Google Bard chega a Portugal para enfrentar ChatGPT com arma secreta
A Google acaba de lançar o Bard, o concorrente do ChatGPT, em 50 países e Portugal é um deles.
O Bard, ferramenta de Inteligência Artificial (IA) criada pela Google, foi disponibilizado nesta quinta-feira, 13 de julho, em Portugal, anunciou a empresa sedeada na Califórnia.
De recordar que em vários países fora da União Europeia, o chatbot já estava disponível. No entanto, fruto das regras mais apertadas de proteção de dados, só agora se consumou a sua chegada aos estados-membros desta organização.
O atraso no lançamento foi visto como uma precaução da Google em resposta ao desejo de Bruxelas de regulamentar os algoritmos de IA, que suscitam preocupações em matéria de privacidade, propriedade intelectual e desinformação.
“O Bard está agora disponível na maior parte dos países do mundo e nas línguas mais faladas”, afirma a gigante norte-americana, que já em fevereiro tinha anunciado que iria dar ‘resposta’ ao ChatGPT, o software da OpenAI financiado maioritariamente pela Microsoft.
Originalmente trilíngue (inglês, japonês e coreano), agora tem a capacidade de se expressar em cerca de 40 idiomas, incluindo árabe, alemão, chinês, espanhol, francês e hindi.
Conforme as necessidades, o utilizador pode escolher uma de cinco opções para a resposta que pretende obter: simples, longa, curta, profissional e casual.
Além disso, é capaz de dar respostas oralmente – ao estilo do Google Assistant –, extrair informações de imagens – via Google Lens – e retomar uma conversa temporariamente suspensa. Esta ferramenta está incorporada no portal de pesquisa Bing e noutras ferramentas do gigante norte-americano Microsoft.
E tu, já experimentaste o ChatGPT ou o Bard? Qual preferes?