EXO

EXO | Tudo o que precisas de saber

És fã dos EXO? Descobre o que precisas de saber sobre um dos maiores grupos k-pop.

1 de 13

A História

Os EXO são um grupo coreano e chinês baseado em Seul, atualmente com nove membros: Xiumin, Suho, Lay, Baekhyun, Chen, Chanyeol, D.O., Kai e Sehun. Eles são um dos grupos com maior influência para as gerações mais novas e são conhecidos pelos seus talentos vocais.

O grupo foi formado pela SM Entertainment em 2011 e estrearam-se em 2012, originalmente com 12 membros. Em 2014, o grupo passou a atuar com um grupo em exclusivo, embora continuassem a lançar canções em várias outras línguas. Anteriormente, os músicos foram divididos em dois sub-grupos: EXO – K (Suho, Chanyeol, D.O. , Baekhyun, Kai e Sehun) e EXO – M (Xiumin, Lay, Chen, Kris, Luhan e Tao). Os grupos atuavam em coreano e em mandarim, respetivamente.

O líder do grupo, e anteriormente líder dos EXO – K, Suho foi o primeiro membro a entrar na SM Entertainment depois de passar na audição em 2006. No ano seguinte, foi Kai que fez a audição durante o SM Youth Best Contest de qual ele ganhou e recebeu um contrato. Chanyeol e Sehun foram os seguintes que se tornaram trainees em 2008. Em 2010, D.O. cantou numa audição e acabou por lhe ser oferecido um contrato. O último membros dos EXO – K a tornar-se trainee foi Baekhyun, que entrou na SM Entertainment em 2011 e treinou durante um ano.

Kris fez uma audição em 2008 para a SM Entertainment global no Canadá, antes de mudar-se para a Coreia do Seul para treinar. No mesmo ano, Lay fez uma audição em Changsha, na China, e mudou-se para a Coreia do Sul, já Xiumin foi a uma audição com um amigo e ficou em segundo lugar. Em 2010, Luhan foi seleccionado por um representante coreano da agência e passou a audição, enquanto Tao foi escolhido num programa de talentos. O último membro a juntar-se aos EXO-M foi Chen, que fez um casting em 2011.

A primeira atuação em grupo foi durante SBS Gayo Daejeon a 29 de Dezembro de 2011.

EXO-K e EXO-M estrearam-se com a música “MAMA” a 8 de Abril de 2012, seguido pelo EP que saiu um dias depois. Os sub-grupos promoveram o álbum separadamente. O single teve bons resultados. Antes da sua estreia, o grupo lançou dois singles, “What Is Love” e “History”.

Lê Também:
Blackpink | Tudo o que precisas de saber

O grupo recebeu o prémio de Best New Asian Group nos Mnet Asian Music Awards de 2012, e o Newcomer Award nos Golden Disc Awards.

O primeiro álbum do grupo saiu a 3 de Junho de 2013, “XOXO”, com duas versões: em coreano e mandarim. O lançamento foi diferente do EP anterior onde os sub-grupos promoveram o disco separadamente, pois desta vez o grupo promoveu o álbum maioritariamente na Coreia do Sul. O single principal foi “Wolf”. A 5 de Agosto do mesmo ano saiu a versão repackaged do álbum com mais três canções, que inclui o novo single “Growl”. Em Dezembro, o grupo lançou outro EP, “Miracles in December”, como um especial de inverno. Nesse ano, o grupo continuou a ganhar vários troféus nos principais prémios de música.

Já em 7 de Maio de 2014, o grupo lançou o terceiro EP, “Overdose”. Originalmente estava agendado para sair a 21 de Abril, mas foi adiada por causa do acidente do Sewol Ferry. O single foi promovido separadamente pelos sub-grupos. O single foi um enorme sucesso. A 22 de Dezembro, foi lançado o primeiro álbum ao vivo, “Exology Chapter 1: The Lost Planet”.

No mesmo mês, Kris lançou uma ação judicial contra a SM Entertainment para terminar o seu contrato, alegando que a empresa desconsiderou a sua saúde, por distribuição de lucros injusta, por restrição da sua liberdade e por tratarem o grupo como um produto. A 24 do mesmo mês, o grupo começou a sua própria tour, “EXO from Exoplanet 1 – The Lost Planet”, no Olympic Gymnastics Arena, os bilhetes esgotaram-se em segundos.

Já a 10 de Outubro, Luhan também lançou uma ação judicial contra a agência para terminar o seu contrato, ele mencionou problemas de saúde e que era tratado de forma diferente em relação aos membros coreanos.

A 7 de Março de 2015, o grupo começou a sua segunda tour mundial, “Exoplanet 2 -The Exo’luxion”, e no final desse mês lançou o seu segundo álbum, “Exodus”, tanto em coreano como em mandarim. O single, “Call Me Baby”, foi ‘leaked’ antes do lançamento. A versão coreana foi o MV mais visto da primeira metade do 2015, o álbum teve um sucesso enorme tanto em vendas como nos tops mundiais.

Tao não participou nas promoções do álbum por causa de lesões, mas a 24 de Agosto ele foi o terceiro membro a lançar uma ação judicial à companhia para terminar o seu contrato.

A versão ‘repackaged’ saiu a 3 de Junho, esta edição tinha mais 4 músicas, incluindo o single “Love Me Right”. Contudo, por causa da ausência de Tao, o grupo promoveu o lançamento com 9 membros. Em Outubro, os EXO foram os primeiros artistas a terem um concerto em Gocheok Sky Dome em Seul, “Exo – Love Concert in Dome”.

Em Novembro, o grupo fez a sua estreia no mercado japonês com a versão japonesa de “Love Me Right” e uma canção original “Drop That”. Neste mês foi também lançado o single especial “Lightsaber” para promover o filme “Star Wars – O Despertar da Força”, sendo uma colaboração entre a SM e a Disney.

Lê Também:
PRISTIN separam-se oficialmente

A 10 de Dezembro, foi lançado o segundo EP especial de inverno, “Sing For You”, com os singles “Sing For You” e “Unfair”. Parte dos lucros do álbum foram doados para a campanha da UNICEF, Smile For U, para apoiar a educação musical para crianças na Ásia.

Já em Janeiro de 2016, a SM ganhou uma das ações judiciais contra Tao e processou-o por não ter pago à empresa o que devia depois da sua saída.

O terceiro álbum saiu a 9 de Junho, “Ex’Act”, com os singles “Lucky One” e “Monster”. Os dois singles foram um grande sucesso, com “Monster” a ser a primeira música do grupo a ser número 1 no Billboard World Digital Songs. A 18 de Agosto, saiu a versão ‘repackaged’, “Lotto”, com mais 4 canções incluindo o single com o mesmo nome. Este foi o segundo single do grupo a chegar ao topo do Billboard World Digital Songs.

A 21 de Julho, as disputas entre Kris e Luhan com a SM foram resolvidas, onde ficou decidido que os artistas vão estar sobre contrato com a agência até 2022. A empresa recebe lucros das agências dos artistas se eles trabalharem no Japão ou Coreia do Sul. Nesse mesmo mês, o grupo entrou na sua terceira tour, “Exoplanet 3 -The Exo’rdium”, com 6 concertos consecutivos no Olympic Gymnastics Arena. A tour terminou a 28 de Maio de 2017 com dois concertos consecutivos no Seoul Olympic Stadium, o maior estádio da Coreia do Sul.

Em Junho de 2017, Lay anunciou que não iria participar no próximo álbum do grupo para se focar na sua carreira de ator na China, desde aí ele não tem participado em aparições públicas.

Em 2016, vários membros passaram algum tempo em atividades a solo. Baekhyun lançou “Dream”, uma colaboração com Suzy. Já a 31 de Outubro de 2016, Chen, Baekhyun e Xiumin formaram o sub-grupo EXO-CBX, estreando-se com “Hey Mama!”. Em 2018, o sub-grupo lançou dois EP em coreano e dois em japonês.

Lay também estreou-se a solo a Maio de 2016 com “Monodrama”, lançado através da SM Station, a música foi um sucesso na China. Em Outubro, ele lançou o seu primeiro EP, “Lose Control”.

exo smtown
EXO

O quarto álbum, “The War”, foi lançado a 18 de Julho de 2017, com o single “Koko Bop”. A versão ‘repackaged’ saiu a 5 de Setembro, “The War: The Power of Music”, com mais 3 canções incluindo o single “Power”.

A 19 de Outubro, foi anunciada a terceira tour mundial, “Exoplanet #4 – The ElyXion”, que começou com 3 noites consecutivas em Gocheok Sky Dome em Seul. No principio de Dezembro, foi lançado o quarto EP especial de inverno, “Universe”, que era para ter saído a 21 de Dezembro, mas foi reagendado para o dia 26 por causa da morte de Jonghyun dos SHINee.

Já a 16 de Janeiro de 2018, “Power” foi a primeira música k-pop a tocar na The Dubai Fountain, no Burj Khalifa Lake, no Dubai. Sete dos membros viajaram até lá para verem a primeira apresentação. No final do mês de Janeiro, o grupo lançou o primeiro álbum japonês “Countdown”.

O grupo fez a cerimónia de fecho dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeongchan, servindo como representantes k-pop ao lado de CL. Baekhyun cantou o hino nacional na cerimónia de abertura do International Olympic Comittee. O grupo atuou no concerto oficial D-100, que foi realizado para marcar os 100 dias até ao começo dos Jogos Olímpicos de Inverno. A Outubro de 2018, Lay fez a sua estreia no mercado americano com o seu terceiro álbum a solo, “Namanana”. O álbum foi um sucesso tanto na China como nos E.U.A.

O sexto álbum, “Don’t Mess Up My Tempo”, foi lançado a 2 de Novembro de 2018, e foi também revelado que este teria a participação dos 9 membros. “Don’t Mess Up My Tempo” foi mais um álbum de sucesso nos tops de vendas nacionais e internacionais. A versão ‘repackaged’, “Love Shot”, saiu a 13 de Dezembro com o single com o mesmo nome.

Chen foi o segundo membro a estrear-se a solo com o EP “April, and a Flower” que saiu a 1 de Abril deste ano, e Xiumin entrou para o seu serviço militar obrigatório como um soldado ativo no dia 7 de Maio.

1 de 13

Ana Inês Carvalho

Licenciada em História de Arte. Viciada em filmes e música, em especial k-pop, e também wrestling.

Ana Inês Carvalho has 1021 posts and counting. See all posts by Ana Inês Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *