EXO

EXO | Tudo o que precisas de saber

[tps_header]

És fã dos EXO? Descobre o que precisas de saber sobre um dos maiores grupos k-pop.

[/tps_header]

A História

Os EXO são um grupo coreano e chinês baseado em Seul, atualmente com nove membros: Xiumin, Suho, Lay, Baekhyun, Chen, Chanyeol, D.O., Kai e Sehun. Eles são um dos grupos com maior influência para as gerações mais novas e são conhecidos pelos seus talentos vocais.

O grupo foi formado pela SM Entertainment em 2011 e estrearam-se em 2012, originalmente com 12 membros. Em 2014, o grupo passou a atuar com um grupo em exclusivo, embora continuassem a lançar canções em várias outras línguas. Anteriormente, os músicos foram divididos em dois sub-grupos: EXO – K (Suho, Chanyeol, D.O. , Baekhyun, Kai e Sehun) e EXO – M (Xiumin, Lay, Chen, Kris, Luhan e Tao). Os grupos atuavam em coreano e em mandarim, respetivamente.

O líder do grupo, e anteriormente líder dos EXO – K, Suho foi o primeiro membro a entrar na SM Entertainment depois de passar na audição em 2006. No ano seguinte, foi Kai que fez a audição durante o SM Youth Best Contest de qual ele ganhou e recebeu um contrato. Chanyeol e Sehun foram os seguintes que se tornaram trainees em 2008. Em 2010, D.O. cantou numa audição e acabou por lhe ser oferecido um contrato. O último membros dos EXO – K a tornar-se trainee foi Baekhyun, que entrou na SM Entertainment em 2011 e treinou durante um ano.

Kris fez uma audição em 2008 para a SM Entertainment global no Canadá, antes de mudar-se para a Coreia do Seul para treinar. No mesmo ano, Lay fez uma audição em Changsha, na China, e mudou-se para a Coreia do Sul, já Xiumin foi a uma audição com um amigo e ficou em segundo lugar. Em 2010, Luhan foi seleccionado por um representante coreano da agência e passou a audição, enquanto Tao foi escolhido num programa de talentos. O último membro a juntar-se aos EXO-M foi Chen, que fez um casting em 2011.

A primeira atuação em grupo foi durante SBS Gayo Daejeon a 29 de Dezembro de 2011.

EXO-K e EXO-M estrearam-se com a música “MAMA” a 8 de Abril de 2012, seguido pelo EP que saiu um dias depois. Os sub-grupos promoveram o álbum separadamente. O single teve bons resultados. Antes da sua estreia, o grupo lançou dois singles, “What Is Love” e “History”.

Lê Também:   Blackpink | Tudo o que precisas de saber

O grupo recebeu o prémio de Best New Asian Group nos Mnet Asian Music Awards de 2012, e o Newcomer Award nos Golden Disc Awards.

O primeiro álbum do grupo saiu a 3 de Junho de 2013, “XOXO”, com duas versões: em coreano e mandarim. O lançamento foi diferente do EP anterior onde os sub-grupos promoveram o disco separadamente, pois desta vez o grupo promoveu o álbum maioritariamente na Coreia do Sul. O single principal foi “Wolf”. A 5 de Agosto do mesmo ano saiu a versão repackaged do álbum com mais três canções, que inclui o novo single “Growl”. Em Dezembro, o grupo lançou outro EP, “Miracles in December”, como um especial de inverno. Nesse ano, o grupo continuou a ganhar vários troféus nos principais prémios de música.

Já em 7 de Maio de 2014, o grupo lançou o terceiro EP, “Overdose”. Originalmente estava agendado para sair a 21 de Abril, mas foi adiada por causa do acidente do Sewol Ferry. O single foi promovido separadamente pelos sub-grupos. O single foi um enorme sucesso. A 22 de Dezembro, foi lançado o primeiro álbum ao vivo, “Exology Chapter 1: The Lost Planet”.

No mesmo mês, Kris lançou uma ação judicial contra a SM Entertainment para terminar o seu contrato, alegando que a empresa desconsiderou a sua saúde, por distribuição de lucros injusta, por restrição da sua liberdade e por tratarem o grupo como um produto. A 24 do mesmo mês, o grupo começou a sua própria tour, “EXO from Exoplanet 1 – The Lost Planet”, no Olympic Gymnastics Arena, os bilhetes esgotaram-se em segundos.

Já a 10 de Outubro, Luhan também lançou uma ação judicial contra a agência para terminar o seu contrato, ele mencionou problemas de saúde e que era tratado de forma diferente em relação aos membros coreanos.

A 7 de Março de 2015, o grupo começou a sua segunda tour mundial, “Exoplanet 2 -The Exo’luxion”, e no final desse mês lançou o seu segundo álbum, “Exodus”, tanto em coreano como em mandarim. O single, “Call Me Baby”, foi ‘leaked’ antes do lançamento. A versão coreana foi o MV mais visto da primeira metade do 2015, o álbum teve um sucesso enorme tanto em vendas como nos tops mundiais.

Tao não participou nas promoções do álbum por causa de lesões, mas a 24 de Agosto ele foi o terceiro membro a lançar uma ação judicial à companhia para terminar o seu contrato.

A versão ‘repackaged’ saiu a 3 de Junho, esta edição tinha mais 4 músicas, incluindo o single “Love Me Right”. Contudo, por causa da ausência de Tao, o grupo promoveu o lançamento com 9 membros. Em Outubro, os EXO foram os primeiros artistas a terem um concerto em Gocheok Sky Dome em Seul, “Exo – Love Concert in Dome”.

Em Novembro, o grupo fez a sua estreia no mercado japonês com a versão japonesa de “Love Me Right” e uma canção original “Drop That”. Neste mês foi também lançado o single especial “Lightsaber” para promover o filme “Star Wars – O Despertar da Força”, sendo uma colaboração entre a SM e a Disney.

Lê Também:   PRISTIN separam-se oficialmente

A 10 de Dezembro, foi lançado o segundo EP especial de inverno, “Sing For You”, com os singles “Sing For You” e “Unfair”. Parte dos lucros do álbum foram doados para a campanha da UNICEF, Smile For U, para apoiar a educação musical para crianças na Ásia.

Já em Janeiro de 2016, a SM ganhou uma das ações judiciais contra Tao e processou-o por não ter pago à empresa o que devia depois da sua saída.

O terceiro álbum saiu a 9 de Junho, “Ex’Act”, com os singles “Lucky One” e “Monster”. Os dois singles foram um grande sucesso, com “Monster” a ser a primeira música do grupo a ser número 1 no Billboard World Digital Songs. A 18 de Agosto, saiu a versão ‘repackaged’, “Lotto”, com mais 4 canções incluindo o single com o mesmo nome. Este foi o segundo single do grupo a chegar ao topo do Billboard World Digital Songs.

A 21 de Julho, as disputas entre Kris e Luhan com a SM foram resolvidas, onde ficou decidido que os artistas vão estar sobre contrato com a agência até 2022. A empresa recebe lucros das agências dos artistas se eles trabalharem no Japão ou Coreia do Sul. Nesse mesmo mês, o grupo entrou na sua terceira tour, “Exoplanet 3 -The Exo’rdium”, com 6 concertos consecutivos no Olympic Gymnastics Arena. A tour terminou a 28 de Maio de 2017 com dois concertos consecutivos no Seoul Olympic Stadium, o maior estádio da Coreia do Sul.

Em Junho de 2017, Lay anunciou que não iria participar no próximo álbum do grupo para se focar na sua carreira de ator na China, desde aí ele não tem participado em aparições públicas.

Em 2016, vários membros passaram algum tempo em atividades a solo. Baekhyun lançou “Dream”, uma colaboração com Suzy. Já a 31 de Outubro de 2016, Chen, Baekhyun e Xiumin formaram o sub-grupo EXO-CBX, estreando-se com “Hey Mama!”. Em 2018, o sub-grupo lançou dois EP em coreano e dois em japonês.

Lay também estreou-se a solo a Maio de 2016 com “Monodrama”, lançado através da SM Station, a música foi um sucesso na China. Em Outubro, ele lançou o seu primeiro EP, “Lose Control”.

exo smtown
EXO

O quarto álbum, “The War”, foi lançado a 18 de Julho de 2017, com o single “Koko Bop”. A versão ‘repackaged’ saiu a 5 de Setembro, “The War: The Power of Music”, com mais 3 canções incluindo o single “Power”.

A 19 de Outubro, foi anunciada a terceira tour mundial, “Exoplanet #4 – The ElyXion”, que começou com 3 noites consecutivas em Gocheok Sky Dome em Seul. No principio de Dezembro, foi lançado o quarto EP especial de inverno, “Universe”, que era para ter saído a 21 de Dezembro, mas foi reagendado para o dia 26 por causa da morte de Jonghyun dos SHINee.

Já a 16 de Janeiro de 2018, “Power” foi a primeira música k-pop a tocar na The Dubai Fountain, no Burj Khalifa Lake, no Dubai. Sete dos membros viajaram até lá para verem a primeira apresentação. No final do mês de Janeiro, o grupo lançou o primeiro álbum japonês “Countdown”.

O grupo fez a cerimónia de fecho dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeongchan, servindo como representantes k-pop ao lado de CL. Baekhyun cantou o hino nacional na cerimónia de abertura do International Olympic Comittee. O grupo atuou no concerto oficial D-100, que foi realizado para marcar os 100 dias até ao começo dos Jogos Olímpicos de Inverno. A Outubro de 2018, Lay fez a sua estreia no mercado americano com o seu terceiro álbum a solo, “Namanana”. O álbum foi um sucesso tanto na China como nos E.U.A.

O sexto álbum, “Don’t Mess Up My Tempo”, foi lançado a 2 de Novembro de 2018, e foi também revelado que este teria a participação dos 9 membros. “Don’t Mess Up My Tempo” foi mais um álbum de sucesso nos tops de vendas nacionais e internacionais. A versão ‘repackaged’, “Love Shot”, saiu a 13 de Dezembro com o single com o mesmo nome.

Chen foi o segundo membro a estrear-se a solo com o EP “April, and a Flower” que saiu a 1 de Abril deste ano, e Xiumin entrou para o seu serviço militar obrigatório como um soldado ativo no dia 7 de Maio.




Membros

Suho (Kim Jun Myeon)

Suho

Suho é o líder e vocalista do grupo, ele nasceu a 22 de Maio de 1991, em Seul, e foi descoberto durante um casting, juntando-se à empresa em 2006. Durante o período em que foi trainee ele ficou muito amigo de Minho dos SHINee, tendo mesmo viajado com ele para a China durante um mês para aprender mandarim.

Ele é conhecido por ser educado e atencioso, e também gosta de dizer muitas piadas, no entanto os outros membros disseram que não têm muita piada. Suho compra comida para os seus colegas frequentemente, mas também gosta de saber como é que os membros estão e se precisam de falar. O membro quem ele é mais próximo é o Maknae Sehun, de tal maneira que partilharam o mesmo quarto durante muito tempo.

Os seus amigos mais próximos são Minho e Taemin dos SHINee e Leetuk, Donghae e KyuHyun dos Super Junior, e os seus grupos favoritos são os Super Junior e TVXQ.

Suho fez parte do musical “The Last Kiss” ao lado de Luna, das f(x), e participou em alguns k-drama como “To The Beautiful You” (2012), “Prime Minister & Me” (2013), “How Are You Bread” (2016), “The Universe’s Star” (2017) e “Rich Man” (2018), e nos filmes “One Way Trip”(2016) e “Student A” (2018).




Xiumin (Kim Min Seok)

Xiumin

Xiumin é um dos vocalistas e rappers do grupo, ele nasceu a 26 de Março de 1990 em Guri, na província Gyeonggi. Ele é um dos membros que faz parte dos EXO-CBX. Xiumin é conhecido por ser gentil, muito arrumadinho, mas também muito brincalhão.

Ele sabe praticar taekwondo, esgrima, kendo e jogar futebol. Os seus amigos mais próximos são Henry dos Super Junior e Amber das f(x).

Kris disse que a maior força de Xiumin é ser bastante acessível e compreensivo. Ele gosta tanto dos seus membros que comprou uma máquina de café para fazer lattes e cappucinos para os membros.

Xiumin participou no filme de 2016 “Seondal: The Man Who Sells the River” e fez parte do elenco do programa de televisão “It’s Dangerous Beyond the Blankets”, e os seus grupos favoritos são Super Junior e JJ Lin.

Ele entrou no serviço militar obrigatório este mês.




Lay (Zhang Yixing)

Lay

Lay é o principal dançarino do grupo e vocalista, para além de ser um dos membros chineses do grupo, ele nasceu a 7 de Outubro de 1991, em Changsha, Hunan, na China. Ele tornou-se num trainee em 2008 e sabe falar coreano, chinês e inglês.

Ele tem uma personalidade 4D, sendo muito carismático no palco, mas muito brincalhão fora do palco. Ele consegue treinar durante muito tempo e adora cozinhar.

Lay estabeleceu a sua própria fundação, “Zhang Yixing Arts Scholarship”. Para além disso, é o primeiro embaixador de várias marcas na China como a Perrier, Valentino, Milka e Converse.

Lay não conseguiu participar nas promoções de “Kokobop” com o grupo por causa de conflitos com a sua agenda na China. Ele é um ator bem conhecido no seu país de origem tendo participado em vários filmes, como “Ex Files 2: The Backup Strikes Back” (2015), “Oh My God” (2015), “Kung Fu Yoga” (2017), “The Founding of an Army” (2017) e “The Island” (2018), para além de ter participado em vários c-dramas, como “The Mystic Nine” (2016), “Operation Love” (2017), “The Golden Eyes” (2019) e “Empress of the Ming” (2019). Ele também participou no “Idol Producer”.

O seu primeiro mini-álbum “Loose Control” saiu a 28 de Outubro de 2016 e todas as músicas foram escritas e produzidas por ele. Tal como aconteceu com o seu primeiro álbum “LAY 02 SHEEP” que saiu a 7 de Outubro de 2017.

O Museu Madame Tussauds em Pequim tem uma figura dele vestido em roupas modernas e o mesmo museu em Xangai tem uma figura dele vestido como a sua personagem do drama “The Mystic Nine”.




Baekhyun (Byun Baek Hyun)

baekhyun exo kpop vogue prive by bbh
Byun Baekhyun

Baekhyun é um dos principais vocalistas do grupo e faz parte do sub-grupo EXO-CBX, ele nasceu a 6 de Maio de 1992, em Bucheon, na província de Gyeonggi. Ele é conhecido por ter uma das melhores vozes do mundo k-pop.

Ele queria ser cantor desde criança e contou a todos os seus amigos que iria ser uma celebridade quando fosse mais velho. Ele entrou na SM Entertainment em 2011, tendo um dos mais curtos períodos como trainee do grupo. Baekhyun sabe tocar piano e praticar a arte marcial Aikido.

Baekhyun tem personalidades bastante diferentes no palco e fora dele. No palco ele é carismático, mas fora do palco ele é como se fosse uma criança, gostando de fazer amigos.

O cantor é muito rápido a aprender coreografias, conseguindo memoriza-las num dia, e tem braços e dedos muito flexíveis. Baekhyun também é conhecido pelos seus ombros, não sendo um dos membros mais altos do grupo, e tem ombros bastante largos.

Baekhyun namorou com Taeyeon das Girl’s Generation durante 14 meses, sendo o primeiro casal da mesma empresa a ir a público com a sua relação.

Ele é muito próximo de Chanyeol, e adora jogar jogos de computador, preferindo isso a sair de casa. O seu artista favorito é Rain.

Baekhyun também se aventurou na representação, tendo entrado no k-drama “Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo”(2016), onde ficou baste próximo do ator Lee Joon Gi. Ele também é bastante próximo de Hongbin dos VIXX.

Ele tem a sua própria marca de roupa “Privé by BBH”, que foi lançada a 1 de Julho de 2018.




Chen (Kim Jong Dae)

Chen

Chen é outro dos principais vocalistas do grupo e é o último membro que faz parte do sub-grupo EXO-CBX, ele nasceu a 21 de Setembro de 1992 em Siheung, na província de Gyeonggi.

Ele também se juntou à SM em 2011 e é o melhor a cantar notas altas. Embora o seu pai seja um vocalista ele não teve muito apoio da sua família para perseguir a carreira de cantor, mas quando estes souberam que era a SM a dar a oportunidade eles já o apoiaram.

Ele adora pregar partidas aos outros membros, é bastante calado durante as entrevistas, mas ele é hiperativo. Ele é o mais carinhosos durante fan meets, falando com os fãs e rindo-se das piadas deles, mesmo que não sejam boas.

Embora ele não goste muito de jogos de computador, desde que começou a viver com os outros membros começou a gostar deles. Ele é bastante teimoso e não gosta nada de perder.

O seu artista favorito é o grupo Super Junior. Ele participou na produção coreana do musical “In the Heights”, onde ele fez a personagem Benny, é também conhecido por participar em várias bandas sonoras, como a música “When Cherry Blossoms Fade” do drama “100 Days My Prince”.




Chanyeol (Park Chan Yeol)

Chanyeol

Chanyeol é um dos rappers do grupo, ele nasceu a 27 de Novembro de 1992, em Seul, e tornou-se num trainee em 2008. A sua mãe é dona de um restaurante, o seu pai é dono de um café e a sua irmã mais velha é uma pivô de televisão.

Ele é conhecido por conseguir tocar vários instrumentos e por adorar animais. Ele esta sempre bem disposto e alegre, e desenhou o logo em hexágono do grupo.

Ele participou em alguns MVs de outros grupos da empresa, como “HaHaHa Song” dos TVXQ, na versão japonesa de “Genie” das Girls’ Generation e em “Twinkle” das TTS.

Parecido a Chen, Chanyeol é muito competitivo e odeia perder. No entanto, ele adora compor música, algumas das suas composições já chegaram aos álbuns do grupo. Chanyeol adora os TVXQ, Jason Mraz e Eminem.

Chanyeol é amigo de Zico, Jonghyun dos CNBLUE, Woozi dos Seventeen, Joohoney dos Monsta X e do ator Choi Tae Joon.

Ele também participou em vários filmes, como “Salut D’Amour” (2015) e “So I Married an Anti-Fan” (2016), e em vários k-dramas, como “Things We Do That We Know We Will Regret” (2008), “To The Beautiful You” (2012), “Welcome to Royal Villa” (2013), “EXO Next Door” (2015), “Missing 9” (2017) e “Memories of Alhambra” (2018).




D.O. (Do Kyung Soo)

D.O.

D.O. é um dos vocalistas, ele nasceu a 12 de Janeiro de 1993, em Goyang, na província de Gyeonggi. Os pais apoiaram-no, pois o seu pai tem um negócio de artes.

Ele é um dos membros mais recatados do grupo e adora cozinhar para os outros membros, e é um dos mais organizados e limpos dos grupo. Se ele não fosse um cantor, seria um chef de cozinha.

D.O. é muito próximo de Lim Hyunsik dos BTOB. Ele gosta muito das f(x) e respeita Yunho dos TVXQ.

O vocalista é o membro que fez mais trabalhos de representação. No cinema ele participou em “Cart” (2014), “Unforgettable/Pure Love” (2016), “My Annoying Brother” (2016), “Along With the Gods: The Two Words” (2017), “Room No.7” (2017) e “Swing Kids” (2018), e na televisão ele participou nos k-dramas “To The Beautiful You” (2012), “It’s Okay, This Is Love” (2014), “Hello Monster” (2015), “Be Positive” (2016) e “100 Days My Prince” (2018).




Kai (Kim Jong In)

Kai

Kai é um dos principais dançarinos do grupo, ele nasceu a 14 de Janeiro de 1994, em Seul, e entrou na SM com apenas 13 anos.

Algumas pessoas podem pensar que ele é frio e arrogante por causa da sua presença no palco, mas ele é carinhoso, tímido e calado. No entanto, ele perde a cabeça com pouco.

O dançarino é próximo de Taemin dos SHINee, Jimin dos BTS, Sungwoon dos Wanna One e HotShot, Timoteo dos HotShot e Ravi dos VIXX.

Kai participou em alguns MVs de grupos da mesma empresa, como “HaHaHa Song” dos TVXQ e “Twinkle” das TTS. Ele esteve em duas relações públicas. A primeira com Krystal das f(x) em 2016, que durou até 2017, e a segunda foi com Jennie das Blackpink que não durou muito tempo.

A 7 de Maio de 2018, o pai de Kai faleceu por causa de uma doença crónica.

Ele também participou em alguns k-dramas como “Andante” (2017) e “Miracle That We Met” (2018) e no drama japonês “Spring Has Come” (2018).




Sehun (Oh Se Hun)

Sehun

Sehun também é um dos dançarinos e rappers do grupo, ele nasceu a 12 de Abril de 1994, em Seul, e entrou na SM com apenas 14 anos.

Ele é tímido, sincero, atencioso, mas abre-se mais quando começa a conhecer pessoas melhor. O músico adora os seus membros e reza por eles todas as noites, e é bastante próximo de Suho.

Sehun faz parte do circulo de amigos BYH48, que inclui Suho, Mino dos WINNER, P.O. dos Block B, os atores Ryu Junyeol, Leed Donghwi, Byun Yohan, Freiknock Designer, e muitos mais.

Ele também participou em alguns k-dramas como “Dokgo Rewind” (2018), “To The Beautiful You” (2012), “Royal Villa” (2013), “EXO Next Door” (2015) e “Secret Queen Makers” (2018), e também tem presença regular no programa de televisão “Busted”.




Ex-Membros

Kris Wu (Wu Yifan)

Kris Wu

Kris foi o líder dos EXO-M e rapper do grupo, ele nasceu a 6 de Novembro 1990, em Guangzhou, e tem ascendência canadiana e chinesa.

O músico mudou o seu nome de Li Jiaheng para Wu Yifan por razões pessoais. Os seus pais separaram-se quando ele ainda era um bebé e aos 10 anos ele e a sua mãe mudaram-se para Vancouver. Já em Janeiro de 2008, mudou-se para a Coreia do Sul para ser um trainee para a SM.

Kris é fluente em 4 línguas: inglês, mandarim, cantonês e coreano. Ele ajudou o grupo com as compras, e adora basquetebol, sendo mesmo capitão da equipa na sua escola.

Em Maio de 2014, Kris colocou um processo contra a empresa para terminar o seu contrato. Ele revelou que foi diagnosticado miocardite e que a companhia não fez nada sobre o assunto, quebrando a confiança que ele tinha neles.

Já em 2015, foi a SM que colocou um processo sobre Kris e outras agências que trabalhassem com ele.

Ao regressar à China, Kris participou em vários filmes como “Somewhere Only We Know” (2015), “Mr. Six” (2015), “Never Gone”, “Sweet Sixteen”, “L.O.R.D: Legend of Ravaging Dynasties”, mas também participou em filmes de Hollywood como “xXx: O Regresso de Xander Cage” e “Valerian e a Cidade dos Mil Planetas”.

Em termos de música, ele lançou o seu primeiro single a solo “Bad Girl” em 2015. A Novembro de 2016, lançou o seu primeiro single em inglês “July”, e em 2017 lançou o seu EP “Deserve”.




Luhan (Lu Han)

Luhan

Luhan foi um dos vocalistas e principais dançarinos do grupo, nasceu a 20 de Abril de 1990 em Haidan, em Pequim.

Em 2008, Luhan fez uma audição para a JYP Entertainment, mas não foi aceite. No entanto, em 2010, ele foi seleccionado por um representante da SM enquanto estudava em Seul.

Ele adora vários desportos, especialmente futebol, e jogos de computador; chegando até a ir a casa de Jaehyo dos Block B, antes da sua estreia, para jogar.

Em 2014, ele lançou um processo judicial contra a empresa para terminar o seu contrato e deixou o grupo.

Já na China, Luhan também se aventurou na representação tendo entrado nos filmes “20 Once Again” (2015), “The Witness” (2015), “Time Raider” (2016), “A Grande Muralha” (2016), e na televisão ele entrou no drama “Fighter of the Destiny” (2017).

O músico também participou em vários programas de televisão, como  a versão chinesa de “Running Man”, “Hello, it’s Lu Han?”, “Back to School 2” e “Hot Blood Dance Crew” com Jackson dos GOT7.

Já em termos de música, Luhan lançou o seu primeiro álbum a solo “Reloaded” em 2015, que quebrou recordes logo no primeiro dia, e em 2016 começou a sua primeira tour a solo, “Luhan Reloaded: 2016 Luhan 1st China Tour”.

Em 2017, foi revelado que Luhan está numa relação com a atriz Guan Xiaotong.




Tao (Huang Zitao)

Tao

Tao era um dos rappers e dançarinos do grupo. Ele nasceu a 2 de Maio de 1993 em Qingdao, Shandong na China.

Ele foi escolhido por um representante da SM em 2010 enquanto estava a assistir à MBC Star Global audition. Tao não sabia falar coreano ou inglês e por isso tinha que partilhar um quarto com o manager, mas sabe artes marciais.

Embora Tao tenha uma imagem de forte, ele é muito sensível e assusta-se com facilidade. Ele e Kris eram muito próximos e Tao saiu bastante magoado com a saída de Kris dos EXO.

Em Maio de 2015, Tao estreou-se na representação com o filme “You Are My Sunshine”, e no mesmo mês criou a sua própria agência na China, Z.TAO Studio, lançando em Julho do mesmo ano o seu primeiro mini-álbum “T.A.O.”.

Também em 2015, ele processou a SM para terminar o seu contrato. Foi dito que a principal razão foi por causa da agravamento de uma lesão ao tornozelo. Este é o único processo que ainda não está resolvido.

Tao também entrou na representação com filmes como “Edge of Innocence”, “Famen Temple Code”, “A Chinese Odyssey: Love You A Million Years”, “The Negotiator” e “The Game Changer”, e participou em reality shows: “Charming Daddy”, a versão chinesa de “Law of the Jungle”, “Takes A Real Man” e é o apresentador da versão chinesa de “Produce 101”.

Em termos de música, Tao lançou o seu primeiro álbum em 2016 “The Road”, indo em digressão nesse mesmo ano.

Já és fã de k-pop? Este é um dos teus grupos favoritos?

[tps_footer]

Lê Também:   BTS | Tudo o que precisas de saber

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *