Top Game of Thrones | 4. O Figurino de Catelyn

O desfecho do Red Wedding foi horrendo, mas isso não impede que o vestido de Catelyn Stark seja um dos melhores figurinos de Game of Thrones.

 


<< 5. A Armadura de Oberyn | 3. A Armadura de Tyrion >>


 


Personagem: Catelyn Stark
Ator:  Michelle Fairley
Episódio em que apareceu:  The Rains of Castamere


 

Game of Thrones Catelyn

Tal como já foi dito noutras entradas deste top 10, um dos melhores elementos dos figurinos de Game of Thrones é o modo como os designs de Michele Clapton perfeitamente criam estéticas distintas para as várias partes de Westeros e outros reinos. Mesmo entre o norte e o sul de Westeros existem marcadas diferenciações estéticas. Em King’s Landing, os tecidos de cair pesado e aparência luxuosa são a norma com mangas largas que lembram estilos medievais e decorações principalmente focadas nas cinturas e ombros das peças. Em contraste, no norte, há uma maior simplicidade, com tecidos mais grosseiros e densos a serem a escolha de eleição, cores sóbrias e alguns detalhes decorativos a serem aplicados em volta das golas. A epítome da moda do Norte, pelo menos no contexto da série, foi e sempre será a matriarca da família Stark,

Game of Thrones Catelyn

Com as suas golas apertadas com um cordão para impedirem o frio de entrar, peças decorativas em volta do pescoço e uso de camadas sobre camadas, Catelyn é uma constante visão de elegância oriunda do clima gelado de Winterfell. Na sua roupa, algo que é imediatamente percetível é a sua simplicidade e severidade, quando contrastada com o fausto dos Lannister ou dos Tyrell, sendo que apenas os pesados bordados em volta da gola marcam o seu estatuto social. Ainda a acrescentar está o modo como, apesar da sua silhueta ser ao perfeito exemplo do estilo dos Stark, nesses detalhes bordados o motivo decorativo são os peixes dos Tully, uma clara alusão à sua vida antes do casamento.

Lê Também: TOP Mortes memoráveis de Game of Thrones by MHD

Na terceira temporada da série, depois de muitos episódios a usar sempre o mesmo figurino, Catelyn encontra Robb, seu filho, e acompanha-o na sua campanha militar. Com este desenvolvimento, os seus figurinos voltam a ganhar a riqueza com que a víamos em Winterfell, com brocados a pontuarem a sua sóbria imagem. No entanto, como que num presságio da tragédia sangrenta, o seu vestido, aquando do Red Wedding é bastante simples e negro. Tecidos escuros, mangas justas, nenhum fausto, o único ponto de foco o pescoço, onde uma lâmina acabará por passar, pondo fim à vida desta personagem, cujo guarda-roupa foi um dos mais inteligentes de toda a série.

Game of Thrones Catelyn

Longe do final trágico de Catelyn, a personagem que enverga o próximo figurino desta lista ainda se mantém bem vivo na narrativa de Game of Thrones. Na próxima página!

 


<< 5. A Armadura de Oberyn | 3. A Armadura de Tyrion >>


 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *