©Google, via MHD

Google Chrome recebe funcionalidade que promete ajudar milhões de utilizadores

Uma das funcionalidade mais pedidas pelos utilizadores vai chegar em breve ao Google Chrome e será certamente um alívio para muitos!

O Chrome está prestes a receber uma nova funcionalidade que, embora seja valiosa para pessoas com necessidades de acessibilidade, também pode ser interessante para outros utilizadores.

A Google pretende incorporar no seu navegador opção “Ler em voz alta” semelhante à oferecida no Microsoft Edge. Com esta funcionalidade, com um simples clique vai ser possível ativar a leitura em voz alta de um artigo ou de uma página inteira.

Lê Também:   A série de ação israelita da Netflix que tem 100% no Rotten Tomatoes

Isto é particularmente útil para pessoas com deficiências visuais ou dificuldades de leitura, mas também pode ser uma opção conveniente para quem prefere ouvir o conteúdo em vez de (ter de) ler. Atualmente, até já está disponível mas somente na versão de teste do navegador, conhecida como Chrome Canary.




AS DIFERENÇAS PARA O EDGE

©Google, via MHD

A funcionalidade permita ainda controlar a velocidade da leitura. Ainda assim, ao longo dos próximos dias, é provável que mais opções sejam adicionadas, especialmente se a Google quer concorrer seriamente com o Microsoft Edge.

Por exemplo, a opção de leitura em voz alta do Edge possibilita a escolha de entre várias vozes e a capacidade de ler diferentes tipos de documentos, como por exemplo PDFs.

Lê Também:   Está na hora de ir ao ginásio? Estas são 7 dicas essenciais para iniciantes

Além disso, a leitura em voz alta do Chrome terá uma componente visual, sendo que a frase que está a ser lida estará em destaque.

Tal beneficia não só pessoas com deficiências visuais, mas também aquelas com dificuldades de leitura devido a condições como TDAH ou dislexia. Para quem preferir não ter essa componente visual, haverá a opção de desativá-la.




TENS UM CHROMEBOOK? PODES USAR ESTAS FUNCIONALIDADES

google chrome
© Google Chrome, via MHD

A verdade é que, atualmente, a única funcionalidade de acessibilidade verdadeiramente digna de registo do Chrome é a legendagem em tempo real para conteúdo multimédia em reprodução.

Em contrapartida, os Chromebooks, portáteis da Google, oferecem um alargado leque de opções de acessibilidade. Isto inclui descrição de imagens com Inteligência Artificial, clique automático, suporte para Braille, zoom no navegador, ditado, conversão de texto em fala, entre outras. Porém, o navegador Chrome da Google tem ficado para trás nesse aspecto.

Lê Também:   Está a chegar ao WhatsApp a maior mudança de sempre

Embora não haja uma data de lançamento definida para o lançamento desta funcionalidade, há sinais prometedores de que está para breve.

O que achas desta introdução? Vais dar-lhe uso?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *