Game of Thrones salva turismo na Croácia

 

Dubrovnik (a cidade croata que equivale à fictícia King’s Landing, capital dos Sete Reinos) é responsável por metade do crescimento de 10% ao ano no número de turistas na Croácia, pelo facto de ser cenário parcial da quinta temporada de “Game of Thrones”.

700x400-1405581815

“O turismo em Dubrovnik nos últimos anos tem crescido 10% ao ano, e acho que a série ‘A Guerra dos Tronos’ é responsável por talvez metade desse crescimento”, disse o presidente da câmara de Dubrovnik em declarações à Bloomberg, mostrando-se esperançado que a série consiga “fazer pela cidade o que ‘O Senhor dos Anéis’ fez pela Nova Zelândia”.

O turismo, sector que subiu 6% no ano passado para 13 milhões de visitantes, é essencial para a economia da Croácia, que enfrenta uma recessão económica desde 2009. A série, diz o presidente Andro Vlahusic, traz cerca de 10 milhões de dólares por ano em receitas, para além dos 14 milhões gastos pela equipa de produção, e cria milhares de empregos, entre figurantes e pessoal de apoio, a que se junta toda a logística em termos de alojamento e alimentação, entre outras áreas.

Lê Também:
Kit Harington quer encontrar o amor em Modern Love

LÊ TAMBÉM: Game of Thrones | Novo capítulo de Winds of Winter

Os empreendedores e empresários locais têm aproveitado a oportunidade, para oferecer aos fãs da série visitas especiais aos cenários de algumas das cenas mais conhecidas de “Game of Thrones”, como um passeio pelas muralhas onde se pode imaginar a Batalha de Blackwater, no mar em frente, ou o brutalmente memorável combate entre “A Montanha” e o Príncipe de Dorne, nas ruínas do hotel Belvedere.

A quinta temporada da série baseada nos livros de George R.R. Martin estreia a 12 de Abril e, além de Dubrovnik, foi parcialmente filmada em Osuna (Espanha) e em Belfast (Irlanda do Norte).