falta dizer o mais importante: Vale a pena comprar se já se tiver o FFX e o FFX-2 da PS2?

  • Olá, Francisco.
    Num caso destes, em que os fãs já têm o jogo, nunca é fácil dizer se vale a pena comprar esta nova versão. Enquanto que para os que nunca jogaram, este pack é obrigatório, para os que já jogaram a decisão estará na balança entre o preço do pack e o que o jogo traz de novo. As diferenças são gráficas e sonoras. Para além disso traz troféus e outros extras e, sendo assim, acreditamos que vale a pena pelo prazer de jogar estes jogos em HD. Mas caberá a cada fã ver se vale a pena. Da nossa parte, sim, vale bastante a pena.

    Se tiver mais alguma questão, não hesite em perguntar.

  • Parabéns pela excelente análise. Adoro este jogo e já o tenho nesta versão. As diferenças são mesmo notórias. Parabéns também pelo vosso Top 100 dos Melhores jogos de sempre, um dos melhores tops que já vi e muito bem documentado. Mesmo a ser impossível de concordar com todas as posições, gostei bastante dos vossos textos que fundamentam as posições. Continuem!

  • Pingback:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *