Girls' Generation | ©SM Entertainment

Girls’ Generation | Tudo o que precisas de saber

[tps_header]

As Girls’ Generation são o grupo de inspiração para todos os outros grupos femininos k-pop! Descobre tudo o que precisas de saber sobre o grupo.

As Girls’ Generation, também conhecidas como SNSD, são um grupo sul-coreano formado pela SM Entertainment. O grupo tem 8 membros: Taeyeon, Sunny, Tiffany, Hyoyeon, Yuri, Sooyoung, Yoona e Seohyun. Originalmente com 9 membros, Jessica deixou o grupo em Setembro de 2014. O grupo é um dos mais proeminentes da industria k-pop.

[/tps_header]

História

Antes da estreia do grupo, alguns dos membros já tinham alguma experiência na industria. Como Yoona, que fez muitas audições para mvs, dramas e filmes, e Sooyoung fez parte de um duo pop japonês, que se separou um ano depois da sua estreia.

O primeiro membro a juntar-se ao sistema de treino da SM foi Jessica, em 2000, depois de ela e a sua irmã Krystal foram vistas num centro comercial. Nesse mesmo ano Sooyoung e Hyoyeon entraram na companhia. Já em 2001, foi a vez de Yuri entrar na companhia. Em 2002 foi a vez de Yoona e no ano seguinte foi Seohyun.

Em 2004, a líder do grupo Taeyeon entrou na companhia e Tiffany entrou através de uma audição em Los Angeles. Sunny foi a última a juntar-se ao grupo, embora tenha sido trainee da SM Entertainment em 1998, mas tinha saído da companhia.

Foi em Julho de 2007 que o grupo finalmente estreou com o seu single “Into the New World”. Esta música com tempo tornou-se na música que basicamente todos os grupos femininos a fazer a cover desta música. Em Novembro desse mesmo ano o grupo lançou o seu primeiro álbum, “Girls’ Generation”. Em Março de 2008 foi lançada a versão re-packaged com o nome “Baby Baby”, que tinha o single com o mesmo nome.

Embora o grupo tenha recebido alguma atenção quando estreou, só em 2009 é que tiveram o verdadeiro ‘boom’ de popularidade. Isto por causa do EP “Gee”, com o single com o mesmo nome. A música quebrou recordes mantendo-se no primeiro lugar até ter sido destronado por “Gangnam Style” de Psy em 2012.

O seu segundo EP, “Tell Me Your Wish (Genie)”, foi lançado em 2009, tendo o single com o mesmo nome. Nesse mesmo ano foi anunciada a primeira digressão go grupo, “Into The New World”. Em 2010, o grupo lançou o seu segundo álbum, “Oh!”, com o single com o mesmo nome. Pouco tempo depois foi lançado a versão re-packaged, “Run Devil Run”, com o single do mesmo nome. Esta música foi originalmente feita para Kesha.

snsd k-pop
Girls’ Generation | ©SM Entertainment

A meio de 2010, o grupo assinou com a EMI Records Japan para entrarem no mercado japonês. A primeira coisa que foi lançada foi um DVD, “New Beginning of Girls’ Generation”. Já em Setembro, foi lançado a versão japonesa de “Genie” que seguido pela versão japonesa de “Gee”. E em Outubro, o grupo lançou o seu o seu terceiro EP coreano “Hoot”. Em 2010 e 2011, nos Seoul Music Awards, o grupo ganhou o prémio de Melhor Artista do Ano, fazendo com que fosse o primeiro grupo feminino a fazê-lo.




Continuação

O grupo continuou o seu sucesso no Japão com “Mr. Taxi / Run Devil Run“, que foi seguido pelo primeiro álbum japonês “Girls’ Generation”. Para promover este álbum, o grupo fez uma digressão pelo pais. Em Outubro de 2011, saiu o terceiro álbum coreano do grupo, “The Boys”, em que o single tem o mesmo nome. Este álbum foi lançado nos Estados Unidos pela Interscope Records, fazendo a estreia do grupo no pais. O grupo fez atuações no “Late Show with David Letterman” e “Live! With Kelly”, também fizeram uma atuação no programa francês “Le Grand Journal”.

Em Junho de 2012 foi lançado o quarto single japonês, “Paparazzi”, e poucos meses depois foi lançado a versão japonesa de “Oh!”. Logo de seguida foi lançado o segundo álbum japonês, “Girls & Peace”.

Ainda em 2012, o grupo lançou “Dancing Queen”, que foi um remake da música “Mercy” da britânica “Duffy”. Esta foi um dos singles do novo álbum coreano, “I Got Boy”, que tem um single com o mesmo nome. O MV para este single foi considerado o melhor vídeo do ano nos Youtube Music Awards de 2013, ultrapassando Psy e Justin Bieber. Isto colocou alguma atenção no grupo por parte do mundo ocidental.

Em 2013, o grupo fez a sua segunda digressão no Japão que foi seguida pela a sua primeira digressão asiática. Em Março foi lançado o álbum remix do grupo, “Best Selection Non Stop Mix”. No final do ano saiu o terceiro álbum japonês, “Love & Peace”, que teve dois singles: “Love & Girls” e “Galaxy Supernova”.

líderes k-pop
Girls’ Generation | ©SM Entertainment

Chegando a 2014, o grupo regressou com o EP coreano  “Mr. Mr.“, com o single com o mesmo nome. O grupo continuou a dominar o mercado coreano e japonês. Mas foi neste ano que foi revelado que Jessica foi demitida do grupo. A SM Entertainment confirmou isto dizendo que Jessica já não era membro das Girls’ Generation por causa de conflitos entre ela e a agenda do grupo. Que fez com que o grupo continua-se com 8 membros.

Em 2015, já com 8 membros, foi lançado “Catch Me If You Can”, que foi gravado tanto em coreano como em japonês. No Verão saiu o quinto álbum coreano do grupo, “Lion Heart”, que teve 3 singles: “Party”, “Lion Heart” e “You Think”. O grupo continuou com as suas digressões, tanto na Coreia do Sul e no Japão. Em 2016, foi lançado o single “Sailing (0805)” como comemoração do 9º aniversário do grupo.

Em 2017, o grupo lançou o seu sexto álbum coreano “Holiday Night”, para celebrar o seu 10º aniversário, tendo “Holiday” e “All Night” como singles. No entanto, para o final do ano, a SM Entertainment revelou que Tiffany, Sooyoung e Seohyun decidiram não renovar os seus contratos com a companhia para focarem-se nas suas carreiras a solo. Com esta mudança, o grupo não se separou e as atividades com os membros têm de ser discutidas. O grupo está num indefinido hiatus.




Subgrupos e Solo

tts girls' generation
TTS | ©SM Entertainment

Em 2012, a SM Entertainemnt formou o subgrupo TTS composto pelos membros Taeyeon, Tiffany e Seohyun. As TTS lançaram 3 EPs: “Twinkle” (2012), “Holler (2014) e “Dear Santa” (2015). E em 2018, a SM formou um segundo subgrupo Girls’ Generation-Oh!GG composto pelos 5 membros ainda na companhia: Taeyeon, Sunny, Yoona, Yuri e Hyoyeon. O grupo lançou o single “Lil’ Touch”.

Taeyeon foi o primeiro membro a começar uma carreira a solo com o EP “I” em 2015. Taeyeon lançou mais 4 EPs: “Why” (2016), “This Christmas: Winter Is Coming” (2017), “Something New” (2018) e “Voice” (2019). Ela também lançou dois álbuns: “My Voice” (2017) e “Purpose” (2019).

Tiffany foi o segundo membro a começar uma carreira a solo com o EP “I Just Wanna Dance” (2016). Depois de sair da SM Entertainment, Tiffany já lançou o seu segundo EP “Lips on Lips” (2019).

Hyoyeon tem lançado vários singles com o seu nome e o nome de DJ Hyo desde 2016. Seohyun foi a seguinte com o EP “Don’t Say No” (2017). Yuri lançou o seu EP “The First Scene” (2018) e Yoona lançou o EP “A Walk to Remember” (2019).

Já Sooyoung foi a única que só se estreou a solo depois da sua saída da companhia com o single “Winter Breath” (2018).




Membros

Taeyeon (Kim Tae Yeon)

taeyeon girls' generation
Taeyeon | ©SM Entertainment

Taeyeon é a líder e principal vocalista do grupo. Ela nasceu a 9 de Março de 1989, em Jeonju.

O seu talento para a música vem dos seus pais, já que o seu pai, que infelizmente faleceu recentemente, era o vocalista de uma banda e a sua mãe cantou quando era criança. Ela tem miopia por isso usa lentes de contacto.

A sua grande inspiração para se tornar numa cantora foi BoA. Ela namorou com Baekhyun, dos EXO.

Ela participou no programa “We Got Married” onde fez par com Jung Hyung Don, apresentador de “Idol Room”. Ela faz parte dos dois subgrupos das Girls’ Generation.




Sunny (Lee Soon Kyu)

sunny girls' generation
Sunny | ©SM Entertainment

Sunny é uma das vocalistas e rappers do grupo. Ela nasceu a 15 de Maio de 1989, em Los Angeles.

Ela nasceu em Los Angeles, EUA e depois mudou-se para Koweit. Mas depois a sua família mudou-se para a Coreia do Sul por causa da Guerra do Golfo. O seu tio é Lee Soo Man, o presidente da SM Entertainment.

Sunny juntou-se à Starlight Entertainment em 1998 e treinou durante 5 anos e era para estrear num duo mas isso não acabou por acontecer. Mas em 2007, ela tornou-se num trainee na SM e poucos meses depois estreou-se no grupo.

Ela já participou em vários musicais, como “Singin’ in the Rain” e “Catch Me If You Can”, tanto na Coreia do Sul como no Japão.




Tiffany (Stephanie Young Hwang)

tiffany girls' generation
Tiffany | © SM Entertainment

Tiffany é uma das vocalistas e rapper do grupo. Ela nasceu a 1 de Agosto de 1989, em São Francisco.

Tiffany e Jessica nasceram no mesmo hospital nos Estados Unidos. Ela entrou na SM Entertaiment quando ganhou uma audição em Los Angeles.

Ela teve uma relação com Nichkhun dos 2PM. Ela é um dos membros do subgrupo TTS.

Em 2017, ela decidiu deixar a SM Entertainment e regressou para os Estados Unidos, onde assinou com a Paradigm Talent Agency. E em 2018, fez a sua estreia nos EUA com o single “Over My Skin”.




Hyoyeon (Kim Hyo Yeon)

hyoyeon girls' generation
Hyoyeon | © SM Entertainment

Hyoyeon é a principal dançarina, principal rapper e vocalista do grupo. Ela nasceu a 22 de Setembro de 1989, em Incheon.

Ela fez a sua audição para a companhia quando tinha 11 anos. Ela consegue memorizar coreografias muito depressa.

Hyoyeon lançou a sua primeira música a solo, “Mytery”, em 2016.  E ela fez parte do programa “Invincible Youth 2” com Bora (Siatar), Suzy (Miss A), Jiyoung (KARA) e Yewon (Jewelry).




Yuri (Know Yu Ri)

yuri girls' generation
Yuri | © SM Entertainment

Yuri é uma das dançarinas, vocalistas e rappers do grupo. Ela nasceu a 5 de Dezembro de 1989, em Goyang.

Embora ela seja uma das principais dançarinas do grupo, ela revelou que é a que aprende a coreografia mais devagar. Ela e Sunny são aquelas que erram mais nas coreografias do grupo.

Ela esteve numa relação com o jogador de basebol Oh Seung Hwan. Ela também apareceu em várias dramas: “Attack on the Pin-Up Boys” (2017), “Unstoppable Marriage” (2007), “Fashion King” (2012), “Kill Me, Heal Me” (2015), “Local Hero” (2016), “Gogh, The Starry Night” (2016) e “Defendant” (2017).

Yuri entrou no filme “No Breathing” com Lee Jong Suk e Seo In Guk.

Ela estreou-se a solo em 2018 com o mini álbum “The First Scene”.




Sooyoung (Choi Soo Young)

sooyoung girls' generation
Sooyoung | © SM Entertainment

Sooyoung é uma das dançarinas, rappers e vocalistas do grupo. Ela nasceu a 10 de Fevereiro de 1990, em Gwangju.

Ela teve uma curta carreira num duo japonês em 2002.

Ela apareceu em várias dramas: “Unstoppable Marriage” (2007), “Oh! My Lady” (2010), “Gentleman’s Dignity” (2012), “The 3rd Hospital” (2012), “Dating Agency: Cyrano” (2013), “The Spring Day Of My Life” (2014), “38 Task Force” (2016), “Polyclinic Doctor” (2018) e “So I Married An Anti-Fan” (2018).

Sooyoung está numa relação com o ator Jung Kyung Ho. Em 2017, ela anunciou a sua saída da SM Entertainment e acabou por assinar com a Echo Global Group.




Yoona (Im Yoon A)

Yoona é uma das dançarinas, vocalistas, rappers, a visual e centro do grupo. Ela nasceu a 30 de Maio de 1990, em Seul.

Ela revelou que tem mais confiança em dançar e como atriz do que a cantar. Ela entrou em várias dramas: “Two Outs in the Ninth Inning” (2007), “Park Jung Kum, Heavenly Beauty” (2008), “You Are My Destiny” (2009), “Cinderella Man” (2009), “Love Rain” (2012), “Prime Minister & I” (2013), “Because It’s The First Time” (2015), “K2” (2016), “King Loves” (2017).

Yoona estreou-se a solo com o single “When the Wind Blows” em 2017.




Seohyun (Seo Joo Hyun)

seohyun girls' generation
Seohyun | © SM Entertainment

Seohyun é um das vocalistas e a maknae do grupo. Ela nasceu a 28 de Junho de 1991, em Seul.

Ela comete alguns erros durante as atuações. Ela fez parte do programa “We Got Married”, tendo feito par com Jung Yonghwa dos CNBlue.

Seohyun participou em várias dramas como: “Unstoppable Marriage” (2007), “Passionate Love” (2012), “The Producers” (2015), “Warm and Cozy” (2015), “Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo” (2016), “Weightlifting Fairy Kim Bok-Joo” (2016), “Bad Thief, Good Thief” (2017) e “Time” (2018).

Ela também participou nos musicais “Moon Embracing the Sun” (2014) e “Gone With the Wind” (2015). E também participou no filme chinês “So I Married An Anti-Fan” (2016).

Seohyun é um dos membros que faz parte das TTS. Em 2017, estreou-se a solo com o EP “Don’t Say No”. Nesse mesmo ano, ela saiu da SM Entertainment para se focar na representação. Em 2019, ela assinou com a agência Namoo Actors.




Ex-Membros

Jessica (Jessica Jung)

jessica girls' generation
Jessica | ©CORIDEL ENTERTAINMENT

Jessica era uma das vocalistas do grupo, agora artista a solo. Ela nasceu a 18 de Abril, em São Francisco.

Ela tem uma irmã, Krystal que pertenceu ao grupo f(x) da SM Entertainment. Ela passou na audição em 2000 e foi durante 7 anos uma trainee da companhia.

Jessica fez a sua estreia num musical com a versão coreana de “Legally Blonde” (2009). Ela também participou em algumas dramas como: “Unstoppable Marriage” (2008), “Hilarious Housewives” (2009), “Oh! My Lady” (2010) e “Wild Romance” (2012).

Em 2014, Jessica revelou na sua conta Weibo que foi forçada a sair do grupo. A SM declarou que ela já não fazia parte do grupo por causa de conflitos de agenda.

Em 2016, ela estreou-se a solo com a música “Fly”, estando assinada com a sua nova companhia, Coridel Entertainment. Ela tem a sua própria marca “Blanc & Eclare”.

Já conhecias este grupo?

[tps_footer]

Lê Também:   K-Pop | As Músicas da Década

[/tps_footer]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *