Frankie Cosmos de volta (em partes) com Haunted Items

Haunted Items é o novo projeto de Frankie Cosmos, que promete, ao piano, assombrar-nos nas próximas semanas. “Dancing” e “Tunnel” são o primeiro duplo single da série.

Frankie Cosmos anunciou o lançamento de Haunted Items, uma coleção exclusivamente digital de novas canções para piano. Ao longo deste mês, até ao início de abril, a Sub Pop compartilhará semanalmente músicas desta coleção. O primeiro single duplo, Haunted Items #1, lançado esta semana no dia 13, é “Dancing” e “Tunnel” e podes ouvi-lo abaixo, bem como conferir a agenda do lançamento progressivo da colecção inteira.

Lê Também:
Frankie Cosmos à MHD | "É como escrever no meu diário"

No ano passado, Frankie Cosmos lançou o seu terceiro álbum de estúdio, Vessel. Um disco bastante bem recebido que a trouxe a Portugal, onde actuou em agosto no Vodafone Paredes de Coura, e nos permitiu conversar com ela sobre a sua música e o seu pequeno mundo.

Ainda dentro do ciclo de promoção de Vessel, Frankie tocará na Galeria Zé dos Bois no próximo dia 14 de abril às 21h00, num concerto cuja primeira parte é assegurada por Ian Sweet. Não parece, contudo, implausível que a cantautora nos introduza, neste evento, a uma ou duas canções deste seu novo projecto.

Haunted Items #1 Frankie Cosmos "dancing" "tunnel"
Capa de Haunted Items

Esta primeira amostra acena a um regresso de Frankie Cosmos ao som mais íntimo e minimalista das suas primeiras gravações, distinto da textura ritmada e de banda dos últimos álbuns, mas a gravação é bem menos lo-fi do que a desses tempos iniciais. Acerca desta singela coletânea de temas, Greta Kline fala-nos do que podemos esperar:

Os itens em si são inofensivos a menos que infundidos de algum tipo de energia. Estes itens são assombrados pelo medo, consumismo, compromisso, amor, perda, a lista continua… Eu tinha algumas destas canções presas dentro de mim, principalmente porque escrevi muitas delas para piano e não sabia como gravá-las, nem sequer como demos. O meu amigo Elia ofereceu-me 10 horas de tempo de gravação com Mark Yoshizumi, e este inverno pareceu-me a altura perfeita para as tirar do meu sistema e assombrar-vos com elas. Sempre tive medo de itens assombrados, mas se pensarmos bem todos os itens o são, certo?

Em “Dancing”, numa simplicidade contagiante Greta Kline parece envolvida em várias perguntas para as quais ainda não tem resposta. Ora cantando, ora dançando, entrega-se a esta procura de respostas a perguntas sempre em mutação. Em “Tunnel” também nós partilhamos do olhar indagador da cantautora. “Ask questions when you wonder”, convida-nos Kline.

HAUNTED ITEMS | Alinhamento e datas de lançamento

Haunted Items #1 (13 de março)
“Dancing”
“Tunnel”

Haunted Items #2 (20 de março)
“February”
“In The World”

Haunted Items #3 (27 de março)
“String”
“Eternal”

Haunted Items #4 (3 de abril)
“Rings on a Tree”
“Allowed”
“Today’s Special”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *