©Maggie Silva/MHD

Franz Ferdinand incendiaram o público no arranque do Super Bock Super Rock

O Super Bock Super Rock voltou ao Meco em alta forma para a sua 27ª edição e começou o seu 1º dia com os cabeças de cartaz The Offspring e Franz Ferdinand, a fazer verdadeiramente jus ao seu nome. Também fiéis a si mesmos, os escoceses do indie alternativo regressaram, sempre em grande forma! 

Lê Também:   Super Bock Super Rock | Guia de Sobrevivência

Os Franz Ferdinand formaram-se em Glasgow, em 2002, e depressa se afirmaram como uma banda influente na cena indie/ revivalista pós-punk europeia. Atualmente, apenas dois membros originais da banda permanecem. Felizmente, e para bem da continuidade da banda, um desses membros é precisamente o vocalista Alex Kapranos, que serve como leading man há mais de duas décadas, garantindo a coesão.

FRANZ FERDINAND SBSR 23
© David Passos /MHD

O vocalista Alex Kapranos no Super Bock Super Rock

Os primeiros dois singles da banda foram “Darts of Pleasure” e “Take Me Out”, ambos êxitos nos tops do Reino Unido. A segunda desta música continua a ser, hoje em dia, um dos êxitos mais populares em palco. A esmagadora maioria dos membros dos Franz Ferdinand foram entrando e saindo, sendo a composição que se apresentou a 13 de julho de 2023, no Super Bock Super Rock, bem distinta da original. Talvez por isso, há muito tempo que a banda não tem novos singles conhecidos. Não obstante, o grupo é sólido ao vivo e consegue captar com facilidade a atenção do público, trazendo consigo um conjunto de temas reconhecíveis e infalíveis.

Lê Também:   Super Bock Super Rock | Os melhor transportes para chegares ao recinto

Ao segundo tema de um alinhamento curto, de apenas uma hora, pudemos desde logo escutar “No You Girls”,  do seu terceiro álbum “Tonight” (2009), de onde saíram alguns dos seus singles mais célebres. A festa dançante estava lançada, e apenas se iria intensificando ao longo do alinhamento, o qual apenas pode ser descrito como um crescendo. De seguida “Walk Away”, outro tema reconhecível e cantável, desta vez de 2005, continuava uma sequência sólida de concerto perante um público envolvido mas ainda assim um pouco tímido.

Mais para o final da sua setlist, composta acima de tudo por músicas dos álbuns “Franz Ferdinand” e “You Could Have It So Much Better”, foi aí que o público começou a dar sinal de verdadeiro êxtase – atentemos na sequência final do concerto:

Ulysses
 Outsiders
 Take Me Out
 This Fire

 

Franz Ferdinand Portugal 2023
© David Passos /MHD

A acabar com singles como “Ulysses” e “Take Me Out”, Franz Ferdinand convidaram o público a celebrar e entoar os seus temas mais populares e o público não se coibiu de o fazer. Além disso, não se ficaram pela cantoria – perante a chegada do empolgante tema “Take Me Out”, quem via começou um mosh pit de dimensões simpáticas, ao mesmo tempo que a dança e o entoar de cânticos coletivos começou também a intensificar-se. Ao chegarmos ao tema final, “This Fire”, perante luzes intensas vermelhas que tudo ameaçavam consumir, já o público parecia totalmente rendido, imerso numa experiência coletiva e rendido ao “aqui e agora” do momento do concerto.

É certo! Franz Ferdinand conseguiu conquistar o público – fazê-lo cantar, pular, envolver-se e esquecer qualquer outra preocupação enquanto nos levou do dia para a noite. Para quando a próxima visita?

TAKE ME OUT É UM DOS GRANDES TEMAS DOS FRANZ FERDINAND

Não se esqueçam. Continuamos a nossa cobertura do Super Bock Super Rock até dia 15 de julho de 2023!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *