google chrome

Google Chrome faz 10 anos

Dez anos se passaram desde que o Google Chrome foi lançado, e desde então o mercado dos browsers sofreu muitas alterações.

Google Chrome surgiu há dez anos como uma app em fase beta para Windows. As versões para Linux e macOS surgiram em 2009, um ano mais tarde. O Chrome foi a resposta encontrada pela Google para os utilizadores que se frustravam com o Internet Explorer e para conquistar os fãs do Firefox.

O Chrome inovou com os “sandboxing”, que fazia com que a navegação fosse feita por separadores que funcionam de forma independente. Assim, caso um separador bloqueie, o utilizador pode continuar a navegar nos outros. O browser usa o motor JavaScript V8 e a Google utilizou ainda componentes do motor de renderização Apple WebKit e outros componentes do Firefox, recorda o The Verge.

Lê Também:
Razer Nommo Pro, em análise

O Chrome é usado atualmente em 60% dos desktops em todo o mundo e os criadores continuam a melhorar o navegador. Hoje em dia, é justo reconhecer que o Chrome é mais que um navegador, tornando-se numa plataforma que corre em Windows, macOS, Linux, Android e iOS, sendo usado como base para o Chrome OS, o sistema operativo da gigante tecnológica.

A Google está a trabalhar na actualização do Material Design para o Chrome, cujo lançamento está previsto ainda para este mês.

Cátia Santos

Observadora, comunicadora, crítica, muito curiosa, apaixonada pela escrita criativa e informativa. Devoradora de livros e de música, com um especial gosto por tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *