Game of Thrones Brienne de Tarth

Game of Thrones | A indumentária de Brienne de Tarth

[tps_header]

Ser Brienne de Tarth é a primeira mulher cavaleira dos Sete Reinos. Sua viagem ao longo da narrativa de “Game of Thrones” é impressionante e isso reflete-se na sua indumentária. Cuidado com os spoilers!

[/tps_header]

O mais recente episódio de “Game of Thrones”, o segundo capítulo da oitava e última temporada, representou a calma antes da tempestade. A batalha entre os vivos e os mortos, a batalha de Winterfell, está prestes a rebentar e o terceiro episódio já se afigura como o maior espetáculo de guerra e carnificina alguma vez visto no pequeno ecrã. Contudo, para que a audiência esteja ciente do que está em risco, do peso humano da guerra, os criadores da série dedicaram o episódio às suas personagens, edificando-lhes uma carta de amor e admiração.

“Knight of the Seven Kingdoms” ganha o seu título devido a um dos momentos mais comoventes do episódio. Depois de uma vida marcada pela ostracização, pela humilhação e pela certeza de que nunca seria respeitada, Brienne de Tarth recebeu a maior validação com que alguma vez podia sonhar. “Que se f*da a tradição” diz Tormund e assim Jaime faz, usando os seus privilégios enquanto cavaleiro dos Sete Reinos para conceder a Brienne o mesmo título. A honrosa Ser Brienne de Tarth, assim nomeada por Jaime Lannister, torna-se na primeira mulher cavaleira de Westeros ao som dos aplausos dos seus companheiros na futura batalha pela Humanidade.

game of thrones brienne de tarth
Ser Brienne é a primeira mulher a receber o título de cavaleira na História dos Sete Reinos.

Espetadores habituados ao modo como “Game of Thrones” gosta de partir os corações da audiência certamente viram este rasgo de felicidade na vida de Brienne como uma garantia da sua morte na batalha vindoura. Tal previsão pode confirmar-se ou não, esperamos que não, mas vemos a sua validade. Por isso mesmo, decidimos dedicar um artigo à personagem. Ou melhor, decidimos dedicar um artigo à evolução de Brienne ao longo da série. Uma evolução que, como acontece com quase todas as personagens da série, pode ser examinada através dos figurinos desenhados por Michele Clapton.

O caso de Ser Brienne é particularmente interessante, pois as suas trocas de roupa são tão raras que estão sempre assim mais carregadas de importância. Desde os seus tempos enquanto devota guerreira a lutar por Renly Baratheon até aos dias de hoje, quando Brienne luta em defesa dos Stark e de Winterfell, numa armadura que lhe foi presenteada por Jaime Lannister, esta é uma figura caracterizada, acima de tudo, pela sua honra. É por isso mesmo que o seu papel na redenção de Jaime é tão importante, recordando-o desse valor que putativamente o regicida rejeitou quando matou o Rei em defesa de todos os habitantes da capital.

Lê Também:   As heroínas de ação do séc. XXI

Essa devoção a noções medievais de honra influencia o modo como Brienne se apresenta. O desenho da sua armadura e os detalhes do resto da indumentária não telegrafam somente o pragmatismo de uma guerreira. Quando ela serve Renly o seu figurino revela isso mesmo. Quando ela é forçada a vestir-se como uma senhora da Casa Tarth ao invés da guerreira que tanto quer ser, o figurino de Brienne também reflete isso. E, é claro, quando ela cumpre a sua promessa a Catelyn Stark e assume o seu dever como derradeira protetora de Sansa e Arya, também as roupas de Brienne telegrafam a sua posição no mundo.

Segue as setas para descobrires como as roupas de Brienne ajudam a definir o seu arco narrativo e nos dizem muito sobre esta honrosa guerreira. Tudo começa com a sua primeira aparição, na segunda temporada de “Game of Thrones”…


TEMPORADAS 2 e 3

VASSALA DE RENLY

game of thrones brienne
A armadura de Brienne reflete a sua lealdade.

Quando encontramos Brienne de Tarth pela primeira vez, ela é uma fiel vassala de Renly Baratheon, o irmão mais novo do Rei Robert e Stannis Baratheon, pretendente ao Trono de Ferro. Alta e musculosa, a única descendente viva de Lord Selwyn Tarth destaca-se entre a multidão, algo que é apenas exacerbado quando Brienne vence o torneio organizado no acampamento do “Rei”, derrotando até o nobre Loras Tyrell. Como prémio da sua vitória, Brienne pede para ser parte da Guarda Real e Renly, apesar do sexo da campeã, consente. A partir daí, Brienne é um poço de eterna devoção para com o seu rei e isso reflete-se na sua armadura.

Michele Clapton fez questão de vestir a atriz Gwendoline Christie num design de armadura diferente do de todas as outras Casas nobiliárquicas de Westeros até então vistas. Afinal, ela é a única guerreira que vemos da Casa Tarth, algo que tem de se refletir no figurino. Também há o fator surpresa que vem com o revelar do seu género quando ela retira o capacete, pois as linhas da armadura conferem-lhe uma silhueta andrógina. Contudo, é necessário sublinhar como, apesar do seu desenho ser bastante distinto, esta é uma armadura desprovida dos detalhes da sigila dos Tarth, que é composta por sóis doirados sobre fundos vermelhos e luas de prata sobre azul. Pelo contrário, a armadura de Brienne reflete sua devoção total a Renly, um símbolo imutável da sua devoção perpétua que não cessa com a morte do mais novo dos três irmãos Baratheon.

As partes metálicas do fato sugerem a riqueza de uma guerreira aristocrata, mas também revelam o seu pragmatismo, não exibindo muita ornamentação além de um padrão de nervuras paralelas. A cor dominante é o ouro que, apesar de noutro contexto poder sugerir a sigila Tarth, aqui remete mais para a heráldica de Renly, com seu veado dourado sobre um fundo verde. De facto, as roupas que Brienne veste por baixo da couraça denotam tons de verde e a capa luxuosa que ela enverga na noite em que testemunha a morte do seu Rei também segue esta paleta cromática.


TEMPORADA 3

UMA GUERREIRA HUMILHADA

game of thrones brienne
Uma humilhação por meio de vestuário.

Depois da morte de Renly e de uma promessa de lealdade a Catelyn Stark, Brienne de Tarth passou o resto da segunda temporada e quase toda a terceira numa custosa missão. Seu objetivo era levar Jaimee Lannister a Porto Real, um prisioneiro de guerra em troca de outras duas prisioneiras, as filhas da esposa de Ned Stark. Como sabemos, nem tudo correu bem nas viagens da guerreira e o orgulhoso Leão, mas as provações que ambos sofreram acabaram por forjar um elo peculiar entre os dois e por abrir caminho a um grande desenvolvimento nas suas histórias pessoais.

Parte desse desenvolvimento floresce da humilhação que Brienne e Jaime sofrem quando são capturados por homens fiéis ao impiedoso Lord Bolton. Tanto a filha pródiga dos Tarth como o arrogante Leão do Rochedo Casterly são pessoas que apoiam a sua identidade numa ideia de bravura e valor enquanto guerreiros. No caso de Jaime, essa identidade é-lhe roubada quando a sua mão é decepada. Para Brienne, o processo é um tanto ou quanto mais complexo e simbólico. Temos que entender que ela é uma guerreira que rejeitou os preconceitos sociais para com o seu género, usando a armadura e a espada como marcas do seu valor e ferramentas de masculinização. Vê-la despida do seu figurino de guerra é vê-la ferida e com uma identidade roubada à força.

O insulto é ainda maior quando os homens de Bolton a obrigam a envergar um vestido velho. Essa peça de roupa, ainda mais que o combate que ela é forçada a travar contra um urso selvagem para o divertimento sádico dos homens, representa a sua maior humilhação. Clapton desenhou o vestido com o propósito de destacar o desconforto de Brienne, desenhando a peça para ser demasiado curta para a estatura alta da guerreira e com um decote pronunciado que a impede de esconder o peito feminino. Além do mais, o uso de veludo envelhecido em tons de rosa e remates de pelo comido por traças somente serve para aumentar o transtorno de Brienne que, apesar de não apreciar vestidos glamourosos, é a filha de uma Casa nobre e não uma plebeia. Felizmente, com a ajuda de Jaime, ela é capaz de superar esta provação, fugir ao urso e, finalmente, chegar a Porto Real em andrajos.


TEMPORADA 4

PORTO REAL

game of thrones brienne
As roupas da filha pródiga da Casa Tarth.

Na Corte do Rei Joffrey Baratheon, Brienne não se pode vestir sempre com a armadura de linhas andróginas que tanto definem a imagem que temos desta personagem. Em Porto Real e, mais especificamente, na Fortaleza Vermelha, Brienne veste, pela primeira vez as cores da sua sigila familiar, adotando a imagem de uma filha da Casa Tarth. O primeiro figurino que a vemos envergar neste estilo menos bélico, é quase uma réplica da silhueta das roupas que ela usa por baixo das partes metálicas do seu equipamento de batalha.

A parte de cima, um gibão de cabedal num tom de castanho claro, fecha com cordões à frente num estilo semelhante ao usado por Jaime Lannister quando enverga a armadura da Casa Lannister. As saias que lhe cobrem as pernas, no entanto, são feitas de algodão leve, negando sua utilidade para uma armadura, e num azul que remete para as cores típicas dos Tarth. Note-se ainda que Brienne nunca usa sapatos de senhora, estando sempre de botas, pronta a montar ou armar-se para uma batalha, se necessário. Aliás, por muitas transformações que esta guerreira tenha passado na temporada anterior, Michele Clapton fez questão de nunca lhe tirar as botas.

Brienne não abdica do seu calçado masculino, nem mesmo no contexto de um casamento real. Durante o fatídico dia em que Joffrey casa com Margaery Tyrell e é envenenado durante o banquete faustoso, Brienne segue o exemplo de quase todos os convidados e veste-se consoante os estilos e cores associados ao seu nome. Pela primeira vez, Clapton, com a ajuda dos bordados de Michele Carragher, adornou Brienne com a sigila da Casa Tarth. Note-se, no entanto, como o vestido azul da guerreira continua a simular a silhueta das vestes debaixo da armadura e a esconder as curvas mais femininas do corpo. Mesmo entre realeza e coberta de tecidos caros e bordadura detalhada, Brienne mantêm-se fiel à sua identidade. Este é um vestido muito diferente daquele que ela usou quando combateu o urso.


TEMPORADAS 4, 5, 6, 7 & 8

A ARMADURA DE UMA CAVALEIRA

game of thrones brienne
A armadura azulada está carregada de significado e detalhes simbólicos.

No seguimento do casamento de Joffrey e sua morte, Sansa Stark desaparece da capital e, decidida a cumprir a sua promessa a Catelyn, Brienne também abandona Porto Real com o intuito de encontrar a filha da Casa do Lobo e a levar em segurança de volta a Winterfell. Antes de começar a viagem, Brienne é confrontada por Jaime com vários presentes e novas responsabilidades. Ela adquire um novo escudeiro, Podrick, uma nova espada de aço Valiriano e uma nova armadura encomendada pelo regicida com uma mão doirada.

Em entrevistas, Michele Clapton disse, sobre esta nova armadura, que o desenho é baseado nas roupas originais de Brienne na segunda temporada. Para a figurinista, devia haver um certo pragmatismo e simplicidade que refletissem o espírito guerreiro de Brienne e de Jaime, assim como a falta de criatividade do homem. Mesmo assim, o figurino está repleto de detalhes fascinantes, a começar pela cor azulada do metal, uma referência à sigila de Brienne e à história sobre uma ilha de safiras que Jaime havia contado para garantir a segurança dela enquanto prisioneira dos Bolton. Outro pormenor que indica a família da guerreira são os pequenos sóis de ouro que lhe adornam o cinto e a mesma forma subtilmente cortada nas placas de cabedal que lhe cobrem os braços e saias. Considerando que esta armadura nem sequer foi concebida por um Tarth, os sóis representam um gesto de respeito por parte de Jaime.

Desde a quarta temporada que Brienne tem vestido esta armadura. A única variação na sua indumentária têm sido as peças que ela enverga por baixo do metal. A seguir à Batalha dos Bastardos, Brienne passa a viver em Winterfell, protegendo Sansa, e o seu figurino passa a refletir a natureza agreste do clima nortenho. Assim sendo, Brienne passa a usar um manto no estilo típico do Norte de Westeros, com duas alças de cabedal a cruzarem-se sobre o peito, um volume de tecido pesado sobre o corpo e uma pele de lobo nos ombros. Como uma cavaleira honrosa, Brienne não é visualmente definida pelos seus interesses egoístas, mas pelas pessoas a quem ela jura fidelidade e proteção. Na última temporada, ela é uma guerreira de Winterfell e seu figurino indica isso mesmo, mas, em simultâneo, a sua ligação a Jaime Lannister está também sempre presente.

[tps_footer]

Se Brienne sobreviver à batalha desta noite, é possível que ainda venhamos a vê-la num novo figurino. O que pensas do desenvolvimento estilístico desta personagem?

[/tps_footer]



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *