Google Chrome deixa de funcionar nesta extensa lista de telemóveis
O Google Chrome está a poucas semanas de chegar ao fim para um alargado número de utilizadores. Fica a saber se és um desses casos!
É verdade! Temos más notícias para aqueles que usam o Google Chrome como navegador no smartphone. A Google acaba de anunciar que o browser, que combina velocidade, segurança e uma série de recursos que o tornam na escolha de eleição para muitos utilizadores, vai chegar ao fim para uma ampla gama de telemóveis Android.
Uma das principais vantagens do Google Chrome para smartphones é a possibilidade de sincronização com a versão para desktop. Tal permite que tenhas acesso aos favoritos, histórico de navegação, palavras-passe e até mesmo separadores abertos noutros dispositivos. Desta forma, cria uma experiência contínua de navegação entre o computador, o smartphone e até o tablet.
No entanto, com o avanço da tecnologia, é comum que as novas funcionalidades e recursos sejam reservados para dispositivos mais recentes que consigam suportar plenamente as ferramentas mais recentes. Nesse sentido, tal como já aconteceu com o WhatsApp – que chegou ao fim para uma extensa lista de smartphones no passado dia 24 de outubro – esta situação também se aplica à próxima atualização do Google Chrome, que irá deixar de ser compatível com versões mais antigas do Android.
O QUE VAI ACONTECER?
Assim sendo, e sem mais demoras, o Chrome irá deixar de funcionar em dispositivos com Android Nougat 7.0 ou versões anteriores. A Google anunciou que a próxima grande atualização – o Chrome 120 – estará disponível apenas para tablets e smartphones com Android 8 Oreo ou uma versão mais recente.
Para aqueles que ainda utilizam o Android Nougat, o navegador irá exibir uma mensagem a informar de que o suporte para essa versão está a chegar ao fim. Assim, será recomendado que atualizem o sistema operativo para uma versão mais recente do Android. Embora o Android Nougat tenha sido lançado há sete anos, continua a ser amplamente utilizado em muitos dispositivos, o que significa que esta situação irá afetar um número considerável de utilizadores.
JÁ HÁ PREVISÃO DE DATA
A falta de atualizações pode resultar em riscos de segurança, problemas de compatibilidade e outras questões. Além disso, os internautas iriam perder as melhorias que tornam o navegador mais eficiente e rápido. Assim sendo, a recomendação passa por considerar a atualização para uma versão mais recente do Android. Além disso, podes optar por um navegador alternativo que ainda ofereça suporte ao Android Nougat.
Essa informação foi confirmada pela própria Google, que destacou os requisitos mínimos do Google Chrome 120 na sua página oficial de suporte. Embora a Google ainda não tenha especificado uma data exata para o término do suporte ao Chrome em dispositivos com Android Nougat, é provável que tal aconteça já dentro de um mês, mais precisamente a partir de 6 de dezembro. Isto porque é quando a versão Chrome 120 começa a ser oficialmente distribuída.
COMO SABER A VERSÃO DO ANDROID?
- Vai até às “Definições” do smartphone;
- Clica onde diz “Sobre o telefone/dispositivo” e depois “Versão do Android”;
Vais ser um dos afetados por esta situação?